Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Inovação

Cinco mil agricultores participam do programa Empreendedor Rural, em Curitiba

Cerimônia de premiação no Expotrade, na região metropolitana aponta os três melhores projetos de agronegócio do Paraná

Durante o discurso de abertura, o presidente da FAEP, Ágide Meneguette, destacou a importância do agronegócio para o crescimento do país. | Aniele Nascimento/Gazeta do Povo
Durante o discurso de abertura, o presidente da FAEP, Ágide Meneguette, destacou a importância do agronegócio para o crescimento do país. (Foto: Aniele Nascimento/Gazeta do Povo)

O auditório quase ficou pequeno para tanto produtor rural: eram cerca de 5 mil, que vieram de todas as regiões do estado. Campo e cidade viraram uma coisa só para a cerimônia de premiação do programa Empreendedor Rural, no Expotrade, em Pinhais, região metropolitana de Curitiba. A iniciativa é do Senar-PR (que integra o sistema FAEP), em parceria com o Sebrae e a Fetaep (Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Paraná).

Durante o discurso de abertura, o presidente da FAEP, Ágide Meneguette, destacou a importância do agronegócio para o crescimento do país, além do papel do Empreendedor Rural em repensar a maneira como as propriedades são administradas. “Com o programa ensinando a importância da gestão nas propriedades, nós estamos contribuindo para que a agricultura do Paraná se aperfeiçoe cada vez mais”, afirmou.

Além de gestão, é preciso debater a sucessão no meio rural, um dos principais desafios para as próximas décadas, avaliou o superintendente do Senar-PR, Humberto Malucelli Neto. “Vemos que a renovação no campo está acontecendo e torcemos para que continue. Há um predomínio de jovens e mulheres, o que é uma resposta positiva. Alguém vai ter que substituir o pessoal que está hoje nas propriedades. E a atividade não é fácil”, pontuou.

São relações que precisam ser trabalhadas, ainda mais num mundo que vive em transformações cada vez mais rápidas, cada vez mais intensas. “O desenvolvimento da agropecuária brasileira e da vida social rural passa por um novo período, muito diferente da história rural brasileira do passado”, salientou o agrônomo e pesquisador da Embrapa, pós-doutor em Ciências Políticas, Zander Navarro, que ministrou palestra sobre as mudanças sociais, econômicas e tecnológicas no ambiente agropecuário.

“O Brasil está na iminência de se tornar um dos maiores produtores de alimentos do mundo, mas tem também aspectos muito problemáticos: é uma agricultura que depende cada vez mais de financiamentos e não existem recursos para isso. Um número crescente de produtores acaba não tendo condições de permanecer na atividade. No Paraná é diferente, porque o estado é um exemplo, tem um interior próspero. Mas no restante do Brasil os jovens estão deixando o campo”, completou Navarro.

Sobre o programa

Em 2016, foram 88 projetos inscritos no programa Empreendedor Rural, 25% a mais que no ano anterior. Entre os dez finalistas, três serão premiados com uma viagem internacional. Desde 2002, 21.964 produtores participaram e concluíram o curso de Empreendedor Rural, sendo que o índice de aprovação chega a 88%.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.