Imagine a seguinte situação: você está dirigindo na rodovia durante uma descida e vê aquela curva acentuada se aproximar. Pisa no freio e... nada acontece. Embora seja raro em modelos novos, não estamos livres desse risco. O que fazer? A regra número um parece óbvia, mas é fundamental manter a calma. E depois...
â Tire seu pé do acelerador e tente buscar uma faixa de rolagem, à direita, sinalizando com o pisca-alerta.
â Entenda o que acontece com o pedal. Se ele estiver afundado, tente bombeá-lo, pois se for um problema no cilindro-mestre ou falta de fluido, ele pode voltar a funcionar.
Se ele estiver firme, mas no começo do curso, pode ser que haja algum objeto sob ele, como o tapete, por exemplo.
LEIA MAIS: Fuja da banguela! Por que descer com o carro engatado é sempre a melhor escolha
â Se nada acontecer, esqueça o pedal e apele para o freio-motor. Reduza marcha a marcha, mas sempre esperando o motor baixar das 4.000 rpm.
Se o carro for automático, selecione o modo manual e faça o mesmo, ou mude a alavanca para o modo L (Low), caso haja esse recurso.
â Também pode ajudar acionar o freio de mão. Aperte o botão de destravamento e puxe a alavanca gradativamente, para evitar que as rodas travem - o que fará o carro sair de controle.
LEIA MAIS: Dicas para evitar que a viagem de fim de ano ou de férias acabe pelo caminho
Se houver espaço para os lados, faça um zigue-zague, pois o aumento do atrito dos pneus com o solo ajuda a reduzir a velocidade.
â Por fim, se nada adiantar, use o guard-rail, forçando o carro contra ele. Sua vida vale mais do que os danos materiais.
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast
Deixe sua opinião