Ouça este conteúdo
A Volvo começará a fazer em setembro a primeira demonstração de seu chassi de ônibus urbano 100% elétrico em uma operação real no Brasil. O BZL Elétrico vai rodar nas linhas Inter 2 e Interbairros II, que interligam de forma circular dezenas de bairros de Curitiba - 135 mil passageiros passam diariamente por essas rotas.
A demonstração em Curitiba faz parte do atendimento dos requisitos do edital publicado pela URBS para a aquisição de veículos elétricos para a cidade a partir de 2024. Durante a demonstração em Curitiba, as autoridades municipais da URBS farão importantes avaliações sobre pontos-chave como consumo de energia, autonomia, nível de ruído e o desempenho do veículo na topografia da cidade.
Siga as últimas notícias de negócios no estado pelo Linkedin da Paraná S.A.
O Volvo BZL Elétrico é um chassi 4x2 destinado a operações urbanas e metropolitanas. É equipado com baterias de íon lítio de 94kWh, sendo que o veículo da demonstração de Curitiba conta com quatro baterias. É movido por um motor elétrico de 200kW e torque de 425Nm, instalado na parte traseira. Todos os componentes do chassi e do trem-de-força foram desenvolvidos pela marca.
O veículo é equipado com sistema de ar-condicionado, tem 12,6 metros de comprimento e carrega até 80 passageiros. Com autonomia para até 300 km, irá operar durante todo o dia e recarregar as baterias na garagem do operador à noite. Durante a demonstração, o ônibus circulará na frota da Viação Sorriso, uma das operadoras do sistema da cidade.
“A performance dos ônibus elétricos Volvo tem sido muito positiva na Europa e em diversos países de outros continentes. Agora vamos mostrar que esse bom desempenho se repetirá nas condições severas que temos na América Latina”, afirma o diretor de eletromobilidade em ônibus da Volvo, Alexandre Selski,.
“Curitiba é onde fica nossa fábrica e nossa sede no continente. Temos uma longa parceria com a cidade no desenvolvimento de ônibus para o sistema de transporte de passageiros, que virou referência no mundo em BRT (Bus Rapid Transit), com os articulados e biarticulados Volvo. Tenho certeza de que com os ônibus elétricos seguiremos esse mesmo caminho bem-sucedido”, declarou o presidente da Volvo Buses na América Latina, André Marques.