Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
mandado de segurança

Juíza obriga OAB a dar registro a bacharéis sem aprovação no exame

A Juíza da 23ª Vara Federal, Maria Amélia Almeida Senos de Carvalho, concedeu um mandado de segurança a seis estudantes formados em Direito, obrigando a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) a conceder o registro profissional aos bacharéis sem exigir deles a aprovação no exame da Ordem.

A Juíza considerou inconstitucional a exigência de aprovação em exame de ordem. De acordo com a juíza, apenas a qualificação já é ensino, é formação. Para Maria Amélia a Constituição limita o direito ao exercício da profissão à qualificação profissional fixada em lei.

Na sentença a juíza afirmou que "o exame de ordem não propicia qualificação nenhuma e como se vê das recentes notícias e decisões judiciais reconhecendo nulidade de questões dos exames (algumas por demais absurdas), tampouco serve como instrumento de medição da qualidade do ensino obtido pelo futuro profissional".

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.