i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Opinião

A tradição de infanticídios e sacrifícios humanos indígenas que a esquerda relativiza

  • Por Jones Rossi
  • 16/11/2019 19:20
Estátua do deus da chuva asteca, Tlaloc
Estátua do deus da chuva asteca, Tlaloc, na entrada do Museu Nacional de Antropologia do México| Foto: Imagem de <a href="https://pixabay.com/pt/users/mochilazocultural-336976/?utm_source=link-attribution&amp;utm_medium=referral&amp;utm_campaign=image&amp;utm_content=1962367">Angel Chavez</a> por <a href="https://pixabay.com/pt/?utm_source=link-attribution&amp;utm_medium=referral&amp;utm_campaign=image&amp;utm_content=1962367">Pixabay</a>

Poucos filósofos defendem o relativismo. Com argumentos fáceis de defender em situações hipotéticas, se aplicados à vida real eles se revelam falhos. Mesmo sem prestígio entre quem dedica a vida ao estudo do pensamento, o relativismo encontrou terreno fértil para prosperar entre parte da esquerda brasileira. Para quem não está familiarizado, o relativismo defende que não existem culturas ou mesmo princípios morais superiores, já que diferentes grupos têm códigos morais diferentes. Ou seja, tudo é permitido.

Essa visão de mundo um tanto peculiar, para dizer o mínimo, se manifestou após fala da ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, dando a entender que o governo brasileiro vai intervir nas tribos indígenas que enterram crianças vivas. Uma porção de deputados de partidos esquerdistas saiu correndo em defesa do que é, na prática, infanticídio puro e simples, sob o pretexto furado de “proteção à cultura dos índios”.

Em comentário ao site Huffington Post Brasil, o deputado Júlio Delgado (PSB-MG), membro da Frente Parlamentar em Defesa dos Povos Indígenas, afirmou que as declarações da ministra revelam “um desconhecimento total sobre a cultura dos povos indígenas desenvolverem suas crianças”. E continuou, fazendo uma afirmação que é relativismo puro: “Ela não pode querer trazer a influência de outras raças e gêneros acima da forma de indígenas”.

Como não faltam deputados de prontidão para defender a bela e moral cultura indígena do assassinato de crianças, logo apareceu também o deputado David Miranda (PSol-RJ) para manifestar seu apoio ao sepultamento de crianças vivas. “Damares não pode ser levada à sério, não se pode dar crédito ao que fala, nada do que diz é comprovado por ela. É lamentável que uma ministra insista nessa verborragia racista e fundamentalista contra os povos indígenas. É muito grave”.

Paraíso na terra

Existe uma crença arraigada entre setores da esquerda de que a América pré-colombiana era um paraíso. E uma das coisas mais caras aos comunistas sempre foi a ideia de que a ideologia que defendem seria capaz de produzir um novo mundo sem desigualdades, sem injustiças, sem pobreza. O fato de ter provocado exatamente o oposto disso em todos os lugares onde foi implantada não os fez esmorecer. E na América do Sul virou modinha entre essa galera enxergar a cultura indígena com esse olhar deslumbrado, como se os maias, astecas, incas e tupi-guaranis praticassem uma espécie de “comunismo raiz”.

Talvez o único ponto de interseção entre o comunismo e as civilizações que povoaram a América antes da chegada dos europeus fosse a facilidade em produzir cadáveres — e antes que alguém interprete isso como um salvo-conduto à matança promovida por espanhóis, holandeses, franceses, ingleses e portugueses por aqui, pode tirar o cavalo da chuva porque não é.

Vamos fazer um breve histórico desse paraíso terrestre. A civilização maia, que ocupava a região onde ficam atualmente o México e a Guatemala, desapareceu misteriosamente por volta do ano 900 após dois séculos de lento declínio. A hipótese mais aceita é que os maias travaram guerras tão destrutivas uns contra os outros até a civilização inteira entrar em colapso. Os indícios arqueológicos mostram que aos poucos a sociedade maia foi ficando mais violenta. Arqueólogos encontraram cidades abandonadas com esqueletos de mulheres (algumas grávidas) e crianças desmembradas. As estimativas mais conservadoras tratam de pelo menos um milhão de mortos.

