O Briguet Sem Medo desta quinta-feira (21) traz uma reflexão sobre o caso dos presos políticos condenados a penas, de acordo com ele, desproporcionais aos atos de que são acusados. Ele também fala dos exilados do 8 de janeiro, que agora estão sendo perseguidos no território argentino por juízes e governadores alinhados com o regime PT-STF
Pais de família, trabalhadores, pessoas comuns estão fugindo da polícia em um país estrangeiro, perseguidos por seus inimigos políticos. Seus crimes? Segundo Briguet eles se revoltaram contra o golpe revolucionário que levou um arquicondenado ao poder.
Esses brasileiros não estão apenas presos ou exilados, afirma Briguet, — eles foram sequestrados pela ditadura brasileira. Nos anos 60 e 70, a esquerda assaltava bancos e sequestrava embaixadores. Agora, ela assalta o país e sequestra cidadãos comuns.
Comissão debate situação dos presos do 8/1
A Comissão de Segurança Pública do Senado realizou na terça-feira (19) um debate sobre a situação dos presos nos atos do dia 8 de janeiro de 2023. O debate foi solicitado pelo senador Eduardo Girão (Novo-CE) e contou com a presença dos advogados Carolina Siebra, Gabriela Ritter e Ezequiel Silveira.
Representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), do Sistema Penitenciário da Papuda e da Defensoria Pública foram convidados, mas não compareceram sob a justificativa de outras agendas.
“A OAB se manteve silente nesse caso dos presos políticos do Brasil, em que os advogados tiveram seus direitos vilipendiados, negados, sem acesso aos autos, esse tipo de postura é uma vergonha para a história do Brasil”, disse Girão ao presidir a sessão.
Manifestantes protestam no Rio
Manifestantes ocuparam a praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, no último final de semana, para protestar contra as condenações decididas pelo Supremo Tribunal Federal (STF) aos envolvidos nos atos de 8 de janeiro de 2023.
Eles fixaram cartazes na praia com fotos dos condenados e as respectivas penas em frente ao hotel Copacabana Palace. Entre os citados estão o tenente-coronel Mauro Cid, que fez um acordo de delação premiada com a Justiça, o ex-deputado federal Daniel Silveira, os jornalistas Rodrigo Constantino e Paulo Figueiredo (apontados como exilados nos Estados Unidos), entre outros.
O protesto ocorre em meio à realização da cúpula do G20 que reúne, na segunda (18) e terça (19), líderes das 19 maiores economias do mundo e representantes da União Europeia e da União Africana. A escolha do momento coincide com a atenção internacional voltada para a cidade.
Assista ao Briguet Sem Medo às quintas e domingos
Uma análise sem amarras sobre os fatos da política e do cotidiano em formato de crônica, com o jornalista Paulo Briguet. Todas as quintas, às 8h, e domingos, às 20h, no site da Gazeta do Povo, nos aplicativos de Android e Iphone e no canal do YouTube.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e apoiadores reagem a relatório da PF que indiciou 37. Assista ao Entrelinhas
Deputados da base governista pressionam Lira a arquivar anistia após indiciamento de Bolsonaro
Otan diz que uso de míssil experimental russo não vai dissuadir apoio à Ucrânia
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS
Deixe sua opinião