Somente quem usa a internet para vender seus produtos entende o quão trabalhoso pode ser gerenciar diversas plataformas de venda. Foi tentando otimizar esse tempo que o administrador Alessandro Silveira fundou a Ideris, uma plataforma ambiciosa que promete, em uma única tela, unificar todos os pedidos recebidos em diferentes marketplaces, além de fazer a gestão de estoque, emissão de notas e todos os processos administrativos envolvidos na venda.
“Comércio online exige estratégia. Isso porque diante de um problema, como entregas, defeitos ou trocas, um bom vendedor, no balcão, consegue contornar o obstáculo com sua habilidade. Online você só tem uma chance”, explica Silveira.
“Não há como escalar seu negócio digitalmente sem organização. Mas como ter esse nível de controle sobre os negócios, sem usar a tecnologia?”, provoca, lembrando do que o motivou a iniciar o negócio.
Por isso há pouco mais de dois anos ele largou a longa carreira em comércio exterior-- que chegou a incluir o transporte de carga internacional para ajuda humanitária da Organização das Nações Unidas (ONU)--, para se dedicar ao desenvolvimento da plataforma de gestão. A aposta parece ter sido acertada. Nesse período, a solução conquistou mais de 1,2 mil empresas clientes, entre elas frutíferas parcerias com gigantes da internet, como o Mercado Livre e Wish.
Aquisições
Sediada em Curitiba, a sede da Ideris hoje conta com 50 funcionários, mas há a expectativa que dentro dos próximos meses, dobre de tamanho. Isso porque recentemente a startup adquiriu a embrionária OAK Web, uma empresa desenvolvedora de tecnologia aplicada a ERP (softwares integrados de gestão empresarial), em uma negociação de cerca de R$ 5 milhões.
“Apesar da aquisição e de nosso crescimento, avalio que esse é um momento da empresa que estamos voltando a nossa base. É hora de entender o que continua incomodando no e-commerce. Traduzir isso e usar inteligência artificial para prever futuras compras, gerenciar estoques e criar um ciclo para o varejo”, exemplifica Silveira.
Trabalhando por volumetria, a mensalidade da plataforma Ideris começa a partir de R$ 299, para lojistas que processam até 500 pedidos, em 30 dias. “Nos consideramos como uma verdadeira Torre de Babel. Queremos traduzir todos os mecanismos de diferentes espaços de venda para uma única e simples linguagem”, resume o fundador.
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