As maiores redes de franquias em funcionamento no Brasil são empresas nacionais e estrangeiras com mais de dez anos de mercado que atuam, principalmente, nos segmentos de alimentação, educação e moda. Esse é o perfil das 50 maiores franqueadoras do país em números de unidades, segundo pesquisa feita pela Associação Brasileira de Franchising (ABF). Elas respondem por cerca de 60% de todo o faturamento do setor, que fechou o ano de 2016 com um crescimento de 8%.
O estudo mostra que as 50 maiores redes possuem, juntas, mais de 41 mil unidades em operação em todas as regiões do país. A média é de 833 estabelecimentos por marca e, na grande maioria dos casos (93%), as lojas físicas são o principal ponto comercial. Em todo o sistema de franquias, que reúne 3.031 marcas, há 142 mil pontos de venda.
O segmento de alimentação é o que apresenta o maior número de redes franqueadoras entre os 50 maiores grupos de franchising do país. São, ao todo, 18 marcas, o que representa 36% do total. As maiores são Subway, Cacau Show, Am Pm Mini Market, Mc Donald’s e BR Mania.
Logo atrás de alimentação aparece o setor de serviços educacionais, com 18% de participação, e moda, com 14%. A área de saúde, beleza e bem estar também tem presença significativa e reúne seis redes entre as 50 maiores, valor que representa 12% do total.
A maior
A maior rede franqueadora do país atua no segmento de beleza. A marca paranaense O Boticário lidera a lista com cerca de 3,7 mil unidades em operação, o que lhe garante um market share dentro de todo o varejo de produtos de beleza de 48,9%.
A marca foi uma das pioneiras do país no segmento de franchising. O negócio foi formatado para expandir por meio do modelo de parcerias ainda na década de 1980, quando ainda nem se falava em franquias no Brasil.