Novo endereço

Arquitetura

CASACOR Paraná regressa ao Batel em sua 30ª edição

Cristina Seciuk
10/11/2023 18:14
Thumbnail

Casarão da década de 1980 localizado no coração do Batel será inteiramente requalificado para a CASACOR Paraná 2024

Um casarão erguido na década de 1980 será sede da CASACOR Paraná em 2024, ano que marca a 30ª edição da principal mostra de arquitetura, interiores, paisagismo e decoração do estado. Localizado no Batel, no número 2.222 da avenida Bispo Dom José, o imóvel será inteiramente requalificado e terá 40 ambientes entre as áreas interna e externa.
A diretora da CASACOR Paraná, Marina Nessi, destaca que o local fica há poucas quadras de distância do primeiro endereço da mostra, a antiga Casa Gomm (originalmente situada no terreno ocupado, hoje, pelo shopping Pátio Batel) e foi escolhido para atender ao desejo dos profissionais do setor de ver a mostra ocupando novamente uma residência (as últimas três edições foram realizadas no edifício Aqua, um imóvel comercial no bairro Seminário).
"'De volta a uma casa, no coração do Batel' é o mote que irá nortear nossos preparativos para celebrar o sucesso das três décadas de atuação. Mais uma vez iniciamos as atividades propondo a nossos expositores reflexões sobre as novas formas de morar nos dias atuais", completa.
Amplo jardim deve abrigar parte importante do percurso da mostra em 2024
Amplo jardim deve abrigar parte importante do percurso da mostra em 2024
Até a inauguração, marcada para o dia 03 de junho de 2024, a organização terá cronograma extenso pela frente, que começa com um mês de obras estruturais, entre janeiro e fevereiro. Esta etapa vai preparar o imóvel para receber os projetos do elenco. Na sequência, mais três meses para as obras de instalação e os períodos de montagem e produção até estar tudo pronto para a visitação, que estará aberta entre os dias 04 de junho e 28 de julho.
O percurso, com 40 ambientes, deve combinar espaços originais do imóvel a novas construções. "É uma casa que tem um tamanho interessante para a mostra, não tem importância arquitetônica, mas tem espaços bons e um jardim excepcional. Então vamos aproveitar a casa, mas também esse caminhar pelo jardim para criar o fluxo de visitação. Fomos requalificando espaços já existentes e criando espaços novos, tanto interna quanto externamente", revela Felipe Guerra, arquiteto idealizador do masterplan da CASACOR Paraná 2024.
Uma das estruturas novas a serem criadas para o evento promete ser justamente o cartão de visitas da mostra. Como o imóvel não tem fachada para a rua, com um recuo de quase 15 metros antes da casa, a ideia é aproveitar essa característica para erguer uma nova fachada. Ao entrar, o visitante vai atravessar o muro alto que dá acesso ao terreno, emoldurado pelo paredão de vegetação do paisagismo original, depois encontrará uma nova fachada, de inspiração modernista, e só depois dela a construção principal. "Ela é uma surpresa e a gente vai trabalhar justamente esse impacto", resume a diretora da mostra.
Recuo de quase 15 metros vai permitir a criação de uma nova fachada
Recuo de quase 15 metros vai permitir a criação de uma nova fachada
Os métodos construtivos a serem empregados ainda estão em análise, todos sustentáveis, rápidos e limpos. O esforço, segundo a organização, é para que a escolha permita a remoção e posterior reconstrução das estruturas, sem desperdício de material. Outro cuidado que deve nortear o trabalho a ser feito ali é a preservação do jardim.
"O paisagismo vai ser para complementar e dar um novo ar, mas mantendo essas espécies que tem 40 anos, são esculturas vegetais e fazem parte da história do lugar. A CASACOR ganha muito ao voltar para uma casa e para essa exuberância que há muitos anos a gente não tem", celebra Marina.
A busca pelo espaço ideal, no entanto, não foi simples. De acordo com Guerra, a já mencionada localização foi fator importante para a definição da nova sede, aliada a outras características imprescindíveis (e mais ligadas aos bastidores).
"Participei de todo o processo de escolha do imóvel e este não foi o primeiro. Visitamos dez, doze espaços pela cidade. Espaços comerciais, edifícios, edifícios abandonados, outras casas, mas é muito difícil achar um local que possa abrigar a CASACOR. Ou eles não tinham o charme necessário para os 30 anos ou não tinham capacidade. Quando a gente chegou aqui foi amor à primeira vista e não teve mais jeito, mas tem outra questão também, que é como esse imóvel vai se relacionar com o entorno durante o evento e antes dele. Tem toda a parte de montagem, caminhões circulando aos finais de semana, necessidade de aprovações com a prefeitura, com estacionamentos próximos para atender o evento, tem que ser predominantemente comercial... e deu tudo certo, era para ser aqui", arremata.
Sede escolhida para a CASACOR Paraná 2024 tem cômodos de tamanhos condizentes ao mercado imobiliário atual
Sede escolhida para a CASACOR Paraná 2024 tem cômodos de tamanhos condizentes ao mercado imobiliário atual
Para a edição de 2024, o elenco da mostra será provocado a pensar seus ambientes de acordo com o tema nacional - "De presente, o agora", divulgado em 31 de outubro em São Paulo -, num convite à reflexão sobre o momento atual e o legado que se quer deixar para o planeta e as próximas gerações, com o cuidado de valorizar a ancestralidade e a sustentabilidade. “Nosso tema é provocativo. Temos que instigar e intrigar, esse é o papel da CASACOR como principal player do mercado”, conclui a diretora da mostra no Paraná.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!