i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?

Roger Pereira

Foto de perfil de Roger Pereira
Ver perfil

A política do Paraná em primeiro plano

Limpando a folha

Ratinho Junior exonera mais de 400 funcionários comissionados

  • 12/01/2021 16:22
Palácio Iguaçu
Palácio Iguaçu| Foto: AEN

O aperto de cintos nas finanças do governo do estado, que fez com que o Executivo suspendesse o reajuste salarial dos servidores públicos, também buscou enxugar a folha de pagamento do Estado. Decreto assinado pelo governador na última segunda-feira (11) exonerou, de uma só vez, 429 funcionários que atuavam em cargos comissionados na estrutura do governo.

Foram exonerados comissionados de diversas secretarias e autarquias, mas os órgãos que mais perderam foram o Detran, com 142 exonerações, a Casa Civil, com 122 e a Secretaria de Estado da Justiça Família e Trabalho, que perdeu 61 funcionários comissionados.

Segundo a Secretaria de Estado da Administração e Previdência (Seap), as exonerações fazem parte de “reformulações já previstas no plano de reestruturação do Governo do Estado”. A Seap não soube informar quanto o governo deixará de pagar em salários com esse enxugamento.

“Estamos exonerando em massa para gerar economia”, disse à coluna outra fonte do Palácio Iguaçu, ainda comentando sobre o congelamento dos salários dos servidores.

A reformulação do governo, no início da segunda metade do atual mandato de Ratinho Junior, além de gerar economia e enquadrar os gastos com pessoal dentro dos limites estabelecidos pela Lei de Responsabilidade Fiscal, também serviu para a atual gestão despedir-se de alguns funcionários herdados de antecessores de Ratinho Junior. Vários dos comissionados exonerados nesta semana já faziam parte da estrutura do governo nas gestões de Cida Borghetti (PP) e de Beto Richa (PSDB).

35 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 35 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • M

    Matraca Trica

    ± 0 minutos

    Balela, pra inglês ver..

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • J

      Jose

      13/01/2021 19:10:48

      Exonerar não adianta. Acabe com os cargos. Aí não se pode contratar mais. Daqui a pouco haverá novas contratações para os mesmos cargos. Políticos não fazem política, fazem negócios....

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • N

        Nekara

        13/01/2021 18:42:01

        Parabéns. Só não pode recontratar de novo!

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        • F

          Fernando Corrêa de Oliveira

          13/01/2021 17:53:11

          Parabéns Governador! Tenho certeza que não farão falta nenhuma.

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          • C

            Carlos Roberto

            13/01/2021 16:01:56

            Foi uma baita faxina, mesmo sabendo que muitos produziam mais que vários concursados. A propósito, estas 400 vagas foram definitivamente canceladas, ou estão disponíveis para novas indicações deste governo?

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            • R

              Rafael

              13/01/2021 15:52:01

              Cargo comissionado não deveria nem existir.

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              • A

                ALVARO JOSE JUNQUEIRA NUNES

                13/01/2021 15:20:08

                Tem que continuar passando o rôdo...

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                • J

                  José

                  13/01/2021 14:55:23

                  E quantos continuam? No minimo mais de 10 mil. O que faziam na casa civil esses 122 que sairam? Campanha política. E os comissionadoa do gabinete? Aqueles agentes politicos??? Exonera 50% dos cargos e pronto. Agora pode ter certeza que ano que vem volta todo mundo por causa da eleição.

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  • M

                    Marcus Pinheiro Machado

                    13/01/2021 14:54:05

                    e os funcionarios ociosos da Assembleia ? e da Câmara de Vereadores??

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    • W

                      Walter João Ferreira de Oliveira

                      13/01/2021 14:32:00

                      tem que exonerar cabos eleitorais e agentes parlamentares, isso é uma vergonha, ganham uma nota para não fazer nada.

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      • M

                        MS

                        13/01/2021 13:43:17

                        Alguém sabe quantos foram exonerados na SEED? Lá é um cabidão.

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        • S

                          Sr. Walker

                          13/01/2021 12:49:49

                          Exonerando quem nunca deveria ter sido contratado. E esses são aqueles que o governadorzinho havia prometido que não contrataria e que diminuiria o número. Fez, nos primeiros dias de governo, exatamente o contrário e ainda promoveu aumento salarial substantivo. Se isso não é crime, então, não sei o que é.

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          • V

                            Vinicius

                            13/01/2021 11:14:12

                            Espero que não recontrate, já que é comum, durante a reformulação no início da segunda metade do mandato, redistribuir o poder para os aliados de plantão que ficaram de fora na primeira metade, sempre com foco em apoios políticos visando a maldita reeleição. Neste sentido, todos políticos são iguais.

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                            • R

                              Roco

                              13/01/2021 10:45:50

                              Vão contratar outros tantos daqui a pouco , o sistema é esse. Não se iludam pagadores de impostos.

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                              • P

                                PTSM

                                13/01/2021 3:14:35

                                Esperamos que adequação atinja todas a estrutura do governo do estado .

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                                • C

                                  C R Berger

                                  13/01/2021 1:53:57

                                  E Rato levou dois anos pra ver que eles eram desnecessários? Esse é o sistema COMPLIANCE, que ele tanto falou na campanha? Por isso não foi possível fazer caixa pra dar uns míseros vinténs de reposição ao funcionalismo. Agrado só aos apaniguados.

