• Carregando...
Tarcísio de Freitas
Tarcísio de Freitas (Republicanos), governador eleito de São Paulo.| Foto: Gazeta do Povo

Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos), ex-ministro e aliado do presidente Jair Bolsonaro (PL), está matematicamente eleito governador de São Paulo. Neste domingo (30), com todas as urnas apuradas, o candidato obteve 55,27% dos votos, mantendo dianteira já conquistada no primeiro turno sobre Fernando Haddad (PT), que fez 44,73% dos votos no segundo turno.

Na comparação com a primeira etapa do pleito, o ex-ministro de Bolsonaro conseguiu ampliar sua votação. No dia 2 de outubro, Tarcísio teve 9.881.995 votos (42,32%), frente a 8.337.139 votos de Haddad (35,70%).

Bolsonaro também venceu a eleição no estado, que é o maior colégio eleitoral do país. No primeiro turno, o presidente ganhou de Lula entre os paulistas, com 47,71% contra 40,89% do petista. Neste domingo, Bolsonaro obteve 55,24% de votos no estado, frente a 44,76% de Lula.

Mesmo assim, a vitória em São Paulo não foi suficiente para que Bolsonaro se reelegesse presidente. Ele perdeu a eleição para Lula, que foi eleito para um terceiro mandato no Palácio do Planalto com 50,90% dos votos.

Apoio de Garcia e prefeitos no interior

Com vantagem no segundo turno, Tarcísio se dedicou, durante a campanha, à realização de eventos com Bolsonaro. Ele não compareceu à maioria dos debates promovidos por redes de televisão, participando, apenas, dos eventos da Band e da TV Globo.

Logo após a primeira etapa da eleição, o candidato conseguiu reunir aliados importantes. Um deles foi do atual governador Rodrigo Garcia (PSDB), que declarou "apoio incondicional" a Tarcísio e Bolsonaro. Garcia chegou a promover um jantar, no Palácio dos Bandeirantes (a sede do governo paulista), para os dois candidatos e seus apoiadores.

O candidato também investiu em agendas no interior, região em que já tinha conseguido vitória na maioria dos municípios no primeiro turno.

Quem é Tarcísio e quais são as suas propostas

Nascido no Rio de Janeiro, Tarcísio é formado pela Academia Militar das Agulhas Negras e tem graduação em Engenharia Civil. Foi chefe da seção técnica da Companhia de Engenharia da Força de Paz do Brasil na Missão das Nações Unidas para a Estabilização do Haiti em 2005 e 2006. Também teve carreira na Controladoria-Geral da União.

No governo de Dilma Rousseff (PT), Tarcísio foi diretor-geral substituto no Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes). Também foi consultor legislativo na Câmara dos Deputados na área de desenvolvimento urbano, trânsito e transportes; e secretário de coordenação de projetos do Programa de Parcerias e Investimentos da gestão de Michel Temer (MDB).

Atualmente, Tarcísio é mais conhecido por ter sido ministro da Infraestrutura no governo de Jair Bolsonaro.

Durante a campanha, o candidato afirmou que iria avaliar a retirada das câmeras das fardas de policiais paulistas, além da privatização da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo). Também disse que iria atuar, junto ao Congresso Nacional, para que seja aprovada a diminuição da maioridade penal e o fim da audiência de custódia para presos em flagrante.

Veja a íntegra do plano de governo do governador eleito neste link.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]