O Senado Federal do Brasil rejeitou a indicação de Jorge Messias para o Supremo Tribunal Federal, em uma derrota histórica para o governo de Luiz Inácio Lula da Silva. Os senadores registraram 34 votos favoráveis e 42 contrários, abaixo dos 41 necessários para aprovação. Com esse resultado, o governo não conseguiu garantir apoio suficiente na Casa e sofreu um revés significativo na articulação política.
Com a decisão, Messias entrou para a história como o sexto nome barrado pelo Senado e o primeiro desde a Constituição de 1988. Em 135 anos do STF, o Senado só havia rejeitado indicações em 1894, durante o governo de Floriano Peixoto. Desde 1988, os presidentes conseguiram aprovar todas as 29 indicações anteriores, mas a trigésima rompeu essa sequência.
Quais senadores participaram da votação que barrou indicação de Messias ao STF
O Senado rejeitou nesta quarta-feira (29) a indicação do advogado-geral da União, Jorge Messias, ao Supremo Tribunal Federal (STF). Eram necessários pelo menos 41 votos para a aprovação, a maioria simples do plenário, mas Messias recebeu 34 favoráveis, 42 contrários e houve uma abstenção.
A votação da indicação de autoridades é secreta. Com isso, o sistema do Senado registra apenas qual senador “votou”, sem especificar se o voto foi a favor ou contra a indicação do AGU, e quem não votou ou não estava presente na sessão.
Rejeição de Messias ao STF amplia série de derrotas políticas de Lula 3; veja lista
A rejeição do Senado à indicação do advogado-geral da União, Jorge Messias, ao Supremo Tribunal Federal (STF) foi um revés inédito para o governo e amplia a lista de derrotas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em seu terceiro mandato.
Messias precisava de 41 votos favoráveis, mas recebeu apenas 34. E portanto Foram 42 votos contrários.
Confira outros destaques do Café com a Gazeta do Povo desta quinta-feira (30):
- OPOSIÇÃO COMEMORA REJEIÇÃO HISTÓRICA DE MESSIAS NO SENADO: “TCHAU, QUERIDO!”;
- GOVERNISTAS LAMENTAM DERROTA HISTÓRICA DA INDICAÇÃO DE MESSIAS: “SENADO SAI MENOR”;
- EM ÁUDIO VAZADO, ALCOLUMBRE PROJETOU DERROTA DE MESSIAS ANTES DO RESULTADO;
- MORO: REJEIÇÃO DE MESSIAS FOI RECADO DA SOCIEDADE A LULA E AO STF.
O Café com a Gazeta do Povo vai ao ar das 07h às 10h, no canal da Gazeta do Povo no Youtube.



