Adeus ano velho!

Arquitetura

Confira datas já confirmadas de eventos de arquitetura e design no calendário 2024

HAUS
15/12/2023 20:05
Thumbnail

Cersaie, em setembro, é um dos destaques do calendário anual. | Divulgação/Cersaie

A última página do calendário ainda nem virou e os olhos de profissionais e entusiastas da arquitetura e do design já estão em 2024. A temporada de eventos do setor tem sua etapa mais aquecida no primeiro semestre, promovendo um começo de ano sempre movimentado e inspirador. Quer se preparar para mais uma maratona de lançamentos e tendências? HAUS compilou as datas já confirmadas nos calendários nacional e internacional da arquitetura e do design para colocar na agenda!

Janeiro

Stand: Boomerang, Halle 11.2
Stand: Boomerang, Halle 11.2
  • IMM Cologne (Colônia/Alemanha) - É a maior feira de interiores da Alemanha, que em 2024 acontece de 14 a 18 de janeiro. Dedicada a negócios, apresentará as tendências para a próxima temporada com o tema central Conectando Comunidades.
  • Maison & Objet (Paris/França) - Em 2024, a Maison&Objet comemora 30 anos de excelência na indústria de decoração, design e estilo de vida com edição que começa em 18 de janeiro e se estende até 22 do mesmo mês. O tema deste ano, TECH EDEN ("Éden tecnológico", em tradução livre), transmite um otimismo onírico através da forma e da cor, focando desta vez em uma biofilia futurística, um novo mundo de bem-estar que será incorporado nas três áreas de expressão caras ao evento: arquitetura de interiores, varejo e hotelaria.
  • Ambiente Fair (Frankfurt/Alemanha) - Conhecida como uma das principais feiras internacionais de bens de consumo, objetos, artigos, utensílios e móveis domésticos, a Ambiente 2024 acontece entre 26 e 30 de janeiro.
  • ABIMAD (São Paulo) - Principal feira de alta decoração da América Latina terá sua 37ª edição no primeiro semestre, de 30 a janeiro e 2 de fevereiro (o evento conta com duas datas anuais, a do segundo semestre ainda não foi confirmada). Organizado pela Associação Brasileira das Indústrias de Móveis de Alta Decoração, o evento é focado em negócios, reunindo grandes nomes do segmento para apresentar lançamentos em mobiliário, acessórios e artigos para a casa.

Fevereiro

  • ABCASA Fair (São Paulo) - Entre 4 a 7 de fevereiro o Expo Center Norte recebe mais uma vez a ABCasa Fair, outra do segmento B2B (Business-to-Business), ou seja, voltada ao comércio entre empresas. A feira leva o nome de sua organizadora, a Associação Brasileira de Artigos para Casa, Decoração, Presentes, Utilidades Domésticas, Festas e Flores.
  • Stockholm Design Week (Estocolmo/Suécia) - Em fevereiro de 2024, entre os dias 5 e 11, a Stockholm Design Week coincide com a Feira de Móveis de Estocolmo com o objetivo de impulsionar a indústria do design escandinavo e fazer com que o design envolva profissionais e entusiastas. Durante os sete dias, a semana de design da cidade convida para uma agenda repleta de eventos, exposições e showrooms abertos.

Março

  • Expo Revestir + Haus Decor Show (São Paulo) - Com trajetória de mais de 20 anos a Expo Revestir é a maior feira de revestimentos e acabamentos da América Latina e uma das três maiores do mundo no segmento. Sua próxima edição acontece de 19 a 22 de março de 2024, no pavilhão São Paulo Expo, numa área de 65 mil m². O evento reúne anualmente público profissional altamente qualificado em torno das principais tendências e inovações repletas de design, tecnologia e sustentabilidade.
  • DW! Design Weekend (São Paulo) - A 13ª edição da Semana de Design de São Paulo ocorre entre 14 e 24 de março, abrangendo inúmeros espaços da cidade para promover a cultura criativa e suas conexões com a arte, a arquitetura e o urbanismo. Considerado o maior festival do setor da América Latina, a DW! apresentará algumas inovações em 2024, entre elas a inclusão de Preview Days na programação.