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                  • C

                                    Curitibano

                                    13/01/2021 0:25:32

                                    Boa notícia! Agora só falta exonerar mais uns 40.000. Mas não vale contratar seus "amiguinhos" para substituí-los.

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                    • M

                                      MauricioFM

                                      12/01/2021 23:46:33

                                      Ratazana tentando equalizar os gastos , conta outra

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                      • C

                                        CARLOS FELIX

                                        12/01/2021 23:28:46

                                        E a TV Turismo ? Quantos jornalistas comissionados foram contratados na atual gestão ? Quanto custa ao Paraná, retransmitir a programação do lobista LIDE Doria , da TV CULTURA FUNDAÇÂO ANCHIETA ? Continuamos sendo comarca de SP ? Governador Ratinho, chega de tucanato por aqui.

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                        • C

                                          Celso Arruda Salomé

                                          12/01/2021 23:06:34

                                          Isto deveria ser em todo o Brasil, exonerando não uma parte, mais todos os funcionários comissionados, deixando somente os efetivos. O problema é o judiciário e legislativo, verdadeiro cabide de empregos, principalmente de familiares e apadrinhados.

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                          • P

                                            PAULOFUR

                                            12/01/2021 23:02:31

                                            Só na administração roedora esses aspones abocanharam mais de R$ 100.000.000,00 (cem milhoes de reais). Considerando, 400 aspones x R$ 10.000,00 (salario médio) x 24 meses (tempo levado para exoneração). Isso é apenas a ponta do iceberg do que ocorre no (des)governo do Roedor. E, tudo pago com nossos impostos e com o sacrificio do funcionalismo que não teve e não terá a reposição legal de suas perdas salariais pela inflação.

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                            • C

                                              Celito Medeiros

                                              12/01/2021 22:38:42

                                              Exonerar é fácil, difícil é não contratar até muito mais... Mudar salários dos trabalhadores concursados ou CLT, hummm

                                              Denunciar abuso

                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                              Confira os Termos de Uso

                                              • J

                                                JAMC

                                                12/01/2021 22:12:57

                                                Rato....... e seus nadas ...... Paraná à deriva, Sanepar, Detran, Vacina, investimentos zero, vergonhosa gestão e postura

                                                Denunciar abuso

                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                Confira os Termos de Uso

                                                • J

                                                  julio marcos Correia

                                                  12/01/2021 22:00:47

                                                  Demorou APENAS 2 ANOS pra mandar embora os funcionários da Cida e do Beto... kkkkkkkkkkk Foram dispensados não pela função e sim por serem de quem "são"... kkkkkkkkkkk Segue o jogo, toooooooooommmmmmaaa!!!

                                                  Denunciar abuso

                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                  Confira os Termos de Uso

                                                  • M

                                                    Mauro Gruber

                                                    12/01/2021 21:36:12

                                                    Exonera 400. Contrata 2000. Pura enganação

                                                    Denunciar abuso

                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                    Confira os Termos de Uso

                                                    1 Respostas
                                                    • C

                                                      Cachapa

                                                      13/01/2021 18:30:41

                                                      Ja foram reposicionados co funcionarios d atual governo!! Reforma 6 x meia dúzia !!! Estamos mal e vamos ficar pior!!!!

                                                      Denunciar abuso

                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                      Confira os Termos de Uso

                                                  • Z

                                                    Zyss

                                                    12/01/2021 21:34:06

                                                    E deixou todo esse povo sugando durante a pandemia? Que vergonha!

                                                    Denunciar abuso

                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                    Confira os Termos de Uso

                                                    • N

                                                      Neanderthal

                                                      12/01/2021 21:14:35

                                                      Agepar só tem comissionados políticos ninguém encosta

                                                      Denunciar abuso

                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                      Confira os Termos de Uso

                                                      1 Respostas
                                                      • T

                                                        Thiago

                                                        13/01/2021 11:30:24

                                                        paraná projetos, CGE, etc...

                                                        Denunciar abuso

                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                        Confira os Termos de Uso

                                                    • I

                                                      Isabelle Marques

                                                      12/01/2021 19:45:20

                                                      Em compensação, em plena pandemia, abre novas diretorias e cria cargos dentro da Sanepar...

                                                      Denunciar abuso

                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                      Confira os Termos de Uso

                                                      5 Respostas
                                                      • J

                                                        José Valter Cipolla Aristides

                                                        13/01/2021 9:51:10

                                                        Verdade, Paranaense. Não se compara serviços distintos, mas para a maior parte da população, o custo para instalação de um relogio da SANEPAR é muito, mas muito superior ao da COPEL.

                                                        Denunciar abuso

                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                        Confira os Termos de Uso

                                                      • Z

                                                        Zequinha

                                                        12/01/2021 23:52:23

                                                        O cara sai do governo e vai para sanepar

                                                        Denunciar abuso

                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                        Confira os Termos de Uso

                                                      • P

                                                        Paranaense

                                                        12/01/2021 21:38:43

                                                        Exatamente. Coloca todos na Sanepar, porque os idiotas aqui ajudam a paga-los com a tarifa mais cara.

                                                        Denunciar abuso

                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                        Confira os Termos de Uso

                                                      • Z

                                                        Zyss

                                                        12/01/2021 21:34:30

                                                        Economia mista é um mistério né

                                                        Denunciar abuso

                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                        Confira os Termos de Uso

                                                      • J

                                                        Josinei Kosmoski

                                                        12/01/2021 20:45:11

                                                        Санепар Empresa soviética de saneamento

                                                        Denunciar abuso

                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.