A Toyota se mantém como a marca automotiva mais valiosa do mundo, segundo o ranking anual elaborado pela consultoria britânica Kantar Millward Brown. Ela é avaliada em US$ 29,15 bilhões (cerca de R$ 113 bilhões na conversão atual).
A empresa conquistou o posto em 12 dos 14 anos em que o estudo foi realizado. Quando não foi a primeira (2010 e 2012), a gigante japonesa ficou no segundo lugar.
O pódio das mais valorizadas é formado ainda por Mercedes-Benz - US$ 23,36 bilhões (R$ 90,30 bilhões) - e BMW - US$ 23,33 bilhões (R$ 90,19 bilhões).
As três fabricantes foram as únicas do segmento automotivo a figurar na lista das "100 mais valiosas marcas mundiais em 2019". A japonesa aparece na posição 43ª e as alemãs, na 54ª e 55ª, respectivamente.
O número é inferior à edição do ano passado, quando Ford e Honda também apareciam no top 100. Em 2017, havia seis marcas de veículos na lista principal do 'BrandZ To 100 Most Valuable Global Brands', como é chamada a iniciativa.
Para Garham Staplehurst, diretor de estratégia da Global BrandZ, o alcance global é uma parte importante da estratégia da Toyota. Em cada mercado, segundo ele, a marca tem uma boa combinação de modelos com forte presença junto ao consumidor.
"A Toyota também é vista como pioneira em energia alternativa, principalmente em relação ao Prius", disse Graham à agência Automotive News Europa.
>> Como é a pontuação da CNH em outros países; restrição diminui infrações e mortes
>> Mudança nas regras: Bolsonaro atirou no que viu. Mas só acertou no que não viu…
De acordo com o relatório da Kantar Millward Brown, as fabricantes automotivas perderam o valor da marca no ano passado, reflexo do modelo de negócios que ressoa menos com os consumidores do que a de empresas digitais, como a Amazon (campeão no ranking), Apple (2ª) e Google (3ª).
A Volkswagen foi a única da lista automotiva a melhorar sua avaliação em relação a 2018, com 12% de alta. O motivo se deve à forte aposta na política de energia alternativa, com o investimento e anúncio da chegada de uma família de carros elétricos, que recuperou um pouco imagem da montadora após o escândalo do 'Dieselgate'.
>> VW revela seu 1º elétrico ‘raiz’ como o mais revolucionário depois de Fusca e Golf
No ranking das '10 mais automotivas', a Porsche é a novidade em 2019, ocupando o lugar da Maratu-Suzuki, da Índia.
Os critérios usados pela Brandz para calcular o valor da marca englobam a capitalização de mercado da marca, lucratividade, entusiasmo dos acionistas e até resultados de uma pesquisa pública global sobre as atitudes dos consumidores em relação às empresas.
>> Famoso ponto turístico será o primeiro local no Brasil a banir carro a combustão
TOP 10 DAS MARCAS AUTOMOTIVAS MAIS VALIOSAS
Marca | Avaliada em bilhões |
1 Toyota | US$ 29,15 |
2 Mercedes-Benz | US$ 23,36 |
3 BMW | US$ 23,33 |
4 Honda | US$ 11,75 |
5 Ford | US$ 11,21 |
6 Nissan | US$ 10,55 |
7 Tesla | US$ 9,29 |
8 Audi | US$ 8,56 |
9 Volkswagen | US$ 6,71 |
10 Porsche | US$ 5,82 |
SIGA O AUTO DA GAZETA NO INSTAGRAM
Moraes retira sigilo de inquérito que indiciou Bolsonaro e mais 36
Juristas dizem ao STF que mudança no Marco Civil da Internet deveria partir do Congresso
Idade mínima para militares é insuficiente e benefício integral tem de acabar, diz CLP
Processo contra Van Hattem é “perseguição política”, diz Procuradoria da Câmara
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast
Deixe sua opinião