A primeira geração de Onix e Prisma está vivendo os últimos momentos no mercado brasileiro. No segundo semestre a dupla estreia a renovação da linha, já revelada pelo sedã compacto no mercado chinês.
Mas a futura mudança, que poderia espantar o consumidor diante da defasagem dos modelos atuais pela troca de geração, não vem impactando na procura. Ao contrário, o ritmo de emplacamento de Onix e Prisma é avassalador.
O hatch da Chevrolet caminha para mais um ano como campeão em vendas no Brasil - seria o quinto consecutivo. Em 2019 ele já somou 55.511 unidades licenciadas, mais do que a soma do segundo e terceiro colocados, Hyundai HB20 (24.354) e Ford Ka (23.994).
Já o Prisma ocupa a quarta posição do ranking geral, com 20.544 emplacamentos, posição que pertencia ao Volkswagen Gol no fim do ano passado - hoje o hatch é o oitavo.
O rival mais próximo do Prisma, entre os sedãs compactos, é o Ka Sedan, no longínquo 22º lugar no geral, com 9.022. O Renault Kwid também vive um bom momento, na quinta posição com 16.662 unidades negociadas de janeiro a março.
No segmento de utilitários esportivos, a coroa de 'rei' em 2019 é ocupado pelo Jeep Renegade. Depois da reestilização no segundo semestre de 2018, o SUV compacto deslanchou nas vendas e atualmente lidera com folga na categoria. São 15.671 exemplares novos nas ruas contra 12.955 do irmão maior Compass, que não repete a mesma desenvoltura nas lojas de 2018.
>> Carros ‘populares’ até R$ 50 mil, prós e contras
No mês passado enquanto o Renegade foi o sexto carro mais vendido no Brasil, o Compass apareceu 'apenas' em 13º, atrás ainda de Nissan Kicks, que foi o 11º no geral.
Quem despencou no mês passado foi o Fiat Mobi, figurando no 23º posto no geral, com 3.099 exemplares negociados. Em fevereiro fora o 8º (4.885) e em janeiro, o 11º (4.413).
Confira a seguir o top 20 no ranking de vendas do trimestre e o desempenho de cada um em março:
MODELO | 2019 | MARÇO |
1. GM Onix | 55.511 | 18.279 (1) |
2. Hyundai HB20 | 24.354 | 9.051 (2) |
3. Ford Ka | 23.994 | 8.341 (3) |
4. GM Prisma | 20.544 | 7.122 (4) |
5. Renault Kwid | 16.662 | 5.853 (7) |
6. Fiat Strada | 16.629 | 5.286 (8) |
7. Fiat Argo | 16.235 | 4.643 (12) |
8. VW Gol | 16.151 | 6.620 (5) |
9. Jeep Renegade | 15.671 | 6.184 (6) |
10. VW Polo | 15.327 | 5.082 (9) |
11. Jeep Compass | 12.955 | 4.475 (13) |
12. Nissan Kicks | 12.484 | 4.864 (11) |
13. Fiat Mobi | 12.397 | 3.099 (23) |
14. Fiat Toro | 12.348 | 4.955 (9) |
15. Honda HR-V | 11.719 | 3.796 (16) |
16. Renault Sandero | 11.588 | 4.334 (14) |
17. VW Fox | 11.331 | 3.451 (19) |
18. Toyota Corolla | 11.321 | 3.890 (15) |
19. Hyundai Creta | 11.012 | 3.792 (17) |
20. VW Virtus | 9.780 | 3.083 (24) |
( ): posição no ranking geral de março. |
SIGA O AUTO DA GAZETA NO INSTAGRAM
Governo promete reforma, mas evita falar em corte de gastos com servidores
Idade mínima para militares é insuficiente e benefício integral tem de acabar, diz CLP
“Vamos falar quando tudo acabar” diz Tomás Paiva sobre operação “Contragolpe”
Boicote do Carrefour gera reação do Congresso e frustra expectativas para acordo Mercosul-UE
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast
Deixe sua opinião