No episódio de Briguet Sem Medo desta quinta (16), o comentarista Paulo Briguet analisa os milagres em meio aos terríveis incêndios na Califórnia. Incêndios florestais impressionantes que destruíram várias regiões, o que mantém parte de Los Angeles em estado de emergência, com 30.000 pessoas evacuadas e 30 mortes confirmadas, além de milhares de bombeiros mobilizados diante da ameaça de as chamas atingirem áreas residenciais.
Briguet critica as respostas políticas contra os governantes democratas à tragédia, destacando falhas na prevenção e na resposta aos incêndios. Em paralelo, ele reflete sobre milagres na Califórnia e acontecimentos inexplicáveis, compartilhando histórias de pessoas cujas casas foram preservadas no meio dos incêndios, como exemplo de fé e esperança.
Milagres na Califórnia e também ao redor do mundo
Em meio ao cenário caótico, o cronista aborda eventos que não tem uma grande explicação lógica, mas que chamam a atenção. Ele compartilha relatos de pessoas que testemunharam acontecimentos milagrosos durante os incêndios na Califórnia, como o caso de José Oliveira, que não teve sua casa atingida pelo fogo e conseguiu ajudar a salvar três casas dos vizinhos. Outro exemplo é de uma família que encontrou sua casa completamente destruída, menos a imagem de Nossa Senhora de Guadalupe, que permaneceu intacta
Briguet também relembra um acontecimento inexplicável que ocorreu em agosto de 1945, no Japão, quando foram lançadas duas bombas atômicas em Nagasaki, que, na época e até hoje, é a cidade mais católica do Japão. Nessa região, havia o mosteiro Seibo Nokichi, fundado por São Maximiliano Kolbe, que não foi atingido pelo ataque. Isso aconteceu porque a montanha Nagasaki, que o cercava, protegeu o local. Seria apenas coincidência? Após a tragédia, os monges sobreviventes socorreram as vítimas e prestaram atendimento médico e espiritual. Esse fato é considerado por muitos como um milagre.
Assista ao Briguet Sem Medo todas as terças, quintas e sábados
Uma análise sem amarras sobre os fatos da política e do cotidiano em formato de crônica, com o jornalista Paulo Briguet. Todas as terças, quintas e sábados, às 20h, no site da Gazeta do Povo, nos aplicativos de Android e Iphone e no canal do YouTube.