Cerca de meio milênio depois, os astecas, outra civilização que vivia no México, estavam matando a todo vapor, numa escala jamais vista em qualquer outra parte do mundo. No livro ‘City of Sacrifice: The Aztec Empire and the Role of Violence in Civilization’ (Cidade do Sacrifício: O Império Asteca e o Papel da Violência na Civilização, sem edição no Brasil) o historiador americano David Carrasco cita as memórias de Bernal Díaz del Castillo, conquistador e cronista que serviu a Hernan Cortez. Eis seu relato sobre o que os astecas fizeram com os espanhóis capturados:

“(…) e nós todos olhávamos na direção da alta pirâmide… e vimos que nossos companheiros… estavam sendo carregados à força pelos degraus acima… eles os forçaram a dançar diante deles, e depois que haviam dançado, eles imediatamente os colocaram deitados de costas em pedras bem estreitas… e com algumas facas abriram seus peitos e tiraram seus corações palpitantes e os ofereceram a seus ídolos.

Jogaram os corpos degraus abaixo, aos pontapés, e os carniceiros indígenas que esperavam embaixo cortaram seus braços e pernas, e arrancaram a pele dos rostos e a prepararam depois como couro de luvas, ainda com a barba… e a carne eles a comeram em chilmole."

O escritor Matthew White, que incluiu os sacrifícios humanos astecas em seu ‘Grande Livro das Coisas Horríveis: A crônica definitiva da história das 100 piores atrocidades’, explica em detalhes o ritual.

“O maior número de sacrifícios ocorreu no Grande Templo de Tenochtitlán, uma cidade construída sobre as ilhas de um lago. O templo era dedicado a Huitzilopochtli, o deus do sol e da guerra. Prisioneiros dopados, às dezenas e centenas, eram levados para o topo da pirâmide. Ali, à vista dos deuses e da cidade, uma equipe de sacerdotes agarrava um membro ou a cabeça da vítima e a faziam deitar-se. O sacerdote sacrificial arrancava o coração pulsante do prisioneiro com uma faca de obsidiana e depois queimava-o no altar.

Em seguida, o cadáver era jogado degraus abaixo, onde era despido, esquartejado, cozinhado e comido. O proprietário do prisioneiro sacrificial ficava com as melhores porções da carne, que eram servidas num banquete da família, enquanto um guisado feito do rebotalho alimentava as massas. Pumas, lobos e jaguares do jardim zoológico roíam os ossos.”

De acordo com White, outro ritual conhecido como Esfolamento dos Homens era realizado em honra ao deus Xipe Totec. “A cerimônia começava com um dia comum, extraindo corações no alto da pirâmide, depois do qual o cadáver era retalhado para um festim de família. Depois que o prisioneiro morria, os sacerdotes abriam seu corpo, e os celebrantes o comiam. Seu patrocinador levava uma tigela de sangue a todos os templos para pintar a boca dos ídolos. Então ele usava a pele do homem morto por vinte dias, enquanto ela apodrecia.”

Evidentemente as crianças não escapavam da carnificina. “Crianças eram sacrificadas a Tlaloc, o deus da chuva. Bebês nascidos com certas características físicas em dias astrologicamente significativos tinham especial valor, mas qualquer criança também servia. Suas gargantas eram cortadas depois que o sacerdote as fazia chorar, recolhendo suas lágrimas”, conta White.

Em uma única cerimônia, realizada em 1487, calcula-se que 20 mil pessoas foram sacrificadas. “Foram necessárias quatro equipes de sacerdotes, durante quatro dias, para matar todos os prisioneiros, enquanto o sangue se acumulava em poças e manchava a base da pirâmide.”

