i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?

Paulo Cruz

Foto de perfil de Paulo Cruz
Ver perfil

A liberdade é um direito radical. Coluna semanal

Violência

Paulo Cruz comenta o assassinato de Alberto Freitas. Ouça

  • PorGazeta do Povo
  • 20/11/2020 20:36
Paulo Cruz comenta o assassinato de Alberto Freitas. Ouça
| Foto:

O colunista Paulo Cruz, professor de Filosofia e umas das principais vozes sobre racismo no Brasil, comentou, em áudio, o assassinato de João Alberto Silveira Freitas por seguranças de uma loja do supermercado em Porto Alegre. Ouça:

Leia a transcrição da fala de Paulo Cruz:

Estou totalmente chocado, espantado, com esse caso de assassinato por espancamento de João Alberto Silveira Freitas, mais conhecido como Beto pelos amigos. Ele foi brutalmente espancado e assassinado numa loja do supermercado Carrefour, em Porto Alegre.

Me causa um choque, um espanto muito grande de ver a violência perpetrada por aqueles dois homens que espancam um outro homem dentro de uma loja, diante de câmeras. Nós sabemos que hoje tudo é filmado, registrado. O fato de pessoas se comportarem dessa maneira diante de filmagem é algo inominável, de uma violência e desprezo pela vida do próximo.

Então fica aqui o meu repúdio. Que esses dois homens sejam julgados e condenados com todo rigor da lei.

Nós vivemos uma época de muito radicalismo. De um lado, as pessoas tentam absolutizar o problema como uma questão racial: ele foi morto por ser negro. De outro, pessoas da mais alta instância da nossa vida social e política, como o próprio vice-presidente, Hamilton Mourão, dizem que não há racismo no Brasil.

Os dois lados inflamados do debate acabam tornando a compreensão dessa realidade brutal da vida brasileira muito mais complexa. Eu tenho dito que esse assassinato pode ter, sim, motivações raciais. Os homens podem ter agido com a intenção de assassinar aquele outro homem porque ele era negro? É óbvio que sim. É óbvio que a maneira que eles espancam aquele homem até a morte pode ter sido causada por um desprezo justamente por ele ser negro.

No entanto, isso é uma inferência baseada no histórico que nós temos no nosso país. Eu não quero diminuir o problema, mas quero refletir a respeito desse tipo de absolutização de um lado, como se fosse um caso flagrante de racismo, quando ele não está configurado como um ato racista que possa ser colocado diante da lei. E também, claro, não quero dizer que o racismo não existe – o que é um outro absurdo completo.

Convido você, leitor, a ler minhas colunas. Tenho tentado equilibrar essa discussão e trazer racionalidade para ela que, claro, envolve nossos sentimentos. Eu, como homem negro, sinto muito quando vejo esse tipo de coisa, mas tento, por ser professor de Filosofia, pensar um pouco no assunto antes de me manifestar.

Esse é um caso grave, muito complexo, e que deve ser tratado com o rigor da lei. Mas antes de sentenciarmos as pessoas nas redes sociais, nos jornais, como racistas porque cumpriram um crime de assassinato, temos que procurar casos concretos e não só narrativa que inflama tanto a nossa sociedade. Eu penso, modestamente, que isso não nos levará a bons termos. Então que isso seja investigado, que o caso seja solucionado, que os criminosos sejam punidos e que, se de fato for um caso mesmo de motivações raciais, que isso venha a público para que nosso repúdio seja absoluto e completo.

47 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 47 ]

Máximo 700 caracteres [0]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.

  • P

    Paulo Pessoa

    24/11/2020 2:18:13

    Obrigado por transmitir a sensatez que o momento pede, meu xará. Deus te ilumine.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    FRANCIELY

    22/11/2020 0:04:32

    Inominável é o aborto: matar uma criança que não tem chance de se defender! Assassinato é crime e deve ser punido. O racismo deve ser combatido, com atitudes justas e moderadas. Excessos e violência só aumentam as diferenças sociais e dificultam o diálogo.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Marco Soto

    21/11/2020 17:40:59

    Paulo Cruz, como sempre, com comentário lúcido, sem deixar-se levar pelos extremismos de ambos os lados.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • N

