O preço da gasolina apresentou variação zero na primeira quadrissemana de setembro (últimos 30 dias encerrados em 7/9), conforme informação divulgada nesta quarta-feira pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) por meio do Índice de Preços ao Consumidor (IPC). No encerramento de agosto, o combustível havia apresentado queda de 0,09%.
O comportamento da gasolina tem ligação com o do álcool, que tem participação na composição do combustível oferecido aos consumidores do País. Na última pesquisa do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea/Esalq), divulgada na sexta-feira passada, o preço do álcool anidro, que é utilizado na mistura da gasolina, subiu 0,93% nas usinas paulistas.
Especificamente em relação ao valor do álcool vendido nos postos da cidade de São Paulo, a Fipe apurou por meio do IPC que houve elevação de 0,94% na primeira quadrissemana de setembro ante variação positiva de 0,93% no fechamento de agosto.
Outro combustível importante, o óleo diesel, apresentou alta de 0,76%, segundo a Fipe, ante aumento de 0,77% no final do mês passado.