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Da sugestão de dois colaboradores da linha de produção da Mondelez em Curitiba nasceu o Lacta Morango, um dos chocolates da Caixa de Variedades Lacta, uma das mais vendidas no Brasil.
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O hoje líder de equipe de produção Valmir Cardoso, 53 anos, e o engenheiro de processos Jader Tonet, 29 anos, decidiram de última hora participar em fevereiro de 2020 da Feira de Inovação na fábrica da Cidade Industrial de Curitiba (CIC), a maior unidade global da multinacional americana.
Da experiência de Valmir, que em 2022 completou 31 anos de empresa, e do conhecimento técnico de Jader, à época ainda estagiário na Mondelez, nasceu o chocolate Lacta Morango, lançado em outubro de 2020. O sabor criado pela dupla compõe a Caixa de Variedades junto com clássicos como Sonho de Valsa, Ouro Branco, Bis e Diamante Negro.
"Eu e o Valmir trabalhávamos no mesmo setor e vimos que tínhamos muitas ideias de produtos que poderiam ser feitos. Conversando, notamos que faltava cor na Caixa de Variedades, algo que chamasse a atenção de quem compra. Chegamos à conclusão de que faltava um chocolate de morango, o que se confirmou quando falávamos com o pessoal das nossas famílias e amigos", explica Jader.
"A Caixa de Variedade remete muito à família, envolve crianças. Por isso pensamos em algo que chamasse a atenção tanto na cor quanto no sabor", complementa Valmir.
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Processo de criação
A Feira de Inovação teve 60 produtos sugeridos pelos colaboradores da fábrica de Curitiba, responsável por 70% da produção da Mondelez para o mercado brasileiro e que exporta para outros dez países da América Latina.
Na primeira etapa do concurso, o chocolate de morango proposto por Valmir e Jader ficou entre as cinco finalistas. Na sequência, o chocolate sabor morando venceu a disputa, ficando à frente do Lacta Coco proposto por outros colaboradores, que também foi lançado pela Mondelez em julho de 2021.
Para participar da feira, os novos produtos deveriam ter zero custo de implementação, zero impacto de performance na linha, utilizar tecnologias já existentes na fábrica e estar de acordo com as necessidades do consumidor detectadas pelo Marketing da Mondelez. Confirmada essa etapa, os colaboradores tinham que convencer as equipes de Marketing e de Pesquisa & Desenvolvimento da viabilidade do produto.
"No dia que apresentamos o chocolate para a banca foi como uma prova do Master Chef. Eles deram feedback para gente. Observaram, por exemplo, que a concorrência tinha um produto como esse e a gente não", relembra Valmir.
Com aprovação unânime da banca examinadora, o Lacta Morango, que também tem caramelo e biscoito no recheio, levou oito meses para ser desenvolvido. Nesse período, tanto Valmir quanto Jader foram constantemente consultados sobre os resultados nos testes.
"Nos envolvemos em todos os processos. As equipes sempre perguntavam nossa opinião, se o produto estava ficando como imaginávamos. Foi um verdadeiro aprendizado de como nasce um produto. Serviu também para a aproximar a gente do que pensa o consumidor, porque no dia a dia ficamos muito focados na produção", afirma Jader, que mesmo ainda estagiário chegou a ser procurado na época por engenheiros seniores que queriam saber mais da criação do Lacta Morango.
Orgulho
"Na faculdade eu nem imaginava que iria trabalhar em uma fábrica de chocolate, muito menos que participaria da criação de um", diz o engenheiro químico de formação. Na sequência da participação da Feira de Inovação, Jader foi efetivado no cargo e soma cinco anos agora de Mondelez.
Valmir, que está na empresa desde 1991, afirma que ele e Jader acabaram virando referência para os colegas de trabalho de que sempre podem sugerir melhorias nos processos.
"A Feira de Inovação foi uma oportunidade. A gente sabia que a linha de produção podia fazer um novo produto em larga escala. Isso acabou abrindo um leque: escolheram o nosso chocolate de morango primeiro, depois o chocolate de coco que ficou em segundo lugar no concurso. Agora podem vir outros sabores", afirma Valmir, que sente uma sensação especial quando leva uma Caixa de Variedades para casa. "Meu filho mais novo, de 8 anos, abre a caixa e o primeiro chocolate que ele pega é o Lacta Morango. Ele diz que é dele porque foi o pai que fez", orgulha-se.
Para a diretora da planta de Curitiba, Mariane Lockmann, a autonomia dos colaboradores impulsiona a inovação na Mondelez. A gestora enfatiza que a empresa tem diversas iniciativas de engajamento, sendo a Feria de Inovação uma delas. "É um orgulho ver nossos operadores se desenvolvendo, contribuindo com novas ideias para atender as necessidades do negócio, trabalhando em equipe para encontrar novas soluções. Os resultados são sempre muito positivos e pretendemos continuar investindo em programas como esse", aponta Mariane.