Apresentar resultados e experiência facilita a apresentação da startup em uma rodada de investimentos.
Apresentar resultados e experiência facilita a apresentação da startup em uma rodada de investimentos.| Foto: Shutterstock
  • Por BRDE
  • 30/09/2021 14:23

Qual empreendedor não deseja garantir recursos para acelerar seu modelo de negócio? Principalmente quem precisa potencializar a escalada de uma startup.

Sabemos que o começo de qualquer startup é marcado por muitas incertezas e, por isso, contar com investimentos é fundamental para validar as soluções e inovações propostas.

Portanto, as cobiçadas rodadas de investimentos são decisivas. É nesse momento que um investidor (ou um grupo) negocia sua participação societária no negócio, em troca de recursos financeiros ou até mesmo de sua expertise.

Mas a pergunta que fica é: como se destacar nessas rodadas e conseguir conquistar bons investidores?

Antes de responder, é importante esclarecer qual o papel das startups e como elas atuam no cenário econômico em que vivemos.

Ecossistema de inovação

As startups nascem com a missão de desenvolver e testar novos produtos e modelos de negócios em ambientes de extrema incerteza. Dessa forma, elas promovem a inovação e criam soluções realmente eficientes.

Sendo assim, startups são empresas em fase inicial, com um modelo de negócio que pode ser alavancado e replicado para alcançar um público cada vez maior com sua demanda de produtos ou serviços.

Um dos principais papéis das startups é desafiar modelos de empresas já existentes, inserindo tecnologia e inovação para melhorar a vida dos clientes.

Por isso, quando pensamos no papel de startups, estamos falando da criação de soluções transformadoras e tecnológicas para resolver problemas e demandas ainda sem respostas.

Como se destacar nas rodadas de investimentos?

Se você é um empreendedor (ou conhece algum) e deseja conquistar investimentos para seu modelo de negócio, tenha em mente o seguinte: esse investidor precisa compartilhar dos seus princípios ou ideologias.

Isso é fundamental, porque os investidores certos vão contribuir com credibilidade, know-how e boas conexões.

De forma geral, as rodadas de investimento funcionam da mesma maneira. Ou seja, os investidores oferecem dinheiro em troca de participação acionária.

Também existem modelos de permuta ou troca de conhecimentos, mas esse tipo de investimento não é tão comum.

A maioria dos investidores escolhe pela emoção, ou seja, eles vão comprar seu sonho. Só não esqueça que eles são inundados com propostas e oportunidades de investimentos.

Então, como se destacar?

Faça networking

Seus contatos são ótimas fontes para você demonstrar ao mercado a sua necessidade de investimento e que, por isso, está interessado em fechar parcerias com grandes empresas.

Também é importante participar de eventos que respiram a mesma atmosfera das startups, ou seja, inovação, negócios e tecnologia.

Mostre resultados

As startups nascem com o propósito de resolver problemas e demandas ainda sem respostas.
As startups nascem com o propósito de resolver problemas e demandas ainda sem respostas.| Shutterstock

Trace um plano para obter o seu primeiro cliente, de forma que você não precise de grandes investimentos. Será muito mais fácil se sair bem em uma rodada de investimentos se você tiver algum resultado para mostrar.

Trabalhe seus números

Mesmo acreditando na sua ideia, os investidores desejam ganhar dinheiro com ela, portanto, destaque o que eles vão conquistar investindo na sua startup. Ter metas bem traçadas e demonstrar como alcançá-las ajuda em uma rodada.

Apresente um bom pitch deck

Você precisa estar preparado para mostrar por que sua startup merece receber investimento e qual será o destino do dinheiro. Por isso, um pitch deck bem construído é a ferramenta certa para envolver e conquistar.

Conheça o programa de aceleração de startups do BRDE

Rodadas promovidas pelo BRDE

O Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) é uma instituição pública de fomento, controlada pelos três estados do Sul do país: Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Com agências nas três capitais (Curitiba, Florianópolis e Porto Alegre), o BRDE é referência em financiamentos de longo prazo para investimentos, capazes de transformar projetos em realidades.

Dessa forma, o banco está sempre voltado para as necessidades do setor produtivo e, com isso, tem como um de seus objetivos estratégicos a promoção do ecossistema de inovação da região Sul.

Além disso, o BRDE tem foco no apoio à aceleração de startups e a presença em fundos de investimentos em participações. Assim, dentro deste contexto, nasceu o BRDE Labs, em 2020.

O que é o BRDE Labs?

Esse programa tem o objetivo de qualificar a gestão e a estruturação das startups por meio de um processo de aceleração, com duração de quatro meses.

Nesse período, acontece a capacitação dos empreendedores e a entrega de ferramentas que os ajudem a validar as soluções propostas pelas startups, além da identificação de mudanças necessárias para atingir o mercado-alvo com a maior assertividade possível.

As startups podem, ainda, realizar a inscrição no canal oficial do BRDE no Youtube e adquirir mais conhecimento através das lives sobre o LABS, disponibilizadas gratuitamente.

Primeira edição do programa

A primeira edição do BRDE Labs no Rio Grande do Sul teve 188 startups inscritas, com 30 participando da etapa de pré-aceleração.

Entre essas, 12 startups foram escolhidas para a etapa de aceleração, entre agosto e novembro. No final, as três startups que demonstraram o melhor desempenho, com soluções inovadoras e perfil empreendedor, foram premiadas.

Segunda edição

A nova edição do BRDE Labs está em andamento, com iniciativas nos estados do Paraná e do Rio Grande do Sul.

No Paraná, algumas das maiores indústrias do estado estão juntas no programa para gerar inovação, tecnologia e desenvolvimento em conjunto com as startups participantes.

O período de inscrição do programa, realizado em parceria com a  Hot Milk, aceleradora da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), aconteceu entre junho e julho de 2021.

A avaliação dos materiais enviados e a seleção por pitch aconteceram em agosto. No mês de setembro acontece o período de imersão, com realização de reuniões de aprofundamento entre as startups e as empresas.

Por fim, o período de aceleração, com realização de materiais, workshops e implantação, vai acontecer entre os meses de outubro e dezembro.

No Rio Grande do Sul, o período de inscrições aconteceu entre julho e agosto de 2021. Realizado em parceria com a Universidade Feevale, o foco é na aceleração das startups e na conexão durante todo o processo com grandes empresas e instituições de diversas áreas do estado gaúcho.

Nessa edição do Rio Grande do Sul, as empresas clientes do BRDE participam desde o início da aceleração na condição de âncoras, contribuindo com sua experiência para identificar gargalos e propor os desafios a serem solucionados pelas startups.

O período de aceleração acontece de agosto a dezembro, com participação de 10 a 14 startups. Nessa etapa do programa são desenvolvidas as seguintes fases: validação, product market fit, go to market, crescimento e monitoramento e materiais.

Entre os benefícios entregues às startups participantes do BRDE Labs, estão:

  • Mentoria com especialistas do mercado;
  • Workshops de desenvolvimento e aprimoramento;
  • Conexões e networking;
  • Possibilidade de realização de provas de conceito (POCs);
  • Infraestrutura para aceleração;
  • Possibilidade de fazer negócios com as empresas parceiras do programa e acesso a fundos de investimentos.

O Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) é uma instituição de fomento criada pelos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, com o objetivo de fazer o Sul do Brasil prosperar.

Clique e conheça as oportunidades oferecidas pelo BRDE.