O Porto de Paranaguá foi escolhido pela GM-Chevrolet para o embarque de veículos produzidos na unidade da montadora no Rio Grande do Sul. Só em 2022, foram 2.372 veículos da marca exportados pelo porto. E somente em janeiro de 2023 já foram confirmadas 1.350 unidades.
De acordo com a Marcon, principal operadora portuária dos veículos no Paraná, o porto de Paranaguá tem conseguido atrair o mercado a partir de condições diferenciadas na operação dos navios Ro-Ro, de cargas rolantes.
Siga as últimas notícias de negócios no estado pelo Linkedin da Paraná S.A.
Dos 82.065 carros que passaram pelo Porto de Paranaguá em 2022, 57.359 foram sentido exportação. O embarque representa quase 70% do total movimentado pelo segmento. Os outros 30% são de desembarque: 24.706 automóveis.
Na exportação, os principais movimentos são da Renault e, desde o ano passado, da GM. Na importação, as principais montadoras que desembarcam pelo Paraná são Audi e Volkswagen.
No ano passado, da Renault, foram exportados 49.382 veículos e importados outros 587. Da Audi, foram 4.595 carros importados. Da Volkswagen, 19.524 importados e 5.876 exportados. Da GM, 2.372 exportados.
Os principais destinos dos carros exportados pelo Porto de Paranaguá foram México, Colômbia e Uruguai. As principais origens dos importados são Argentina, Hungria, México e Alemanha.
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast
Deixe sua opinião