No Salão de São Paulo 2016 a Fiat anunciava a chegada do moderno motor FireFly de três cilindros ao Mobi, que o tornaria um dos carros mais econômico do Brasil entre as opções 1.0 flex.
Mas, ele ainda tinha o Volkswagen up! com melhor resultado pela avaliação do Inmetro, especialmente a versão 1.0 TSI e seu propulsor turbo.
Tinha. O subcompacto da marca italiana agora assume o posto de campeão em baixo consumo nas opções de motor de 1 litro com o lançamento da versão Drive GSR-Comfort . A sigla significa Gear Smart Ride, ou câmbio de condução inteligente numa tradução livre. A potência vai até 77 cv e o torque chega a 10,9 kgfm.
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Ele ainda não supera os motores 1.2 de Peugeot 208 e Citroën C3, que são os mais econômicos atualmente (excluindo os veículos híbridos).
De quebra, o Mobi Drive GSR apresenta a nova caixa automatizada que põe fim aos solavancos nas trocas de marchas e a demora de resposta em arrancadas e retomadas - situações que arranharam bastante a imagem dos modelos automatizados com monoembreagem.
A novidade está nas lojas por R$ 44.789 e ficará posicionada como topo da gama, logo acima do 1.0 Drive manual (R$ 40.650). Ele passa a integrar a linha 2018 do Mobi, que mantém as versões Easy, Like e Way, mas abandona a nomenclatura ‘On’ nas configurações equipadas com o sistema de conectividade, já que isso confundia os consumidores. A tecnologia multimídia continua disponível, porém sendo oferecida em pacote.
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A mecânica das versões Easy, Like e Way continua a ser o antigo motor 1.0 Fire de quatro cilindros (75 cv), lembrando que o tricilíndrico FireFly é exclusivo para a Drive.
A nova transmissão faz o Mobi 1.0 melhorar o nível de eficiência energética, o que impacta diretamente no consumo. Veja abaixo o comparativo com o up!, seu principal concorrente:
Mobi x up!
Dados divulgados pelo Inmetro:
Modelo | Cidade* | Estrada* |
Fiat Mobi 1.0 Drive GSR | 9,8/ 14,0 km/l | 11,1/ 15,9 km/l |
VW up! 1.0 TSI (turbo) | 9,6/ 13,8 km/l | 11,1/ 16,1 km/l |
VW up! 1.0 i-Motion | 9,4/ 14,0 km/l | 10,6/ 15,8 km/l |
VW up! 1.0 Take/ Move/High | 9,6/ 14,2 km/l | 10,6/ 15,3 km/l |
VW up! 1.0 Track | 9,5/ 13,7 km/l | 10,3/ 14,8 km/l |
Fiat Mobi 1.0 Drive Easy | 9,2/ 13,5 km/l | 10,2/ 15,2 km/l |
*etanol/ gasolina |
O FIM DOS ‘SOLUÇOS’
O novo câmbio automatizado GSR na verdade é uma evolução do Dualogic Plus, que passou por uma recalibração e ajustes para se encaixar ao motor 1.0 FireFly. Ele tem comandos por botões no console, dispensando a alavanca, tecnologia esta usada pelo Uno.
Também pode ser operada por borboletas no volante, no caso de o condutor optar pela troca manual das marchas.
Durante o curto test drive no trânsito pesado de São Paulo ficou nítido o salto no funcionamento do sistema que elimina o pedal de embreagem. No para e anda, as respostas nas trocas ficaram mais suaves e imediatas, nada que lembrasse outros dispositivos automatizados existentes no mercado.
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Os irritantes ‘soluços’ a cada mudança de marcha sumiram, bem como os delays em arrancadas e retomadas de velocidade.
Nas subidas e descidas as trocas ocorreram no momento certo, sem que a central eletrônica entrasse em parafuso para ‘escolher’ a marcha ideal, seja retendo demais as trocas, seja passando-as cedo demais.
