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Conselho que delibera sobre licenciamento já havia concordado em analisar a construção da Faixa de Infraestrutura somente em 2018, mas pedido de vista feito por ambientalistas foi “driblado”Parecia que a questão estava decidida: o Conselho de Desenvolvimento do Litoral (Colit) havia concordado com o pedido de vista feito por organizações ambientalistas e a avaliação do projeto para fazer uma Faixa de Infraestrutura em Pontal do Paraná havia ficado para o ano que vem. Trata-se de uma proposta de R$ 369 milhões para fazer uma rodovia paralela à PR-412 e também construir um canal de drenagem, uma linha de transmissão de energia elétrica, um gasoduto e um ramal ferroviário.
Faixa de Infraestrutura paralela à PR-412 é questionada por ambientalistas.| Foto: Jonathan Campos/Arquivo/Gazeta do Povo

O governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD) evitou, nesta segunda-feira, comentar as denúncias de corrupção na obtenção de licenciamento ambiental para a construção do Porto de Pontal do Paraná, no litoral do estado, investigadas pela Operação O quinto ato, da Polícia Federal. Questionado sobre o caso em coletiva de imprensa, o governador disse tratar-se de um problema federal, envolvendo o Ibama (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente) e a empresa responsável pela instalação do porto (Porto Pontal Paraná Importação e Exportação SA), em trâmite de licenças concedidas antes do início de seu governo. No entanto, Ratinho Junior afirmou que pretende dar sequência ao projeto de construção da Faixa de Infraestrutura do Litoral independente da autorização para construção do porto.

“A estada é para atender a cidade. Se vai ter porto ou não vai ter porto, para nós não interessa. Claro que seria bom ter algum tipo de infraestrutura no local, para gerar emprego. Mas nós queremos atender o litoral e essa obra faz parte do projeto de desenvolvimento do litoral, que tem a orla de matinhos, a ponte de Guaratuba, a JK (Juscelino Kubitschek) em Matinhos, que já começamos a duplicação e temos recursos já para fazer Paranaguá a Pontal. É um conjunto de investimentos que temos para o litoral do nosso estado”, disse.

A Faixa de Infraestrutura compreende a implantação de uma rodovia de 23 quilômetros (PR-407), paralela à PR-412, ligando Praia de Leste a Pontal do Sul, além de canal de drenagem, linha de transmissão de energia elétrica, gasoduto e um ramal ferroviário. Por passar por áreas de preservação da mata atlântica, o projeto é contestado, inclusive judicialmente, por entidades ambientais.

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