• Carregando...
Governador Eduardo Leite se reúne com general Hertz, comandante militar do Sul, para avaliar situação das chuvas no RS.
Governador Eduardo Leite se reúne com general Hertz, comandante militar do Sul, para avaliar situação das chuvas no RS.| Foto: Mauricio Tonetto / Secom RS

O Ministério da Defesa autorizou o estabelecimento de um comando operacional das Forças Armadas para atuar em apoio logístico às ações de proteção e Defesa Civil dos municípios gaúchos afetados pelas chuvas intensas. A medida foi publicada no Diário Oficial da União (DOU), nesta sexta-feira (3).

A portaria determina que os militares deverão ativar Comando Operacional Conjunto Taquari 2 que deverá ser instruído pelo chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, o general Richard Nunes. Desde a última quarta-feira, o ministério informou que 626 militares já haviam sido deslocados à região para atuarem no apoio às vítimas.

Também foram mobilizadas 45 viaturas, 12 embarcações e oito aeronaves, além de equipamentos de engenharia para transporte de material e pessoal. Um hospital de campanha está sendo montado no município de Lajeado com estrutura de enfermaria, 40 leitos, dois consultórios de atendimento médico e um de triagem.

As diretrizes para o comando operacional foram estabelecidas após o reconhecimento do estado de calamidade pública em todo o estado Rio Grande do Sul pela Defesa Civil Nacional.

Nesta quinta (2), o governo federal também reconheceu que o estado gaúcho vive um estado de calamidade pública em decorrência dos temporais. A oficialização da crise faz com o estado consiga solicitar recursos federais para ações urgentes.

Dados da Defesa Civil do RS, divulgados nesta sexta-feira (3), apontam que, até o momento, já foram confirmadas 31 mortes, 56 pessoas feridas e 74 desaparecidas em todo o estado. Há ainda 7.165 pessoas em abrigos e outras 17.087 desalojadas, em 235 municípios atingidos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]