    NEIDE Palmeiro

    21/11/2020 16:34:27

    Prezado, voce ainda espera por mais provas que a sociedade brasileira é racista? Você quer o quê? As últimas estatísticas sobre violência urbana e morte violenta são de negros e pardos predominantemente. Desculpe-me mas, se não fossem os movimento de esquerda a denunciar o genocidio, nos estaríamos sim vivendo no país das maravilhas! Aplausos pra você que tão bem encarna o papel do bobo da corte.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    2 Respostas
    • M

      Marcio Jappe

      23/11/2020 13:45:06

      Prezada, ao que parece, o colunista deixa claro que há racismo no Brasil ("afirmar que não existe racismo no Brasil é um absurdo completo"), que o crime aconteceu e deve ser punido, que pode ser que tenha havido motivação racial e que antes de sair julgando via redes sociais, os fatos devem ser apurados. Ou seja, aparentemente fizestes uma leitura imputando a ele algo que que ele definitivamente não afirmou.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • T

      theXder

      22/11/2020 2:00:53

      Não entendeu o que disse o colunista

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Miguel Bersano

    21/11/2020 16:00:01

    Perfeito o seu texto Paulo. Que a verdade venha à tona e a justiça seja feita de forma exemplar!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Miguel Bersano

    21/11/2020 16:00:01

    Perfeito o seu texto Paulo. Que a verdade venha à tona e a justiça seja feita de forma exemplar!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • G

    Giba12

    21/11/2020 15:46:21

    O ladrãozinho e espancador contumaz, injuriador racial ,isto mesmo, tinha ficha corrida e diversas passagens, mas o que vale a cor da pele. Se branco fosse, não dava nada, como deve ser, só a lei, mas nada desse mimimi. Gosto muito dos artigos do Paulo Cruz,mas precipitou se neste.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • M

      Marcio Jappe

      23/11/2020 13:49:12

      Giba12, não entendo que ele tenha se precipitado no artigo, pois o que está afirmando é justamente que haja prudência na avaliação dos fatos acerca do crime que foi cometido (ao invés de sair julgando e sentenciando via redes sociais). Ou seja, ele deixa claro que o que aconteceu foi um crime, que há racismo no Brasil, e que pode haver relação entre as coisas, mas antes de afirmar tal coisa é necessária uma apuração dos fatos. ou eu entendi errado?

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    Eudo

    21/11/2020 15:36:00

    Entendo que não se trata de racismo e sim do fato que nossa justiça ser inoperante e tolerante. Diariamente temos mortes não importando a cor de quem está matando ou morrendo, sendo que a justiça deveria ser mais ágil e rígida na punição dos assassinos. Reforço que o Brasil é um país onde a miscigenação se fez muito presente, e devemos parar de querer ficar incitando o assunto de racismo como justificativa pela morte em assunto. Existem seres humanos bons e maus e existe uma justiça medíocre neste país.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • N

      NEIDE Palmeiro

      21/11/2020 16:37:30

      Falou muito, mas não disse nada! Camuflou o “cerne” da questão. Como tem gente hipocrita!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    Luiz Reginaldo Gabriel Guimarães

    21/11/2020 13:43:18

    Mesmo condenados, logo o caso cai no esquecimento e um juiz dará liberdade, ou meia liberdade, a esses assassinos. Meu bom senso diz que um assassinato merece pena máxima. Mas sabemos que não vai ser bem assim....em 5 anos estarão livres, procurando uma nova vaga de segurança. Se não conseguirem, entrarão para o crime organizado, onde serão considerados com um bom currículo.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    Luiz Reginaldo Gabriel Guimarães

    21/11/2020 13:43:18

    Mesmo condenados, logo o caso cai no esquecimento e um juiz dará liberdade, ou meia liberdade, a esses assassinos. Meu bom senso diz que um assassinato merece pena máxima. Mas sabemos que não vai ser bem assim....em 5 anos estarão livres, procurando uma nova vaga de segurança. Se não conseguirem, entrarão para o crime organizado, onde serão considerados com um bom currículo.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    joão José Augusto Mendes

    21/11/2020 13:40:19

    Absurdo, o assassinato de qualquer pessoa por quais razões forem, a menos é claro em legitima defesa da sua vida, mas seria muito interessante que antes de qualquer coisa tentar apurar a real razão dessa brutalidade, por pior que seja não justifica matar um pai de família. Então vai aqui a lembrança da escola de base em São Paulo que destruíram a vida de um casal sem a devida investigação dos fatos.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    chico

    21/11/2020 13:13:09

    Todas vidas tiradas de forma violenta importam e cabe aos autores as penas da lei.Já no mundo das narrativas políticas algumas importam mais que outras.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • K

