Novidades

Decoração

ABIMAD’36: confira 13 destaques da principal feira de décor da América Latina

Cristina Seciuk
20/07/2023 14:33
Thumbnail
Principal feira de alta decoração da América Latina, a Abimad volta a ocupar os corredores do São Paulo Expo em sua 36ª edição, a segunda de 2023, ano que marca os 20 anos de história da Associação Brasileira das Indústrias do setor, que dá nome ao evento*. São mais de cem expositores distribuídos em uma área expositiva de 25 mil m².
Focada em negócios, a feira reúne grandes nomes do segmento que apresentam mobiliário, acessórios e artigos de alta decoração, lançamentos que estarão nas lojas no segundo semestre. HAUS visitou a feira e separou 13 destaques. Confira:

Linee

A linha Gude, assinada pelo estúdio Galho para a Linee, é a estrela do estande. Poltrona e pufe, que foram expostos na edição mais recente do Salão do Móvel de Milão, têm pegada irreverente, com o estofado composto por várias bolas acomodadas sobre encosto e assento de rede, uma clara inspiração na nostálgica brincadeira da infância.

Sol Studio

O sofá Grafite criado pelo designer Sergio Batista para o Sol Studio se destaca pelo design dinâmico, com movimento e volumetria. A peça permite múltiplas opções de modulação de acordo com o layout do ambiente, permitindo composições criativas.

Acoord Iluminação

Focada na iluminação, como bem indica o nome da marca, a Accord faz seu retorno ao mobiliário nesta edição da Abimad. Inaugurada em 1998 como movelaria, a empresa passou a se dedicar exclusivamente à luz em 2008 e volta às origens com coleções assinadas pelo designer Bruno Felippe. Abaixo, a linha Caetés traz arandelas e colunas multifunção, que são também mancebos de parede e piso.
O estande apresenta também a linha Bloom, de mesas de apoio e de centro, caracterizadas pelas linhas orgânicas, os veios da madeira e a continuidade entre tampo e pés.

Meridiano Design

O mix de materiais da mesa Pill é o carro-chefe da Meridiano Design para o evento. O lançamento, assinado por Jonas Carnelossi, alia o calor da madeira lyptus à transparência e permeabilidade visual do vidro. A peça também surge em versão inteiramente em madeira maciça feita a mão.

Estúdio Vira

Destaque na Abimad 35, realizada em fevereiro, a coleção Baquetas de Marcelo Setfanovicz para o Estúdio Vira (ex Artiaio) ganhou nova peça. A mesa de centro tem apoio formado por cerca de 280 baquetas e é lançada em edição seriada. Serão produzidas cinco peças em cada acabamento disponível: Marfim, Jatobá, madeira ebanizada, terracota e off-white.
Ainda no Estúdio Vira, o toque conceitual e elegante do modelo Riva, de Tiago Curioni, nas versões cadeira e banqueta.

James Móveis

Pepê Lima assina mais uma colaboração com a James Móveis: a poltrona Theodor. O multilaminado anatômico faz par com a estrutura metálica que forma braços e pés do móvel em uma linha contínua que "abraça" a peça.
Outra novidade da James é a linha pet, que traz pufe e caminha em dois tamanhos, além da mesa de apoio Quinoa. O móvel multifuncional é inteiramente estofado por dentro e tem o tampo removível (quem tem gato entende).

Nolan Collection Móveis

A Nolan estreia na linha outdoor com a Donna. A coleção é composta por poltrona, chaise e pufes com clara inspiração na natureza, assemelhando-se a seixos empilhados. Os estofados são fabricados com espuma especial suíça que não retém água e tecidos impermeabilizados.

Fibras Arte

O mobiliário externo aparece também em madeira, com destaque para os lançamentos da Fibras Arte. A espreguiçadeira dupla Fofoqueira tem assentos que se movem permitindo que os ocupantes sentem-se olhando um para o outro ou lado a lado.
Já a chaise Apenunga tem pegada escultural em duas versões, madeira Muiracatiara e acrílico.

Combinare

A continuidade entre estofado e base chama a atenção na linha Ava da Combinare, que estreia sua primeira família de produtos. A coleção é composta por poltrona, pufe e cadeira (na imagem abaixo).

Maiori Casa

A aposta da Maori Casa é o bouclé, que segue muito presente entre os lançamentos de modo geral. A marca traz o bouclé indiano feito a mão em três novas coleções de tapetes. São oito variações, todas em off-white. As cores também tem vez, com o lançamento do tecido em tons escuros de azul e verde para dar mais bossa à cartela dedicada aos estofados.

By Poli

Novas famílias na By Poli colocam a cor da resina em castiçais, elos, vasos e luminárias. Na imagem, os três modelos dos castiçais Curvos.

Corbelli

O espelho Antúrio é um dos principais lançamentos da Corbelli. O desenho, que une beleza e função, é do estúdio próprio da marca.

A Alma Brasileira

Estreia do ano na Abimad, a exposição 'A Alma Brasileira', com curadoria de Cris Rosenbaum, levou para o pavilhão 14 marcas criativas, com identidades distintas e marcantes, originárias de vários estados do Brasil. A curadoria reúne trabalhos com diferentes composições, técnicas e suportes, trabalhos autorais que refletem o melhor do design brasileiro, com produtos de alta qualidade estética, originalidade, inovação e atributos de sustentabilidade.
Destaque para a ousadia da mineira Alva Design (acima), que apresentou peças como o biombo Cerca e a mesa de centro Carrapato, e para a marchetaria do artista premiado Chico Margarita (abaixo), representada pela poltrona Abraço 3, em Freijó – natural e ebanizado – e imbuia.
A edição de inverno da Abimad segue até a sexta-feria (21) no São Paulo Expo. A feira é gratuita, mas voltada exclusivamente para lojistas de móveis e objetos de decoração, arquitetos, designers, decoradores e imprensa. Para participar, é preciso se credenciar no site do evento – www.abimad.com.br – ou no local.
*HAUS viajou a convite da organização.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!