A paranaense Helte, uma das principais distribuidoras de kits fotovoltaicos do país, cresceu 30% no primeiro semestre de 2024 e acaba de anunciar a entrada no mercado de assinatura de energia solar, por meio de uma parceria com a cooperativa white label OpenGD. A previsão é atender
O fornecimento de energia solar por assinatura foi regulamentado em 2015 pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e, desde então, a modalidade vem contribuindo para o crescimento do uso da tecnologia fotovoltaica. Segundo dados da Absolar - Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica, a geração compartilhada já atende cerca de 304 mil unidades consumidoras por meio dos mais de 7,7 mil sistemas instalados, gerando 218,6 MW de potência.
Siga as últimas notícias de negócios no estado pelo Linkedin da Paraná S.A.
“É um mercado com muito potencial, pois leva a sustentabilidade de forma prática e eficiente para os consumidores – eles assinam o serviço e recebem créditos de energia em suas contas, o que pode resultar em uma economia de até 20%. Além disso, é mais uma opção fornecida aos nossos integradores para que eles explorem as possibilidades mais viáveis de comercialização”, explica Junior Helte, CEO do Grupo HLT – Helte, Inimex e Ângulo.
A parceria pretende atingir, até o final do ano, cerca de 5 mil clientes. “Nós atuamos fazendo a ponte entre usinas, concessionárias e consumidores. Com essa parceria, buscamos fortalecer a confiança dos integradores na comercialização de usinas solares de investimento, garantindo sua locação e o comissionamento por indicação”, comenta Yan Dalmina, presidente da OpenGD.
A Helte é considerada uma das maiores distribuidoras de kits geradores fotovoltaicos do país e, assim como as outras marcas do Grupo HLT, traz uma bagagem sólida no segmento solar. Agora, essa expertise também será oferecida por meio da geração compartilhada. “Neste ano, a energia solar está com o menor preço histórico e o payback (retorno do investimento) é muito atrativo. Oferecer essa nova opção de migração para a energia solar é uma oportunidade de democratizar o acesso a uma fonte de energia limpa, sustentável e economicamente vantajosa para o consumidor, ampliando as possibilidades de economia e contribuindo para um futuro mais verde", revela Helte.
E a geração compartilhada de energia não apresenta vantagens apenas para os consumidores. No modelo de energia por assinatura da Helte, integradores e usinas também devem ser beneficiados. Além do incentivo e da prioridade para comercialização de usinas solares de investimento com equipamentos Helte, os integradores ganham bônus de remuneração por KW/h, participam de um Programa de Comissionamento por indicação de consumidores e ainda podem usufruir de todo suporte técnico, comercial e jurídico da empresa.
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast
Deixe sua opinião