Referência em procedimentos estéticos, o Dr. Leo Fernandes faz questão de manter um atendimento humanizado aos seus pacientes
Referência em procedimentos estéticos, o Dr. Leo Fernandes faz questão de manter um atendimento humanizado aos seus pacientes| Foto: Divulgação/ Assessoria Dr. Leo Fernandes
  • Por Dr Leo Fernandes
  • 23/02/2021 17:58

O desenvolvimento da tecnologia certamente auxilia o homem a descomplicar tarefas essenciais em todos os setores da sociedade. No ramo da medicina, por exemplo, um simples atendimento por telemedicina – que antes parecia inviável e pouco confiável – pode auxiliar no diagnóstico de alguma enfermidade e a acelerar o processo de início do tratamento.

Atualmente, a comunidade médica pode utilizar ferramentas robóticas para a realização de cirurgias complexas em partes delicadas do corpo, tudo isso sem abrir mão da segurança e do controle total do procedimento. No entanto, à medida que a tecnologia avança, a relação interpessoal, a comunicação e os vínculos vão ficando em segundo plano, tanto na medicina quanto na relação entre as próprias pessoas.

É pensando nesse cenário que os laços entre o médico e o paciente tem se tornado um assunto bastante discutido. Muitas vezes, as pessoas precisam estabelecer algum tipo de ligação afetiva com o profissional, já que se encontram fragilizadas ou inseguras. Mas afinal, qual seria a importância do tratamento humanizado durante um procedimento médico?

O atendimento humanizado considera os cuidados com o paciente como um todo, buscando uma relação de confiança entre toda a equipe médica e o paciente e seus familiares, tornando o procedimento algo mais íntimo e agradável. De acordo com o Ministério da Saúde, a humanização dessa relação é a valorização dos usuários, trabalhadores e gestores no processo de produção de saúde, por meio da criação de vínculos solidários, da responsabilidade compartilhada e da participação coletiva nos processos de trabalho, objetivando a mudança na cultura da atenção aos pacientes.

No ramo dos procedimentos estéticos, a compreensão mútua entre o médico e o paciente é crucial para o sucesso de toda a operação e a satisfação de todos. Referência nesse segmento, o doutor Leo Fernandes prioriza essa relação mais próxima com os seus pacientes, no intuito de preservar a sensibilidade do atendimento humanizado.

Para o médico, atendimento humanizado e individualizado respeita a história de vida das pessoas
Para o médico, atendimento humanizado e individualizado respeita a história de vida das pessoas| Divulgação/ Assessoria Dr. Leo Fernandes

O médico reitera a necessidade de se aproximar dos seus pacientes nesse momento em que a tecnologia está substituindo diversas funcionalidades do dia a dia, prezando sempre pela empatia e colocando-se no lugar de quem busca um procedimento cirúrgico. Só assim, segundo ele, “é possível ter a exata dimensão dos sentimentos, angústias e desejos das pessoas, o que garante o melhor atendimento”.

Para o médico, é essa relação aberta e franca entre seus pacientes e ele que auxilia a manter o foco no procedimento com um todo. Assim, o médico consegue entender mais sobre o paciente e indicar o melhor plano cirúrgico para cada caso em específico.

“O atendimento humanizado e individualizado respeita a história de vida das pessoas e torna mais simples o processo de compreensão do motivo pelo qual o paciente escolheu fazer um determinado procedimento, independente de qual seja”, diz o doutor Leo Fernandes. Prova disso é que sua clínica conta com uma equipe de apoio especializada e alinhada aos valores do médico.

A clínica é referência em procedimentos estéticos e dá todo o suporte aos pacientes, desde o primeiro atendimento e o pré-cirúrgico até o pós-operatório, com um acompanhamento minucioso da recuperação, garantindo a qualidade e a segurança do atendimento individualizado.

Carreira e premiações

Formado emmedicina pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-MG), Dr. Leo Fernandes fez residência médica em Cirurgia Geral pela Santa Casa de Belo Horizonte e também em Cirurgia Plástica pela Santa Casa de Belo Horizonte.

Além de fazer parte da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), ele é membro internacional da American Society os Plastic Surgeons (ASPS) e participante do Grupo de Estudos de Células Tronco, em Mallorca, na Espanha.

Formado pela Universidade Federal de Juiz de Fora, o médico acumula prêmios e participações em programas de televisão.
Formado pela Universidade Federal de Juiz de Fora, o médico acumula prêmios e participações em programas de televisão.| Divulgação/ Assessoria Dr. Leo Fernandes

Em 2019, o médico recebeu três premiações: o Quality Brasil, que é um reconhecimento internacional de excelência para organizações, empreendedores e profissionais de destaque que contribuem efetivamente no desenvolvimento social e econômico global; o Top Of Quality Gold Internacional, um reconhecimento público de empresas no segmento industrial, comercial e de serviços, ou profissionais liberais que, com talento e capacidade de empreender, contribuem com o crescimento e desenvolvimento do país; e o Latin American Quality, que incentiva e apoia a competitividade das empresas e organizações latino-americanas. Além de prêmios, ele já fez participações especiais no programa Empresários de Sucesso, da Band News, em três oportunidades. Também foi jurado do concurso Miss Teen Paraná, em 2019, e foi convidado a palestrar na Assembléia Legislativa do Estado do Paraná (ALEP), durante sessão solene de encerramento do Outubro Rosa, em 2014, quando falou sobre cirurgias de reconstrução mamária.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]