O projeto logístico intermodal KBT completou três anos com uma série de novos recordes de produtividade do projeto do corredor de exportação de papel e celulose entre Ortigueira e Paranaguá, no estado do Paraná. Inaugurado em setembro de 2021, o KBT conecta o terminal de contêineres ao lado da Unidade Ortigueira – fábrica da Klabin com capacidade produtiva de 2,5 milhões de toneladas de papel e celulose por ano – até o Terminal de Contêineres de Paranaguá por meio de ferrovia operada pela Brado Logística.
Em 2024, o KBT chega ao seu terceiro ano com a melhor produtividade da sua história: no primeiro semestre, 43.245 contêineres foram movimentados, número 201% superior aos 14.362 registrados no mesmo período de 2022.
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Já os embarques realizados pelo KBT também registraram um aumento de 67% para o primeiro semestre, passando de 17.988 TEUs (medida equivalente a um contêiner de 20 pés), em 2022, para 30.078 TEUs, em 2024.
Fabio Henrique Mattos, gerente de operações logísticas da TCP, destaca que “os recordes consecutivos de produtividade registrados nas operações do terminal de contêineres em Ortigueira e no Terminal de Contêineres de Paranaguá, ambos administrados pela TCP, demonstram o ganho de eficiência e a maturação do Projeto, que resultam em um aumento constante na sua participação dentro das operações ferroviárias do Terminal”.
Outro dado que reforça o avanço do projeto está no crescimento do número de encostes, processo de carga e descarga dos trens: foram 140 no primeiro semestre de 2024, enquanto em 2022 haviam sido registrados 100. Atualmente, a TCP é o único terminal portuário do sul do Brasil a possuir conexão direta da ferrovia à área alfandegada dentro de seu pátio de operações.
De acordo com Giovanni Guidolim, gerente comercial, de logística e de atendimento da TCP, “o aumento nos indicadores do KBT reforça o sucesso do projeto, uma conquista obtida de forma conjunta graças ao alinhamento das três empresas em seguir investindo continuamente e sempre com foco nos resultados no longo prazo. Por isso, hoje, o Projeto KBT tornou-se referência na logística nacional no conceito Tailor made (feito sob medida) e em diversificação de modal para maior capacidade de transporte para um único cliente”.
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