Solar Fábio Prado

Design

Museu da Casa Brasileira vai deixar sede histórica e tem futuro incerto

Cristina Seciuk
04/04/2023 21:06
Thumbnail

Único museu do país dedicado a pensar o morar pelo viés da arquitetura e do design, MCB perderá sede e não tem previsão de reabertura. | Chema Llanos/Museu da Casa Brasileira

A avenida Faria Lima, em São Paulo, perderá um residente ilustre nos próximos dias: a partir de maio o Museu da Casa Brasileira deixará o Solar Fábio Prado, imóvel que ocupa desde 1972, dois anos após sua criação, como Museu do Mobiliário Artístico e Histórico Brasileiro. Procurado, o único museu do país dedicado a pensar o morar pelo viés da arquitetura e do design confirmou que encerra suas atividades no local no dia 30 de abril, um domingo, e que ainda não tem novo endereço para reabertura.
A mesma data marca o fim precoce de um convênio assinado com a Fundação Padre Anchieta, que é dona do Solar, para a gestão do MCB. Deste modo, ao final do mês o museu volta a ser responsabilidade direta da Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, a quem caberá definir o futuro da instituição. Assim como o imóvel, uma parte do acervo que hoje integra o MCB também é de propriedade da FPA e deve permanecer no espaço após a saída do museu.
Em nota enviada à reportagem, a secretaria paulista afirmou que o convênio com a Fundação Padre Anchieta foi encerrado de comum acordo, mas não aponta os motivos que levaram à dissolução do mesmo, renovado em 2021 e que originalmente se estenderia até 2026.
De acordo com o governo de SP, a parte do acervo que está hoje no local e que pertence ao Estado será transferida para uma reserva técnica "até que seja redefinido, em breve, o novo espaço para o Museu da Casa Brasileira". A secretaria, no entanto, não informou se há prazo para esta definição ou se ela já está em discussão. A informação oficial é de que o museu "será transferido para outro espaço na capital paulista, mantendo os mesmos padrões voltados à preservação e difusão da cultura material da casa brasileira".
Ficarão guardados até segunda ordem móveis e objetos históricos, obras de arte além de rico acervo arquivístico composto por relatos de viajantes, literatura ficcional, inventários de família e testamentos que revelam hábitos culturais da casa brasileira.
Outra indefinição no cenário tem relação com a programação do museu. A informação divulgada pelo MCB é de que as mostras que constam do calendário da instituição para os próximos meses deverão acontecer em novo espaço, quando o museu for reaberto. Já a Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo indica menos certeza. Conforme a pasta, responsável pelo MCB, "a programação das exposições para os próximos meses está em processo de reavaliação".
HAUS não conseguiu contato com a Fundação Padre Anchieta para mais detalhes sobre sua saída da gestão do MCB e os usos futuros do Solar, projetado pelo arquiteto Wladimir Alves de Souza. Neoclássico, o imóvel foi construído entre 1942 e 1945 e doado à FPA em 1968 por Renata Crespi Prado, viúva do ex-prefeito de São Paulo Fábio da Silva Crespi.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!