Patrimônio

Arquitetura

Museu da Casa Brasileira tem nova sede anunciada e reabrirá em 2025

Cristina Seciuk
06/04/2023 15:38
Thumbnail

Projetado por Gregori Warchavchik, imóvel é considerado primeiro exemplar da arquitetura moderna construído no país. | Reprodução/Museu da Cidade de São Paulo

A Casa Modernista, projetada por Gregori Warchavchik e considerada o primeiro imóvel do estilo construído no país, será a nova sede do Museu da Casa Brasileira, único dedicado à arquitetura e ao design no Brasil. O acervo está de mudança após o anúncio de encerramento do acordo de ocupação do Solar Fábio Prado e de gestão do museu entre a dona do espaço, a Fundação Padre Anchieta, e a Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo.
A definição de nova sede veio rápido, mas a reabertura terá que esperar. Localizada na Vila Mariana, zona sul de São Paulo, a Casa Modernista passará por reforma antes de receber o MCB. A previsão é de que a retomada das atividades aconteça apenas em 2025. As informações foram confirmada a HAUS pela assessoria do museu.
A partir de 30 de abril, quando o museu deixa o Solar na Faria Lima, o acervo será levado para uma reserva técnica ou para exposição no Museu do Ipiranga de acordo com a Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo. Essa definição deve sair até o final do mês.
Ainda de acordo com a secretaria paulista, o projeto de restauração do novo endereço deve levar "pelo menos 24 meses". Segundo informação publicada pela Folha de S.Paulo, a transferência do MCB para a nova sede deve custar R$ 25 milhões, valor que deve ser custeado através de recursos captados pela Lei Rouanet e por ações de mecenato.

Novo endereço

Importante símbolo arquitetônico brasileiro, a Casa Modernista foi projetada em 1927 e erguida em 1928 para servir de residência à família de seu idealizador, o arquiteto ucraniano Gregori Warchavchik. O imóvel é tombado pelo Instituto do Património Histórico e Artístico Nacional (Iphan), pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico (Condephaat) e pelo Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo (Conpresp).

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!