O Briguet Sem Medo desta quinta (14), excepcionalmente, traz uma reflexão sobre o episódio das explosões na Praça dos Três Poderes. Para ele a esquerda não perdoa jamais porque nunca aprende com os próprios erros. Briguet também relembra os atentados a nomes fortes da direita, como Jair Bolsonaro e Donald Trump e como são tratados como casos isolados, ao passo que quando isso ocorre com algum nome ligado à esquerda, o caos se instala.
Fortalecendo a narrativa
Imagens de uma câmera do circuito de segurança do Supremo Tribunal Federal (STF) mostram a ação de Francisco Wanderley Luiz, de 59 anos, que detonou explosivos na Praça dos Três Poderes, nesta quarta-feira (13), por volta das 19h30.
O vídeo apresenta o momento em que Francisco lança fogos de artifício em direção ao edifício do Supremo. Depois, acende um explosivo, deita ao chão e o artefato explode. O homem morre na hora.
Francisco foi candidato a vereador em 2020 pelo PL em Santa Catarina. Ele disputou a eleição com o nome de urna Tiu França, em Rio do Sul (SC), mas não foi eleito. Na época, o ex-presidente Jair Bolsonaro era filiado ao PSL, algo que Briguet também destaca.
Tensão política deve intensificar reação do STF
As explosões geraram impacto imediato no cenário político nacional, ainda profundamente polarizado. O primeiro reflexo dos fatos foi o início de uma agitada guerra de narrativas.
Parlamentares e apoiadores da esquerda descrevem o incidente como ato terrorista e consequência de incitações contra as instituições democráticas, enquanto representantes da direita apontam ausência de vínculos entre seus membros e o autor das explosões, tratando-o como um “lobo solitário”.
No âmbito do STF, o episódio deve fortalecer seu endurecimento contra críticos, revelado nas condenações de réus do 8 de janeiro. A movimentação também deve afetar o andamento de propostas legislativas de anistia aos condenados e ampliar a repercussão mundial das tensões entre os poderes.
Assista ao Briguet Sem Medo às quintas e domingos
Uma análise sem amarras sobre os fatos da política e do cotidiano em formato de crônica, com o jornalista Paulo Briguet. Todas as quintas, às 8h, e domingos, às 20h, no site da Gazeta do Povo, nos aplicativos de Android e Iphone e no canal do YouTube.