E o responsável por essa evolução chama Auto-up Shift Abort . Segundo a Fiat, trata-se de um mecanismo inteligente que identifica uma rápida retomada de velocidade e aborta a troca para uma marcha superior, mantendo acelerações mais vigorosas, inclusive em ultrapassagens, com o motor em rotação mais elevada.
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O sistema se complementa com a função Creeping, que torna arranques e manobras muito mais confortáveis e seguras, inclusive em rampas. Basta tirar o pé do freio que o Mobi se movimenta, a exemplo de um câmbio automático convencional.
Caso a transmissão dê sinais de que vai hesitar, basta acionar as aletas atrás do volante para fazer a troca manual, mesmo quando o câmbio estiver na posição automática. Ou então pisar até o fundo no acelerador para ativar o ‘kick down’, que reduzirá duas marchas de uma vez rapidamente.
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Há ainda o modo Sport que deixa a condução na cidade mais divertida, aumentando a sensibilidade nas acelerações. As trocas de marcha acontecem em giro mais alto. A sensação é de agilidade no trânsito, especialmente pelo ronco mais grave do motor, característico dos tricilíndricos.
“Com a nova caixa GSR, queremos reduzir a desconfiança do consumidor em relação ao câmbio automatizado. O ideal é o cliente fazer o test drive para perceber essa evolução”, ressalta Adriano Resende, diretor de Marketing da Fiat.
AUMENTO NAS VENDAS
Com a linha 2018 do Mobi, e a chegada do novo câmbio automatizado, a Fiat espera elevar as vendas mensais do modelo de 3,5 mil para 4,5 mil unidades (pular de 38 mil unidades em 2016 para 50 mil emplacamentos até o fim deste ano), o que colocaria o subcompacto entre os 5 modelos mais vendidos do Brasil.
A meta é audaciosa, já que atualmente o Mobi não aparece nem entre os ‘10 mais’ (ocupa a 11.ª posição, segundo dados da Fenabrave).
Mobi 2018
Mobi Easy 1.0 Fire
R$ 33.700
Quadro de instrumentos com iIuminação em led e display digital de 3,5 polegadas e sinalização de frenagem de emergência pelo pisca-alertas.
Opcionais
Desembaçador com ar quente e kit funcional, que agrega vidros elétricos dianteiros; pré-disposição para o som; limpador e lavador do vidro traseiro; e travas elétricas.
Mobi Like 1.0 Fire
R$ 39.190
Acrescenta direção hidráulica; ar-condicionado; computador de bordo; vidros elétricos dianteiros; trava elétrica; coluna de direção com regulagem de altura; e maçanetas e retrovisores pintados na cor do veículo.
Opcionais
Kit Connect: desembaçador; limpador e lavador vidro traseiro; som com bluetooth; e volante multifuncional.
Kit Live On: utiliza o celular como sistema multimídia e quadro de instrumentos em TFT.
Mobi Way 1.0 Fire
R$ 40.650
Adiciona barras longitudinais no teto; moldura nas caixas de roda; para-choques exclusivos; e suspensão ligeiramente mais elevada. Também pode ser equipada com os kits opci
Opcionais
Kit Connect e kit Live On
Mobi Drive 1.0 FireFly (3-cilindros)
R$ 40.650
Agrega grade dianteira pintada de preto; direção elétrica com função City (; e sistema de partida a frio sem tanquinho.
Opcionais
Kit Connect; kit Live On; e kit Tech (reduz ainda mais a necessidade de esforço durante as manobras de estacionamento); chave telecomando; faróis de neblina; rodas de liga leve aro 14; alarme; retrovisor elétrico com tilt down; Cargo Box; banco do motorista e cintos dianteiros com regulagem de altura; sensor de estacionamento traseiro; e abertura interna do porta-malas e do tanque de combustível.
Mobi Drive 1.0 Firefly GSR (3-cilindros)
Adiciona câmbio automatizado; volante com paddle shift; e computador de bordo com dois hodômetros.
Opcionais
Kits Connect, Live On e Tech.
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