O Corolla já entrou para a história automotiva como um fenômeno. No mundo, nenhum outro carro vende mais que o modelo da Toyota. No Brasil, fechou 2016 como o 5.º modelo mais emplacado do país, mesmo beirando os R$ 90 mil nas versões mais procuradas.
Prestes a completar 50 anos de existência, parece que o fôlego do veterano sedã (também hatch e perua lá fora) está longe de acabar. A reestilização em cima da 11.ª geração foi lançada na Europa no ano passado e agora chega às lojas brasileiras.
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A atualização visual deixou o carro mais jovem e com novos itens de segurança e tecnologia. Mesma custando mais caro na sua linha 2018, o sedã deve continuar nadando de braçadas no mercado.
A tabela agora parte de R$ 69.690 na versão 1.8 GLi (manual e CVT) ante os R$ 68.740 do anterior - configurações estas destinadas a frotistas e portadores de necessidades especiais.
A versão 2.0 XEi CVT, a mais vendida do gama, sai por R$ 99.990 - era R$ 96.990. Já a topo de linha Altis pulou de R$ 110.990 para R$ 114.990.
A diferença nos preços, segundo a Toyota, se deve, principalmente, a oferta maior de equipamentos. Ele passa a contar com controles de tração e estabilidade, assistente de saída em rampa e sete airbags, presentes em todas as versões.
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Outra novidade é o retorno da versão XRS, que tinha saído do catálogo em 2014 com a última mudança na geração. Ela se posiciona abaixo da Altis, ao preço de R$ 108.990.
Confira a seguir as novidades trazidas pelo novo Corolla. Dividimos em oito quesitos que mostram que o sedã médio deverá fechar 2017 olhando os rivais pelo retrovisor pelo quarto ano consecutivo.
1. CARA NOVA
Por fora, as principais alterações estéticas se concentram na dianteira. Os faróis ganharam um desenho mais afilado; a grade frontal ficou mais estreita e com apenas um filete cromado; e os para-choques receberam novo recorte com a base frisada e vincos mais profundos
Os acabamentos GLi e XEi trazem iluminação halógena, com quatro pontos de led para a luz diurna no XEi. Já no XRS e Altis o facho é em led, com nivelamento automático, e a luz diurna é maior e fluida, posicionada na base dos faróis. Os faróis auxiliares (neblina) são de série desde o XEi.
Na traseira, a mudança mais perceptível é a barra cromada acima da placa. Ele está mais fina e esticou até o interior das lanternas, que ganhou iluminação de posicionamento em led.
2. LATERAL MAIS ALTA E RODAS MAIORES
A lateral está com uma linha de cintura mais elevada, dando um ar mais robusto ao sedã. A partir da versão XEi, o Corolla incorpora a antena no estilo barbatana.
A Toyota também resolveu atender às reclamações dos donos da versão XEi, incomodados com as rodas desproporcionais ao tamanho do veículo (eram aro 16). A linha 2018 calçou a configuração com rodas aro 17.
3. VERSÃO ‘PERSONALIZADA’
A opção XRS volta a compor o catálogo do carro. Ela traz um visual personalizado, com detalhes como acabamento interno na cor preta; defletor traseiro com luz de freio de led; saias laterais, frontal e traseira, ponteira do escapamento cromada, faróis dianteiros em led e com regulagem de altura, rodas diamantadas aro 17 e acabamento preto brilhante.
4. UM ‘TAPA’ NO INTERIOR
Na cabine, a mudança foi mínima. Até o reloginho digital ‘estilo Del Rey’ foi mantido, saindo do topo do painel e indo parar ao lado da central multimídia. De novidade, o quadro de instrumentos ganha grafismo mais moderno e a tela de TFT de 4,2”, disponível a partir da XEi, passa a ser colorida.
As saídas de ventilação adotam formato circular e acabamento cromado. Já a central multimídia, presente na XEI, XRS e Altis, virou totalmente sensível ao toque, com tela de 7”, enquanto o ar-condicionado digital, a partir da XEi, traz uma nova interface.
