A Fiat confirmou que o Uno será o modelo a estrear globalmente a sua nova linha de motores, formada pela aguardada versão 1.0 de três cilindros e a 1.3, de quatro cilindros. É a terceira novidade da fabricante italiana neste ano, que lançou ainda a picape Toro e o subcompacto Mobi.
O Uno 2017 estará nas lojas a partir de setembro, mas oOs preços no nova linha não foram antecipados. Além da atualização dos motores, ele exibirá uma leve modificação visual, como mostra a primeira imagem divulgada pela marca. Ela revela apenas a dianteira do veículo e na configuração mais cara, a Sporting, o que indica a traseira também passará por alterações.
Pela imagem, percebe-se a montadora abandonou o conceito de round square (‘quadrado redondo’) que marcou a vinda do Novo Uno em 2010. Deixam de existir a trinca de retângulos vazados perfilados em pé no lado esquerdo da grade e também o característico ‘bocão’ central.
Como ficará... como é...
A linha retoma a abertura convencional na grade, com barras horizontais. Logo abaixo aparecem três entradas de ar centrais, que vinham nas outras versões, mas que agora são vistas também na Sporting.
Para complementar o para-choque dianteiro trará uma barra mais espessa, ligando os nichos dos faróis de neblina, que foram reposicionados um pouco mais acima e têm um novo formato.
A imagem exibe ainda as rodas com o desenho mais esportivo. Essa será o segundo facelift feito no Novo Uno.
Enfim, tricilíndrico
No entanto, o destaque da linha 2017 está debaixo do capô. A Fiat finalmente estreará a inédita família de motores GSE com bloco e cabeçote de alumínio.
Papel que caberá ao propulsor 1.0 tricilíndrico - aspirado e sem injeção direta -, que renderá perto de 80 cv e 10 kgfm de torque. A presença do cabeçote de duas válvulas por cilindro vai privilegiar a força em baixas rotações.
A novidade estava cotada para estrear primeiro no Mobi, que só rodará com o motor mais eficiente a partir de 2017. Já os números do 1.3 de quatro cilindros devem ficar na casa dos 100 cv e 14 kgfm.
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Segundo a Fiat, o Uno 2017 virá ainda com novas tecnologias, como direção com assistência elétrica e controle eletrônico de estabilidade, somadas ao câmbio dualogic acionado por botão e ao sistema start/stop, ambos incorporados no primeiro upgrade em 2014.
As novidades tentarão distanciar o Uno do irmão menor Mobi, vendido como carro de entrada. Assim, por uns tempos, o novato seguirá equipado com o velho motor 1.0 de quatro cilindros.
Tais novidades devem vir, claro, acompanhadas de um aumento nos preços. Atualmente, o Uno tem versões de R$ 39.850 a R$ 44.170, enquanto o Mobi custa entre R$ 31.900 e R$ 43.800.
O Uno 1.0 se juntará a Volkswagen up!, Hyundai HB20 e HB20 S, Ford Ka e Ka+, Volkswagen Gol e Voyage, Kia Picanto, Nissan March e Versa, Peugeot 208 e Citroën C3, que também utilizam a motorização com três cilindros. Em breve, a Renault também entrará neste grupo com o Sandero e o Logan.
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