A combinação entre a lipoaspiração e a abdominoplastia é uma opção viável em algumas situações.
A combinação entre a lipoaspiração e a abdominoplastia é uma opção viável em algumas situações.| Foto: Shutterstock
  • Por Dr. Leonardo Pereira Fernandes - CRM-PR: 30904 - Cirurgia Plástica RQE: 2732
  • 27/09/2021 17:57

Talvez você não saiba, mas é possível com a realização destes procedimentos: abdominoplastia e lipoaspiração.

A combinação dessas duas técnicas de cirurgia plástica é uma opção para mulheres e homens que buscam mais satisfação com o próprio corpo.

Nesses procedimentos, o cirurgião consegue reduzir a gordura localizada, diminuir a flacidez abdominal, aumentar o bumbum e remodelar o corpo.

Embora sejam técnicas distintas, as duas cirurgias são complementares. Mas afinal, qual a diferença entre elas?

Lipoaspiração é a retirada de excesso de gordura. Abdominoplastia é a retirada de excesso de pele.
Lipoaspiração é a retirada de excesso de gordura. Abdominoplastia é a retirada de excesso de pele.| Shutterstock

Diferenças entre a Lipoaspiração e a Abdominoplastia

A diferença entre as duas cirurgias está no objetivo almejado por cada uma delas. Enquanto a lipoaspiração tem foco na remoção da gordura localizada, a abdominoplastia visa diminuir a flacidez da pele.

Na lipo (nome popularizado para essa cirurgia), é feita a sucção das indesejáveis gordurinhas localizadas em diferentes regiões, como coxas, flancos, abdome, papada, costas, culotes, braços e outras.

Já a abdominoplastia é realizada para retirar o excesso de pele, remover gordura e também reconstruir a parede abdominal.

Resultados da lipoaspiração

Homens e mulheres que realizam essa cirurgia, geralmente enfrentam dificuldades para eliminar gorduras localizadas através de atividades físicas ou dieta alimentar.

O que essas pessoas buscam é um corpo mais delineado e, com isso, recuperar a autoestima e a vontade de usar trajes de banho em público, por exemplo.

Para segurança dos pacientes, existe um limite de retirada da gordura.

Resultados da abdominoplastia

Algumas pessoas se queixam do excesso de flacidez na região abdominal, decorrente da perda de peso ou retirada de gordura local. Com isso, elas desejam melhorar os contornos e aparência da região.

Então, após avaliar as condições do paciente, o cirurgião realiza aabdominoplastia para recuperar a firmeza dos músculos do abdômen, proporcionando um aspecto liso e modelado.

Saiba mais informações!.

Procedimentos complementares

Embora sejam cirurgias distintas, a lipoaspiraçãoe a abdominoplastia podem ser realizadas em conjunto.

Nesses casos, o cirurgião realiza a lipo primeiro, para retirada do acúmulo de gordura dos flancos e do abdômen. Na sequência, a abdominoplastiaé feita para diminuir o excesso de pele e flacidez.

Afinal, cirurgia plástica emagrece

Alguns pacientes podem emagrecer após se submeterem a cirurgias como lipoaspiraçãoe  abdominoplastia. Mas, é preciso esclarecer que esse não é o objetivo.

As duas cirurgias são realizadas com o intuito de proporcionar a redução de medidas, ou seja, centímetros da região. Por isso, elas não substituem o emagrecimento.

Isso porque a diminuição na balança que acontece pode ser também justificada pela retirada do excesso de gordura e pele.

Quem perder peso, inclusive, deve fazer isso anteriormente. O sobrepeso não impossibilita a realização da cirurgia, desde que o paciente esteja em processo de emagrecimento e com parâmetros de saúde que o atestem.

Como saber se a lipoaspiração e a abdominoplastia são indicadas no meu caso

O primeiro passo é procurar um profissional capacitado para fazer uma avaliação completa e debater com você todos os passos do procedimento.

Você pode realizar a busca no site do Conselho Federal de Medicina.

Dr. Leonardo Pereira Fernandes, cirurgião plástico (CRM/PR 30904, RQE 2732). É também membro internacional na Sociedade Americana de Cirurgiões Plásticos (ASPS, na sigla em inglês).