Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Negociação

Para Patriota, acordo automotivo com México foi adequado

Para ministro das Relações Exteriores, era importante conseguir uma solução favorável ao setor de autopeças. Intenção agora é discutir a situação dos veículos pesados

O ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, disse nesta sexta-feira (16) que as mudanças no acordo automotivo entre Brasil e México foram consideradas "satisfatórias para os dois lados". Segundo o ministro, era importante para o Brasil uma solução favorável ao setor de autopeças, que registra um saldo positivo na balança comercial com o México.

Patriota disse também que o parceiro comercial é um dos grandes investidores no Brasil e que seria importante garantir o aprofundamento dessas relações. Por causa disso foi discutida a possibilidade de reativar a Comissão Binacional que trata de questões nas áreas econômica, de educação e tecnologia.

Os países também acertaram a visita de missões empresariais dos dois lados para analisar novas possibilidades de investimentos. "A relação com o México é muito mais ampla e continua crescendo" falou Patriota.

Veículos pesados

Embora não haja prazo para definir a inclusão de veículos pesados no acordo automotivo com o México, Patriota espera que isso possa ocorrer o mais breve possível. O Itamaraty reconhece, no entanto, que a adequação às normas ambientais e de padronização dificultam a exportação desse tipo de veículo por parte do Brasil.

Em relação ao aumento na exigência de conteúdo regional nos veículos leves, o governo brasileiro disse que essa é uma discussão que deverá ser feita também junto ao setor privado. Um dos objetivos do acordo assinado ontem é tentar alcançar um porcentual de 45% de conteúdo regional, o que vai depender da capacidade de produção das empresas dos dois países.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.