Novo uso

Arquitetura

Imóvel assinado por Lolô Cornelsen é transformado em showroom-conceito em Guaratuba

Guaratuba
30/05/2023 15:10
Thumbnail

Vista aérea do imóvel, no Morro de Caieiras | Cristina Seciuk/HAUS

A casa localizada no número 1 da avenida Atlântica, em Guaratuba, é um ícone da paisagem local. O imóvel, de pintura branca, se destaca contra a vegetação e surge apoiado sobre as rochas do Morro de Caieiras, vários metros acima do nível do mar. Assinado pelo mestre Ayrton 'Lolô' Cornelsen, o casarão foi erguido em 1980 e nunca saiu da família Pedrosa - para quem foi projetado -, mas estava fechado e sem manutenção havia sete anos. Neste sábado (27), porém, a residência foi reaberta com novo propósito: deixou de ser casa de veraneio para se tornar inspiração para projetos do tipo.
Batizado de Casamar, o negócio idealizado pela designer de interiores e empresária Priscila Poli ganhou forma após um ano de obras. Parte das características do imóvel foram preservadas, mas o projeto original, com 225 m² de área construída, sofreu uma série de modificações.
A principal foi uma ampliação de 105 m², projetada pela arquiteta Gabriela Podbevsek Biscaia, com criação de uma nova ala no andar superior, que abrigará a equipe de 12 profissionais. Em alterações menores, uma parede foi posta abaixo para dar à cozinha um conceito aberto e revestimentos foram substituídos por opções mais modernas.
Reforma durou um ano e alterou características do projeto inicial para dar mais modernidade ao imóvel. Nas imagens de antes e depois, por exemplo, é possível ver que o piso original foi substituído e detalhes arquitetônicos foram minimizados.
Reforma durou um ano e alterou características do projeto inicial para dar mais modernidade ao imóvel. Nas imagens de antes e depois, por exemplo, é possível ver que o piso original foi substituído e detalhes arquitetônicos foram minimizados.
Foi construída também uma escadaria em madeira, com dois lances que desembocam diretamente na plataforma, diante da casa. O projeto original tem outros dois acessos: uma rampa para veículos e escadarias projetadas junto às pedras, com bancos para descanso.

Inspiração para novos projetos

A Casamar tem como objetivo oferecer soluções de design completas para quem pretende construir, reformar ou decorar seu imóvel em Guaratuba. Na prática, a casa se revela um showroom, vitrine dos serviços de parceiros e mostruário de revestimentos, mobiliário solto e sob medida que podem ser especificados pela equipe.
Um diferencial do negócio é a possibilidade de hospedagem para clientes. Priscila Poli afirma que as viagens de bate-volta são reclamação constante entre os clientes que acompanham obras no litoral. Para melhorar essa experiência, a estrutura da suíte foi preservada na reforma do casarão e o quarto será disponibilizado para pernoites ou diárias individuais.
"Queremos ir além, não é sobre mobiliar, é sobre eternizar, criar histórias e memórias. Você já imaginou ser recebido em uma suíte de luxo no final de semana em que decide os últimos detalhes do projeto da sua casa de férias perfeita? Queremos inovar e encantar nossos clientes”, frisa a empresária.
Priscila Poli revela ainda que pretende dar aspecto multifuncional à residência, com a oferta de experiências, instalação de uma galeria de arte e operação de café bar, que devem funcionar a partir do segundo semestre.

Lolô

Um dos últimos nomes do modernismo brasileiro, Lolô Cornelsen mostra outras características na casa do morro de Caieiras. O projeto é repleto de linhas arredondadas e orgânicas, evocando a influência da arquitetura portuguesa na obra do arquiteto e engenheiro, que fixou residência no país durante a ditadura militar brasileira.
Chama a atenção a integração do projeto ao ambiente em que foi construído, com a presença de uma grande rocha ladeando um dos cômodos e fazendo a conexão com a área externa, da piscina. Ademais, elementos preservados na reforma - como a escadaria sem revestimentos, inteiramente pintada de branco dos degraus ao corrimão, e a cama da suíte, construída em alvenaria e integrada ao piso - são um afago aos visitantes que tem a oportunidade de conhecer o imóvel e mais um pedaço do gênio Lolô.
*A repórter viajou a convite da Casamar.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!