O IDR é um dispositivo fundamental desenvolvido para proteger pessoas e animais contra efeitos nocivos dos choques elétricos.
O IDR é um dispositivo fundamental desenvolvido para proteger pessoas e animais contra efeitos nocivos dos choques elétricos.| Foto: Shutterstock
  • Por Enerbras
  • 24/04/2024 17:36

Circuitos elétricos podem sofrer fugas de corrente que podem causar acidentes e choques, além de aumento da conta de energia. Por isso, a instalação de um Interruptor Diferencial Residencial (IDR) é fundamental em variados tipos de instalações elétricas. Esse dispositivo de segurança é responsável por desarmar o circuito elétrico em dadas condições, garantindo a segurança das pessoas.

Como o Interruptor Diferencial Residual funciona?

O IDR é um interruptor automático, que monitora a corrente elétrica e desliga o circuito elétrico se houver fuga de corrente superior à sensibilidade do dispositivo, que também é conhecido como Diferencial Residual (DR).

Mas atenção: apesar de ser um item fundamental para a segurança das instalações elétricas, ele não é o único e não deve ser confundido com o disjuntor, que desempenha outra função.

Quando o IDR é obrigatório?

O IDR é exigido pela Norma Brasileira de Instalações Elétricas ABNT NBR 5410 para proteger circuitos elétricos de ambientes frios e úmidos, como:

  • Circuitos de chuveiros, torneiras e aquecedores de passagem elétrica, além de pontos de alimentação elétrica para banheira de hidromassagem;
  • Circuitos que alimentam tomadas situadas em áreas externas da edificação;
  • Circuitos que alimentam tomadas situadas em áreas internas ou que possam alimentar equipamentos na área externa;
  • Circuitos que sirvam a pontos de utilização em cozinhas, copas, lavanderias, áreas de serviço, garagens e demais dependências internas normalmente molhadas ou sujeitas a lavagens.

Tipos de IDR

Os IDRs são classificados de acordo com sua corrente de sensibilidade, o que é definido pela máxima corrente de fuga admitida em miliamperes (mA). Cada tipo de dispositivo atende a uma necessidade diferente

A marca Enerbras tem vários modelos de IDRs bipolares e tetrapolares, com correntes nominais que variam de 25ª a 100 A e correntes de sensibilidade de 30 mA e 300 mA.

Os IDRs bipolares podem ser utilizados em circuitos Fase-Neutro ou Fase-Fase. Os tetrapolares, por sua vez, têm maior gama de possibilidades: fase-fase (FF), fase-neutro (FN),trifásico ou trifásico + neutro.

IDR de alta sensibilidade (30 mA)

Correntes de fuga superiores a 30 mA podem causar risco à vida de pessoas e animais, portanto, a energia deve ser interrompida quando o valor da corrente de fuga for igual ou maior que esse valor.

Dispositivos com corrente de sensibilidade de 30 mA são classificados como de alta sensibilidade, já que são dedicados ao desarme com valores baixos de corrente de fuga. São responsáveis pela proteção contra contato indireto com a eletricidade, isto é, quando há falha da isolação de um equipamento ou condutor elétrico. Devem ser utilizados para a proteção da vida de pessoas e animais contra efeitos nocivos de choques elétricos. São exigência da norma ABNT NBR 5410. Conheça um modelo abaixo:

IDR - Bipolar (30mA/63A) Enerbras

Ideal para proteger as pessoas dos efeitos nocivos dos choques elétricos.

IDR de baixa sensibilidade (300 mA)

Dispositivos diferenciais de baixa sensibilidade são, em geral, utilizados como proteção geral da instalação e edificação contra correntes de fuga de alto valor, que poderiam potencialmente causar um princípio de incêndio por arco elétrico. O IDR de baixa sensibilidade também sinaliza o  desperdício de energia mediante seu desarme.

A função de um IDR de 300mA é a proteção do patrimônio contra riscos de incêndio. Confira um modelo:

IDR - Tetrapolar (300mA/80A) Enerbras

Este IDR tetrapolar é instalado junto ao disjuntor geral e protege contra arco elétrico originado por valores elevados de corrente de fuga.

Como instalar o IDR?

Em primeiro lugar, é necessário contar com um eletricista qualificado para este trabalho. Este profissional instalará o IDR em série com o disjuntor do circuito a ser protegido. O dispositivo possui um botão de teste para simular fugas de corrente, assegurando seu pleno funcionamento. Os IDRs levam o esquema de ligação em sua marcação frontal.

A Enerbras tem vários modelos de IDR de qualidade comprovada

Agora que você já sabe qual a importância do IDR (proteger pessoas e animais contra os efeitos dos choques elétricos),  é hora de conhecer as opções deste dispositivo fundamental da Enerbras.

Desde 1995, a Enerbras é líder nacional e internacional no segmento de materiais elétricos, fabricando e importando mais de 2000 produtos como canaletas, ferramentas, utilidades, duchas, chuveiros e equipamentos de proteção, que vão garantir a sua segurança, incluindo diferentes modelos de IDR de alta e baixa sensibilidade, bipolares e tetrapolares da melhor qualidade.

Lembre-se que com segurança não se brinca. A proteção das correntes de fuga é fundamental em instalações elétricas.

Conheça todas as opções de IDR Enerbras aqui!