O Briguet Sem Medo desta terça (4) começa com um apelo ao público, pedindo orações pela saúde do Papa Francisco, que se encontra internado em Roma enfrentando sérios problemas de saúde.
O assunto do vídeo, contudo, é um tema delicado: a perseguição anticristã. Afinal, os exemplos recentes de vilipêndio religioso são muitos. Basta ver o caso da decapitação de 70 cristãos na República Democrática do Congo. Mas nem sempre a perseguição é violenta. Às vezes ela começa de uma forma sutil, manifestando-se inicialmente na cultura, política e justiça, por meio da ridicularização e do respeito limitado à fé.
Londrina
Nesse sentido, vale destacar o caso de Londrina. Lá, uma vereadora apresentou um projeto de lei para proibir o vilipêndio de símbolos e dogmas cristãos. O projeto pretendia proteger a fé cristã diante de ataques e ofensivas culturais. Ele foi aprovado em primeira votação. Na segunda, porém, uma emenda proposta por uma vereadora do Partido dos Trabalhadores (PT) buscou reinterpretar e restringir o escopo do texto.
Essa emenda alterou o projeto original, criando um espaço para a interpretação subjetiva que poderia ser usada contra a liberdade de expressão cristã. Isso pode ter consequências nocivas e abrir precedentes para que a militância utilize a lei para perseguir qualquer manifestação de fé cristã.
Os cidadãos precisam estar atentos aos sinais de perseguição religiosa em suas comunidades - e agir. Antes que seja tarde demais.
Assista ao Briguet Sem Medo às terças, quintas e sábados
Uma análise sem amarras sobre os fatos da política e do cotidiano em formato de crônica, com o jornalista Paulo Briguet. Todas as terças, quintas e sábados, às 20h, no site da Gazeta do Povo, nos aplicativos de Android e Iphone e no canal do YouTube.
Canal Briguet Sem Medo
Acesse a comunidade no Telegram e receba conteúdos exclusivos pelo link https://t.me/briguetsemmedo




