Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Telefonia

Anatel quer assinar semana que vem termos de uso do 4G

Operadoras vencedoras do leilão ainda questionam parte dos valores cobrados pelas licenças

Torre de celular instalada na Rua Jacarezinho, no bairro Mercês, em Curitiba | Marcelo Andrade / Agência de Notícias Gazeta do Povo
Torre de celular instalada na Rua Jacarezinho, no bairro Mercês, em Curitiba (Foto: Marcelo Andrade / Agência de Notícias Gazeta do Povo)

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) marcou para 5 de dezembro a assinatura dos termos de autorização para uso da faixa de 700 MHz para serviços celulares de quarta geração (4G), disse nesta quinta-feira (27) o presidente da agência, João Rezende.

Para assinar os termos e confirmar o resultado do leilão do 4G realizado no fim de setembro, porém, as empresas precisam pagar à agência os valores dos lances oferecidos no certame, disse Rezende.

Ele afirmou a jornalistas que as vencedoras do leilão, Vivo, Claro, TIM e Algar Telecom estão questionando parte dos valores cobrados pela agência pelas licenças.

Controvérsia

A divergência, de cerca de R$ 200 milhões somados os valores a serem pagos pelas quatro empresas, refere-se principalmente à contabilização de créditos tributários, segundo a agência.

"Para a Anatel, não há valor controverso", disse Rezende a jornalistas. Segundo ele, se as empresas eventualmente não pagarem, não poderão assinar os contratos e podem até perder as garantias e o direito de uso da frequência.

No leilão de 30 de setembro, as empresas vencedoras ofereceram um total de R$ 5,85 bilhões em lances, mas o valor efetivamente a ser pago seria ainda reduzido, já que duas licenças ficaram sem interessados, aumentando os gastos dos vencedores no rateio para limpar a faixa, hoje utilizada pela radiodifusão analógica.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.