    Klin

    21/11/2020 12:54:34

    Paulo, nada se justifica a tamanha violência que o levou, Quer seja por recismo ou outras coisas que ainda não foram esclarecidas. A minha pergunta é: Qual foi a vida pregressa da vitima? Alguém está tentando colocar panos quentes sobre isto? Não vejo ninguém tocar no assunto.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • K

    Klin

    21/11/2020 12:54:34

    Paulo, nada se justifica a tamanha violência que o levou, Quer seja por recismo ou outras coisas que ainda não foram esclarecidas. A minha pergunta é: Qual foi a vida pregressa da vitima? Alguém está tentando colocar panos quentes sobre isto? Não vejo ninguém tocar no assunto.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • N

      NEIDE Palmeiro

      21/11/2020 16:39:51

      Então é a justiça pelas próprias mãos?

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • V

    Vinicius

    21/11/2020 11:45:11

    Violência desnecessária, absurda e injustificável, certamente serão condenados. Famílias destruídas. Do outro lado, Independente de raça, cor, credo, sexo, opinião política, nacionalidade, os valentões de mercado, do trânsito, do lares, dos bares da vida continuarão existindo. Por este motivo passo longe de confusões.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Margarete Kolczycki Borges

    21/11/2020 11:35:07

    o fato é que a pena para crimes seja por qual motivo for, é branda, demorada cheia de atenuantes.Deveria ser severa para os contratantes desses serviços de "segurança"e os que praticam o crime.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • B

    Bingo Two

    21/11/2020 11:29:34

    Situações como esta reforçam a percepção que temos um presidente b u n d a o, que ignora a realidade é se recusa a aceitar os fatos. O preconceito sob a forma do exagero existe e com força. Ja não é a 1a vez que o Carrefour se envolve em escândalos. O povo que se ligue, porque com o governo que temos, os abusos latentes se tornaram frequentes. Já são em muitos lugares do país.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Marco Polo

    21/11/2020 11:26:13

    Exato, Paulo. Os atos de violência extrema, como esse, são praticados por marginais que não têm apreço à vida; provavelmente só a própria. A motivação específica, se racismo, inveja, ciúmes, ..., é o mero gatilho a ser utilizado como pretexto para que o psicopata extravase toda a sua maldade. Não podemos, em hipótese alguma, subjugar a origem das causas para darmos continuidade à sua manutenção e propagação somente por interessar à alguns. Erra quem se utiliza de alguns eventos para justificar uma situação. Isso é conhecido como a fálica da “Causa Falsa”; e é muito bem explorada por marginais para induzir o que lhes interessam nas cabeças dos mais frágeis! Parabéns por suas ponderações!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    Carlos M.

    21/11/2020 11:23:13

    As pessoas já saem levantando a bandeira e se esquecem do mais básico: nada, nada justifica o que ocorreu em Porto Alegre. Independente das passagens pela polícia, não há nenhum indício que a vítima estivesse colocando a vida de alguém em risco ali para ter sido tão brutalmente assassinado. Da mesma forma, nada justifica as pessoas que já concluíram o julgamento, com certezas absolutas acerca da motivação e dos responsáveis, mesmo sem as devidas investigações e processos legais. Muito menos justifica outros atos violentos. A sociedade não pode deixar um acontecimento bárbaro como esse ser o estopim que nos leve definitivamente à barbárie.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • G

      George

      21/11/2020 12:24:08

      Favor desconsiderar a denuncia. Engano meu. Não era para este comentario

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    Carlos M.

    21/11/2020 11:23:13

    As pessoas já saem levantando a bandeira e se esquecem do mais básico: nada, nada justifica o que ocorreu em Porto Alegre. Independente das passagens pela polícia, não há nenhum indício que a vítima estivesse colocando a vida de alguém em risco ali para ter sido tão brutalmente assassinado. Da mesma forma, nada justifica as pessoas que já concluíram o julgamento, com certezas absolutas acerca da motivação e dos responsáveis, mesmo sem as devidas investigações e processos legais. Muito menos justifica outros atos violentos. A sociedade não pode deixar um acontecimento bárbaro como esse ser o estopim que nos leve definitivamente à barbárie.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • V

    VBSB

    21/11/2020 10:57:15

    Porto Alegre com pessoas tão desorientadas que votam nessa comunista. Racismo? Cadê as notícias sobre o dono do posto morto por vigia aqui em Curitiba? Não dá manchetes porque era branco? E não tinha ficha suja?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • B