Abril

  • Milan Design Week (Milão/Itália) - Referência no design mundial, a Itália reserva ao público um dos mais concorridos eventos do setor na terceira semana de abril. A Semana de Design de Milão reúne o FuoriSalone (entre 15 e 21 de abril), que promove exibições, mostras e intervenções por toda a cidade, e o Salone del Mobile.Milano (de 16 a 21 de abril), evento líder na indústria de mobiliário e design a nível internacional. Em 2024 o Salão do Móvel escolheu a Inteligência Artificial como tema de sua campanha de comunicação, numa busca por fomentar a discussão na comunidade do design internacional.
  • SP-Arte (São Paulo) - Fundada em 2005, a SP-Arte é um grande encontro de arte e design. Cada edição apresenta mais de 5 mil obras e 2 mil artistas do Brasil e do mundo, reunindo galerias, editoras, revistas, museus e demais instituições no Pavilhão da Bienal, no parque Ibirapuera. Em 2024 ela ocorre entre 03 e 07 de abril.

Maio

  • NYCxDesign (Nova York/Estados Unidos) - Celebração oficial do design de Nova York, o festival NYCxDESIGN promove a cidade como um destino de design e serve como rede de apoio ao seu poderoso e multidisciplinar segmento, com a participação de designers, arquitetos e amantes da arte em eventos e exposições, tanto em formato físico quanto digital. Em 2024, o evento está marcado para maio, de 16 a 23.
  • Abertura do circuito CASACOR - Principal mostra de arquitetura, arte, design de interiores e paisagismo das Américas, a CASACOR já divulgou parte das datas do calendário 2024. Sob o tema "De presente, o agora", as primeiras a abrir as portas ao público serão Goiás, Piauí e São Paulo, com inaugurações em 05, 14 e 21 de maio, respectivamente.

Junho

  • Salão de Gramado (Rio Grande do Sul) - A edição comemorativa de dez anos do Salão de Gramado acontecerá no período de 10 a 13 de junho, no Pavilhão Serra Park. O evento, que surgiu da iniciativa de um grupo de empresários da região e tem o intuito fomentar o setor moveleiro, deve ser ampliado em 2024, com ações fora do pavilhão. Ainda dentre as ações promovidas pela organização, no dia 9 de junho será realizada a 2ª edição do Prêmio Salão de Gramado de Design.
  • Brasília Design Week (Distrito Federal) - Conhecida mundialmente por sua arquitetura modernista e seu planejamento urbano inovador, Brasília quer entrar no circuito mundial das semanas de design. Idealizada pela empreendedora Caetana Franarin e com curadoria de Nina Coimbra, a Brasília Design Week (ou BDW 2024) deve ocorrer no mês de junho com uma série de eventos paralelos e exposições. Entre elas, ABIMÓVEL e ApexBrasil participarão com o projeto Brazilian Furniture (que será exposto durante o Salone del Mobile.Milano mais cedo no ano, em abril).
  • MADE - Mercado Arte Design (São Paulo) - A MADE terá sua 12ª edição entre 05 a 09 de junho, ocupando mais uma vez o complexo do Pacaembu. Feira internacional de design colecionável, o evento é uma verdadeira celebração da criatividade e diversidade do design autoral brasileiro.
  • CASACOR Paraná - inauguração em 03 de junho de 2024.
  • CASACOR Itapema ( Santa Catarina) - abre ao público no dia 30 do mesmo mês.

Julho

  • ForMóbile (São Paulo) - A edição 2024 da ForMóbile vai celebrar os 10 anos do evento, dedicado à indústria de móveis e madeira. De 2 a 5 de julho mais de 550 marcas expositoras estarão reunidas no São Paulo Expo, com expectativa de receber 50 mil profissionais do segmento.

Setembro

  • Cersaie (Bolonha/Itália) - Maior feira de revestimentos, acabamentos, louças e metais do mundo, a Cersaie chega à sua 41ª edição em 2024, entre os dias 23 e 27 de setembro. A feira reunirá mais uma vez os mais importantes fabricantes do setor na cidade de Bolonha, Itália, para a apresentação de novas tendências de mercado.
  • CASACOR Ceará - abertura em 17 de setembro de 2024
  • CASACOR Florianópolis (Santa Catarina) - inauguração prevista para 29 de setembro.
  • Maison & Objet (Paris/França) - segunda edição do ano está marcada para ocorrer entre 5 a 9 de setembro.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!