Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Ensino Público

Na RMC, distância entre escolas é o maior problema

Na região metropolitana de Curitiba (RMC) a situação da falta de vagas é semelhante a da capital. Em Fazenda Rio Grande, a maior dificuldade é a distância entre as escolas. Como falta transporte, crianças e adolescentes muitas vezes têm de atravessar à pé a cidade, para poder ir às aulas. As salas também estão superlotadas. Onde deveriam estar 30 alunos, há mais de 40 matriculados. Alguns pais também ameaçam não levar os filhos para a escola. Há necessidade de 49 vagas somente em um colégio. No município, também há somente cinco creches para atender toda a população.

Em São José dos Pinhais, além da falta de vagas no ensino fundamental, faltam creches. Há 33 no município, mas o número é insuficiente para a demanda. Os conselheiros reclamam da falta de espaço nas escolas.

Em Colombo, o principal problema também é a distância entre as escolas. No fim do ano, cerca de 50 pais, por semana, foram até a sede do conselho reclamar a falta de escolas próximos a suas residências.

Em Almirante Tamandaré há pais que estão aguardando há mais de três anos para conseguir uma vaga nas creches do município. No dia em que a reportagem conversou com os conselheiros, havia dez pais reclamando da falta de estrutura para os filhos pequenos. Os casos são encaminhados para o Ministério Público, mas as famílias têm poucos resultados.

Nicole Gabriele Natálio Miranda tem 5 anos e desde os dois meses espera por uma vaga em alguma creche de Almirante Tamandaré. A avó, Elídia Jesus Natálio, tem a guarda da neta e todos os anos faz uma perigrinação para tentar garantir o direito da menina. Vai até as creches, ao Conselho Tutelar, ao Ministério Público e sempre tem uma resposta negativa. O encaminhamento é feito, mas as escolas argumentam que não há vaga. "Eu faço tudo o que poderia fazer. É um direito dela, está garantido no Estatuto da Criança e do Adolescente." Elídia tem diabetes e recentemente perdeu a visão. Trabalha como massoterapeuta e é obrigada a levar a neta junto. "Quando tenho de ir ao hospital, por exemplo, é sempre difícil porque tenho que encontrar alguém para ficar com a Nicole." (PC)

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.