Promoção comercial

Design

Projeto Brazilian Furtinure levará mobiliário nacional para oito países em 2024

Cristina Seciuk
08/01/2024 15:55
Thumbnail

Mostra brasileira no FuoriSalone 2022 | Divulgação

Com o objetivo promover a internacionalização de marcas brasileiras de mobiliário e incrementar as exportações do setor, o projeto Brazilian Furniture terá um 2024 movimentado. A iniciativa levará marcas e designers brazucas para ações distribuídas por América do Norte, Europa e Ásia de olho em ampliar oportunidades de engajamento com compradores internacionais e novos mercados consumidores para os produtos brasileiros.
A proposta de fomento e promoção comercial é encabeçada pela Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário (Abimóvel) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e tem um norte: destacar o Brasil como potência em design e produção de mobiliário no cenário global, com vocação sustentável, inovadora e de excelência produtiva.
Sexto maior produtor de móveis do mundo, o setor moveleiro nacional exporta para cerca de 180 países.

Primeiro semestre

No primeiro semestre, o cronograma de ações do projeto Brazilian Furniture gira em torno dos maiores eventos mundiais do segmento. Já em janeiro, entre os dias 14 e 18, está prevista participação na IMM (Internationale Möbelmesse), uma das principais feiras moveleiras do globo, em Colônia, na Alemanha.
Entre 14 e 17 de fevereiro a agenda é no México, considerado mercado potencial em crescimento. Por lá a presença será Expo Mueble, em Guadalajara, com perspectiva por atrair não só o mercado mexicano, mas também compradores estratégicos de todas as Américas (Norte, Sul e Central), fortalecendo laços comerciais na região.
Abril será marcado pela tradicionalíssima Semana de Design de Milão, com participação de peso. O espaço expositivo e as ações promovidas durante o Salone del Mobile e o Fuorisalone são considerados pelas entidades como "a mais importante vitrine para o potencial da indústria e do design brasileiro".
Presença brasileira na Semana de Design de Milão 2023
Presença brasileira na Semana de Design de Milão 2023
Além de estandes exclusivos dentro da feira, o projeto promoverá outras atividades, tanto nos pavilhões do Rho Fiera quanto em distritos de design espalhados pela cidade, entre os dias 15 e 21 de abril.
Da Itália o projeto segue para os Estados Unidos, maior parceiro comercial da indústria brasileira de móveis. Em solo norte-americano, a agenda é focada na ICFF (International Contemporary Furniture Fair), feira internacional de mobiliário contemporâneo de Nova York. Entre os dias 16 e 21 de maio o objetivo será estreitar laços estratégicos e posicionar as empresas brasileiras entre os grandes players globais.

Segundo semestre

Para o segunda metade de 2024, o foco do projeto no exterior está voltado a missões comerciais. São três já previstas: Oriente Médio e Índia, em agosto, e Chile, em setembro.
Na avaliação de Abimóvel e ApexBrasil, os destinos escolhidos se apresentam como mercados estratégicos para a indústria moveleira nacional e também para outros setores produtivos.
O Oriente Médio se destaca em função da demanda e do alto poder aquisitivo da região. A Índia chama a atenção por suas características demográficas - marcadamente as crescentes classes média e alta, que impulsionam a economia local do país mais populoso do mundo. Já o Chile é visto como uma das economias mais proeminentes da América do Sul, além de surgir como porta de entrada e distribuição para outros países da região.

Inside job

Além das ações no exterior, o cronograma do projeto Brazilian Furniture conta ainda com agendas dentro do Brasil.
Com o objetivo de proporcionar abertura para novos mercados e atrair visitantes estrangeiros para eventos nacionais do setor serão duas edições do chamado Projeto Comprador, durante a Movelpar (em Arapongas/PR) e a ForMóbile (São Paulo/SP), em janeiro e julho, respectivamente. A iniciativa busca conectar compradores estrangeiros interessados nos produtos brasileiros com empresas  nacionais participantes.
Por fim, o Brazilian Furniture vai integrar a programação da DW!, em São Paulo, com a primeira edição do encontro “Mulheres e Conexões”, com apoio do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, da Confederação Nacional da Indústria, entre outros. A iniciativa promete reunir importantes nomes femininos do setor moveleiro e do design para discutir sobre equidade e participação das mulheres na indústria e no mercado.
Atualmente o projeto de internacionalização Brazilian Furniture reúne cerca de 150 empresas que têm acesso a informações de inteligência comercial e competitiva, feiras e missões comerciais internacionais, projetos e programas voltados à visibilidade e promoção comercial no exterior.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!