O bom desempenho das ações ligadas a commodities e do setor de construção permitiu que o Ibovespa fechasse em alta nesta terça-feira, praticamente anulando a queda do dia anterior.
O principal índice das ações brasileiras terminou com valorização de 0,44 por cento, a 70.919 pontos. O giro financeiro do pregão foi de 6,06 bilhões de reais.
"O mercado acabou aceitando um pouco mais de risco", disse Kelly Trentin, analista da corretora Spinelli, destacando a alta de cerca de 1 por cento do índice das ações europeias no começo do dia, para o maior nível em 28 meses. "Mas reduziu a alta depois, acompanhando Nova York."
A minutos do fechamento, os índices Dow Jones e Standard & Poor's 500 tinham alta de 0,4 e 0,03 por cento, respectivamente. O desempenho era amortecido pelo resultado ruim do Citigroup e pela queda das ações da Apple.
Dados da BM&FBovespa têm indicado que boa parte da alta da demanda por ações no começo do ano vem do exterior. Nas duas primeiras semanas do ano, o saldo positivo das operações com estrangeiros era de 2,033 bilhões de reais.
Entre os papéis de maior destaque no Ibovespa estavam os ligados a matérias-primas, que acompanharam o maior apetite por risco no mercado internacional. As ações preferenciais da Vale, subiram 1,04 por cento, a 53,41 reais.
Nesta terça-feira, o presidente da Vale Minerals China, Luiz Meriz, disse que a produção total de minério de ferro aumentará 50 por cento até 2015. Em outra frente, o banco de investimento Morgan Stanley elevou o preço-alvo dos recibos de ações da Vale em Nova York de 38 para 44 dólares, destacando o cenário positivo para o preço do minério de ferro neste ano.
Já as ações preferenciais da Petrobras subiram 0,98 por cento, a 27,72 reais.
O setor de construção se destacou, após a Rossi mostrar forte crescimento das vendas no quarto trimestre. Analistas destacaram que as empresas do setor afastaram o pessimismo do mercado e cumpriram as metas operacionais a que se propuseram.
Rossi subiu 4,4 por cento, para 14,75 reais. Cyrela teve alta de 3,13 por cento, a 20,75 reais, e PDG Realty avançou 1,98 por cento, a 10,30 reais.
As ações da Embraer diminuíram a intensidade da alta, mas ainda ganharam 1,87 por cento, a 13,60 reais, após números melhores que o esperado sobre as entregas em 2010.
Na queda, o destaque ficou para as ações da Ambev, com variação de 3,3 por cento, a 46,09 reais.