      Bingo Two

      21/11/2020 13:08:40

      Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    Ciro Santos

    21/11/2020 9:21:24

    Apesar de toda "evolução" tecnológica continuamos sendo seres primitivos. Cena chocante. Pareciam lobos atacando a presa.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    Ciro Santos

    21/11/2020 9:21:24

    Apesar de toda "evolução" tecnológica continuamos sendo seres primitivos. Cena chocante. Pareciam lobos atacando a presa.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    ABFeitoza

    21/11/2020 8:51:51

    Paulo está sendo sensato como sempre. Sem prejulgamento diante da atrocidade que deve ser investigada e punida.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    RPM

    21/11/2020 8:30:12

    O polícial que foi executado em São Paulo por três bandidos, com um tiro na cabeça, não teve a repercussão desse cara que morreu e que era um ficha suja.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • N

      NEIDE Palmeiro

      21/11/2020 16:43:40

      Sem comentários!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • S

    Saber é poder

    21/11/2020 3:43:29

    A grande e eterna questão é: muitas empresas, ONGs, sindicatos e partidos políticos irão lucrar e se beneficiar da miséria humana. É a mercantilização da morte e do horror. Isso aí vai dar muito pano para a manga - ainda mais com os jovens totalmente influenciáveis que temos, servindo de financiadores da droga e massa de manobra de esquerdistas oportunistas.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • S

    Saber é poder

    21/11/2020 3:40:18

    Aqui em Porto Alegre vejo violências desse tipo todos os dias. Isso é fruto da intolerância, da falta de capacidade de compreensão, de comunicação. A agressão tomou conta do dia a dia. Não existe "bom dia", "com licença", "obrigado". Num contexto de selvageria, estupidez e agressões, vence aquele que mata primeiro. É isso o que vejo todos os dias em Porto Alegre.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • N

      NEIDE Palmeiro

      21/11/2020 16:44:49

      Sinto muito mesmo!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • G

    Galvão

    21/11/2020 3:38:09

    O Negro primeiro ofende uma mulher, coisa que ele era acostumado a fazer (ele responde 15 inquéritos por agressões a mulheres e violência) depois de forma violenta da um soco no Policial, segurança e policial revidam e o sujeito morre, e já estão vendo RACISMO??! Se o Cara não tivesse esmurrado o Policial, nada disso teria acontecido, simples assim!!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    3 Respostas
    • R

      RPM

      21/11/2020 8:25:32

      O cara não valia nada. Cheio de passagens pela polícia. Achou o dele.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • F

      Flavius Torres

      21/11/2020 6:33:12

      Agora toda vez que 1 NEGRO matar um inocente branco ou amarelo ( japonês, chinês, coreano etc) ou vermelho ( 50 milhões descendentes de índios ex Pará Manaus)

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • G

      Giba12

      21/11/2020 4:56:31

      Me parece , não tenho certeza, que um dos seguranças também é negro .E no Brasil quem mata mais os negros, é o branco ou o negro?

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • U

    Ulisses

    21/11/2020 3:28:11

    Lúcido como sempre.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • U

    Ulisses

    21/11/2020 3:28:11

    Lúcido como sempre.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • I

    Intruso

    21/11/2020 3:25:53

    A seletividade tal como concursos públicos e vestibulares é o maior exemplo de segregação CONTRA INDÍGENAS, BUGRES E AGRICANOS..

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • T

    Tio Sam

    21/11/2020 2:31:20

    Exatamente Humberto, as pessoas clamam, rugem, exaltam e se manifestam veementemente nas redes sociais, mas pessoalmente a única coisa que sabem fazer é sacar o celular e filmar. Ninguém sente empatia a ponto de se manifestar ou interferir no fato. É de uma covardia absurda, irreal a omissão, quase cúmplice do acontecido.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • H

    Humberto B

    21/11/2020 1:56:24

    Muito bem escrito. Mas muito gostei de um ponto: Aos que filmavam, por que não tiveram empatia, clamaram por humanidade e impediram o pior?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    Correa

    21/11/2020 0:32:29

    Excelente fala, como na escrita. Obrigado, Paulo. Parabéns.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    LOURENÇO DE SOUZA

    21/11/2020 0:04:19

    Excelente análise! É bom encontrarmos uma voz sensata, ponderada, nesse momento.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.