Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Roger Pereira

Roger Pereira

A política do Paraná em primeiro plano

Eleições 2022

Depois de mais de 30 anos, MDB do Paraná vai às urnas sem ter que eleger Requião

Reunião da Executiva do MDB com o governador Ratinho Junior (Foto: Divulgação / MDB)

Ouça este conteúdo

Pela primeira vez desde que elegeu Alvaro Dias governador em 1986, o MDB vai às urnas neste mês de outubro sem ter a eleição de Roberto Requião como principal objetivo do partido. Nas últimas oito eleições estaduais, o ex-governador foi o principal nome da legenda: cinco vezes como candidato a governador e três a senador.

Garanta as principais notícias do PR em seu celular

Com a desfiliação de Requião (que está indo para o PT), o partido tenta se reconstruir a partir das bases municipais. Liderado pelo deputado estadual Anibelli Neto, a legenda fechou apoio à reeleição do governador Ratinho Junior (PSD) e promete chapa completa de candidatos a deputados federais e estaduais, além de um candidato ao Senado.

O apoio a Ratinho Junior, que já vinha sendo desenhado desde que Anibelli derrotou Requião na convenção estadual do partido, em julho do ano passado, foi fechado na última segunda-feira (14), quando a executiva estadual do partido recebeu o governador. “O MDB fica lisonjeado com o convite, sabemos que somos um partido que pode contribuir muito com o governo, a adesão dos membros da executiva foi de 100%. No entanto, os líderes indicaram o caminho do amplo diálogo com a base do partido, pois política se faz de baixo para cima”, destacou Anibelli Neto.

Orlando Pessuti deve concorrer ao Senador pelo MDB

Segundo o presidente da sigla, o MDB está de volta às bases. “Esse é o compromisso que assumimos, de resgatar o MDB, a partir dos municípios. Estamos presentes nos 399 municípios do estado e é com essa força que vamos contar para montar chapa completa de deputados e ter um candidato a senador”, disse. O nome que desponta como pré-candidato ao Senado é o do ex-governador Orlando Pessuti. Na Assembleia, o partido seguirá contando com Anibelli Neto e com Nereu Moura, já que deve perder Requião Filho. Na Câmara dos Deputados, conta com os deputados federais Hermes Parcianello e Sergio Souza.

Em visita a Curitiba, onde participou das convenções do MDB Jovem, MDB Afro e MDB Mulher no último sábado, a senadora Simone Tebet, pré-candidata do MDB à presidência da República, afirmou que a reconstrução do partido no Paraná segue o que o MDB vem fazendo em todo o país.

Simone Tebet diz que partido está sendo repaginado

“É muito fácil (reorganizar o partido) porque não é qualquer partido, é o maior partido do Brasil. É um partido que tem grande história no Brasil e no Paraná. É um partido com 2 milhões de filiados, com o maior número de prefeitos e vice-prefeitos e de pessoas públicas. É o partido que, nos momentos mais difíceis, sempre se fez presente e a população brasileira tem memória. E o MDB está voltando às suas origens: com o Anibelli, aqui, repaginando o partido, como estamos fazendo no Brasil e em outros estados da federação. Começou com o Baleia Rossi (deputado federal e presidente nacional do MDB), mostrando para os caciques do MDB que era preciso renovar. Passou pela candidatura dele à presidência da Câmara e a minha à do Senado, contra o sistema, contra os candidatos na base do orçamento do presidente da República. E, depois, entregando cargos e dizendo que não queremos ministérios, que iríamos votar de acordo com o que era interesse do Brasil. Então, não é no ano eleitoral. O MDB começou a se reencontrar com a sua origem e com a sua história de um ano e meio para cá”, disse.

O Histórico do MDB nas eleições estaduais

  • 1982 – José Richa eleito governador pelo PMDB
  • 1986 – Alvaro Dias eleito governador pelo PMDB
  • 1990 – Roberto Requião eleito governador pelo PMDB
  • 1994 – Roberto Requião eleito senador pelo PMDB – partido tinha Maurício Fruet como candidato a vice-governador de Alvaro Dias (PP), que perdeu para Jaime Lerner (PDT).
  • 1998 – Roberto Requião candidato a governador pelo PMDB – derrotado por Jaime Lerner (PFL)
  •  2002 – Roberto Requião eleito governador pelo PMDB
  • 2006 – Roberto Requião reeleito governador pelo PMDB
  • 2010 – Roberto Requião eleito senador pelo PMDB – partido tinha Rodrigo Rocha Loures candidato a vice de Osmar Dias (PDT), que perdeu para Beto Richa (PSDB)
  • 2014 – Roberto Requião candidato ao governo pelo PMDB – derrotado por Beto Richa (PSDB)
  • 2018 – Roberto Requião candidato ao Senado pelo MDB – derrotado por Oriovisto Guimarães (Podemos) e Flávio Arns (Rede) – partido lançou João Arruda ao Governo, ficou em terceiro lugar com 13,19% dos votos.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

+ Na Gazeta

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.