• Carregando...
Suinocultura em alta levou Castrolanda a ampliar produção de ração animal
| Foto: Jonathan Campos/Arquivo/Gazeta do Povo

O ano de 2020 foi o melhor da história para a produção de carnes e proteínas de origem animal no Paraná, de acordo com a Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab) e a Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep).

Somente na suinocultura, o estado deve consolidar a produção em 920 mil toneladas, um número bem acima das 632 mil de 2019. Os números são projeções porque o IBGE ainda não consolidou os dados do quarto trimestre. Na cadeia do frango, o estado produziu de janeiro a setembro 3,3 milhões de toneladas, superando o ano todo de 2019, quando a produção foi de 3,2 milhões de toneladas.  O mesmo movimento ocorreu em várias outras produções.

A alta está ligada ao forte consumo interno (resultado direto de medidas como o auxílio emergencial) e grande demanda externa (cujos motivos principais foram o dólar alto e doenças em rebanhos de outros países).

Com os números de 2020, a Seab aponta que o estado continua liderando a produção de frango no país, é o segundo estado em produção de leite, ovos e suínos e está em os dez melhores do país na produção de carne bovina.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]