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A imobiliária Canny lançou, nos últimos dias, uma campanha na qual reforça sua vocação e o nicho do mercado imobiliário no qual é especializada: a venda de imóveis nos litorais do Paraná e de Santa Catarina para compradores em Curitiba. Esses compradores representam uma fatia importante deste mercado: dados do mercado mostram que um a cada dois imóveis negociado no litoral catarinense é direcionado a compradores paranaenses, em sua maioria curitibanos.
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Como explicou à Gazeta do Povo Carlos Eduardo Canto, corretor e sócio fundador da Canny Imóveis, a ideia de trazer a praia para Curitiba – expressa no slogan da empresa – surgiu a partir de uma percepção obtida nos mais de 45 anos de experiência profissional. Segundo ele, por muito tempo não houve um atendimento direcionado para esta demanda.
“Eu frequento muito o litoral do Paraná e de Santa Catarina, e sempre via a necessidade das incorporadoras e construtoras venderem seus imóveis em Curitiba. Essas imobiliárias, principalmente as de Santa Catarina, nunca tiveram esse interesse de abrir uma filial aqui na capital. As imobiliárias aqui de Curitiba, por sua vez, também nunca tiveram uma vocação de se voltar para esses imóveis no litoral do estado vizinho. Então, nesses últimos anos, fizemos muitas idas e vindas, conhecemos muitas construtoras e incorporadoras, e surgiu a oportunidade de atender a essa demanda. Os compradores estão aqui, e por isso nós temos que dar essa atenção por aqui”, explicou.
Entre os diferenciais oferecidos pela empresa, destacou Canto, está o trabalho dos consultores especializados, que buscam entender quais as expectativas e necessidades dos clientes para então ofertarem as melhores opções. Segundo ele, “quando alguém quer falar sobre dinheiro, busca um especialista, seja na gerência do banco seja com algum consultor de investimentos. Comprar um imóvel é algo muito sério, e nós queremos facilitar esse processo”.
O corretor disse à reportagem ter percebido uma mudança de perfil quanto à compra de uma casa ou apartamento na praia. Se há pouco tempo essa normalmente era vista como uma opção de segundo imóvel, voltado apenas para veraneio e temporada, hoje é comum que famílias estejam se mudando definitivamente de Curitiba para o litoral. A tendência, disse Canto, se reforçou com a pandemia.
“Hoje você tem muitas opções na praia com acesso à infraestrutura de telecomunicações, acesso a saúde e boas opções de educação para os filhos no litoral. Quando se reúne tudo isso, não faz mais sentido morar em Curitiba. Eu conheço pessoas que depois da pandemia e do home office, trocaram a casa na capital por outra no litoral de Santa Catarina, com muito mais qualidade de vida”, comentou.
Apesar de contar com muitas opções em empreendimentos construídos no litoral catarinense, a Canny Imóveis, de acordo com Canto, quer voltar seu foco para as praias do Paraná, “onde estarão os próximos bons negócios para quem quer morar no Litoral com muita qualidade de vida”. A boa expectativa por parte do corretor se deposita em duas grandes obras de infraestrutura esperadas pela região: a ponte entre Caiobá e Guaratuba, e a consequente aposentadoria da travessia pelo ferry-boat como a principal ligação entre os dois pontos, e a engorda da orla de Matinhos.
“Esperamos com bastante entusiasmo que estes se concretizem da melhor forma possível. São intervenções de infraestrutura que têm potencial para mudar a cara do nosso Litoral. Eu digo que quem pode investir nas nossas praias, que são belíssimas, que o façam agora, porque certamente dentro de dois anos os valores tenderão a estar pelo menos o dobro”, comentou.