O sistema de navegação por GPS, por sua vez, continua a apresentar um certa confusão na hora de traçar as rotas, apesar do manuseio simples dos comandos.
5. ENFIM, CONTROLE DE ESTABILIDADE
O Corolla 2018 passa a contar com controle de estabilidade e de tração, dispositivos que garantem mais segurança, especialmente nas aceleradas mais fortes em curvas e frenagem e desvio abruptos de direção em piso escorregadio.
Além disso foram adicionados assistente de subida (é o fim daquele recuo nas paradas), e sete airbags para toda a linha
6. MAIS CONFORTO, MESMO MOTOR
Houve uma nova calibração dos amortecedores dianteiros e traseiros e as suspensões foram elevadas em 5 mm. A mudança visa manter o equilíbrio entre o conforto e a estabilidade. Com a alteração na suspensão, o software do módulo de controle da direção elétrica também foi recalibrado.
Ao contrário dos rivais Honda Civic e Chevrolet Cruze, que adotaram a motorização turbo, o Corolla não teve alteração na sua mecânica. Permanecem os propulsores aspirados 1.8, de até 144 cv e 18,6 kgfm, e 2.0, de 154 cv e 20,7 kgfm.
A versão de entrada 1.8 GLI (frotistas) é gerenciada pelo câmbio manual de seis marchas, enquanto as demais são administradas pela caixa automática CVT, que simula sete velocidades e traz a opção de trocas sequenciais por ‘borboletas’ no volante e botão de modo esportivo.
Consumo
Motor 1.8 manual
Cidade: 7,4/ 10,7 km/l (etanol/ gasolina)
Estrada: 9,1/ 13,2 km/l (etanol/ gasolina)
Motor 1.8 CVT
Cidade: 7,8/ 11,4 km/l (etanol/ gasolina)
Estrada: 9,2/ 13,2 km/l (etanol/ gasolina)
Motor 2.0 CVT
Cidade: 7,2/ 10,6 km/l (etanol/ gasolina)
Estrada: 8,8/ 12,6 km/l (etanol/ gasolina)
7. SILÊNCIO NA CABINE
Os engenheiros da Toyota melhoram a acústica do carro. Houve a adição de uma camada de borracha no revestimento do painel corta-fogo e colocação de feltros nos painéis das portas.
O resultado é a redução no nível de ruído da cabine, contribuindo para o bem-estar no ambiente.
8. ACESSÓRIOS NOVOS
O cliente Corolla terá 45 itens à disposição para incrementar seu sedã. Dez deles são lançamentos, como sensor de estacionamento frontal, alarme ultrassônico, lâmpada branca para os faróis dianteiros e luzes de led para os de neblina, e gravador de vídeo digital.
O que ele traz
Corolla GLi
R$ 69.690 (manual e CVT)
Direção elétrica; ar-condicionado manual; chave do tipo canivete com comandos do alarme integrados; computador de bordo; coluna de direção com regulagem de altura e profundidade; sistema de som com USB e bluetooth; vidros e retrovisores elétricos; e volante multifuncional.
Corolla XEi
R$ 99.990
Acrescenta ar-condicionado digital; chave presencial e botão de partida do motor; retrovisor interno eletrocrômico; controle de velocidade de cruzeiro; rodas de liga leve aro 17; antena barbatana de tubarão; faróis de neblina; acendimento automático dos faróis; painel de instrumentos com tela TFT colorida de 4,2”; sistema multimídia com tela LCD de 7” sensível ao toque, DVD player, navegação GPS, TV digital e câmera de ré.
Corolla XRS
R$ 108.990
Agrega acabamento interno na cor preta; defletor traseiro com luz de freio de led; saias laterais, frontal e traseira; ponteira do escapamento cromada; faróis dianteiros de led com regulagem de altura; e rodas diamantadas aro 17 com acabamento preto brilhante.
Corolla Altis
R$ 114.990
Adiciona ar-condicionado de duas zonas; limpador do para-brisa com sensor de chuva; banco do motorista com regulagem elétrica; retrovisores com rebatimento elétrico; e rodas diamantadas aro 17 com acabamento na cor cinza.
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