Desde Anchieta

No Brasil, como conta o repórter Tiago Cordeiro em reportagem para a Gazeta do Povo, em 1565 já existe o relato de José de Anchieta desenterrando uma criança recém-nascida. “O menino nasceu saudável. Mas, como a mãe havia se divorciado, uma prática comum naquela tribo, e já tinha outro esposo, a avó paterna decidiu que, segundo o relato do missionário jesuíta, ‘ficava o menino mestiço de duas sementes (…) e que tais depois são débeis’. Retirado da cova rasa, o bebê não resistiu.”

“Em outra ocasião, Anchieta soube do enterro de um bebê que nascera, segundo seu relato, ‘sem nariz e não sei que outras enfermidades’. E por isso havia sido colocado em um buraco por um irmão mais velho, a mando do pai, já que ‘assim fazem a todos os que nascem com alguma falta ou deformidade’.”

A prática infelizmente não ficou no passado. Em 2018, avó e bisavó enterraram um recém-nascido que só foi salvo porque os vizinhos escutaram o choro e chamaram a polícia. “A polícia apurou que o parto em casa e o enterro da criança viva foram planejados e contaram com a presença de familiares que moram na mesma reserva indígena”.

“O Mapa da Violência, em sua edição de 2014, identificou 96 mortes de indígenas de menos de seis dias de idade, em Roraima e no Amazonas, ao longo de dois anos. Em um único município, Caracaraí (RR), 37 recém-nascidos foram mortos pelas próprias famílias apenas no ano de 2012 — a cidade tinha na época apenas 19 mil habitantes e registrou apenas outros três homicídios no mesmo período. É comum, na região, que mulheres em estágio final de gravidez entrem na mata e só reapareçam dias depois, sem a barriga nem a criança.”

As justificativas para os assassinatos variam conforme a tribo. O motivo mais comum são deficiências físicas — até mesmo quando se manifestam em uma idade mais avançada. Há casos registrados com crianças de até 12 anos assassinadas.

Uma abordagem relativista pode ver isso como normal, afinal, para quem segue essa filosofia, tudo é permitido ou nada é sagrado, mesmo a vida de crianças. É consenso que os indígenas devem ter sua cultura e suas crenças respeitadas. Mas proteger seres indefesos do assassinato é um dever moral absoluto, acima de malabarismos relativistas.

O Brasil tem uma imensa dívida com seu passado de escravidão e morte de indígenas promovidas pelos colonizadores, que manipularam tribos para que lutassem entre si conforme seus interesses e tomaram suas terras à força. Deixar os filhos dos indígenas dos dias de hoje serem enterrados vivos em nome de supostas boas intenções não vai ajudar a pagar essa dívida, pelo contrário.

Conteúdo editado por:Jones Rossi
55 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 55 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • L

    Luigi Tenco

    18/11/2019 18:05:01

    Eu sou descendente de índio, de negro e de europeu. Nasci branquelo leite. Devo alguma coisa pra alguma dessas minorias racialistas? Não fico pedindo privilégios por ter sangue de "injustiçados" e também não me sinto devedor de ninguém que tome a cor da sua pele como critério para pedir privilégios e regalias.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • W

      Willian Cardoso de Souza Jesus

      18/11/2019 15:45:07

      Mais repugnante do q essa cultura de carnificina de algumas tribos indígenas é a relativização da esquerda quanto à morte de crianças. Isso mostra o tamanho da IMORALIDADE e da FALTA DE CARÁTER dos esquerdistas. Minha única discordância com o autor da matéria é no q tange a uma suposta dívida com os povos indígenas, ainda existente. Essa narrativa de "dívida eterna" com indígenas e negros não tem sentido e não pode ser fomentada. NÃO HÁ DÍVIDA IMPRESCRITÍVEL. Eu e meus familiares, juntamente com todos os brasileiros q vivem atualmente, não podemos pagar por uma dívida q EM NADA TEM A VER COM NÓS!!! Essa é uma das justificativas pra eu ser totalmente contra cotas raciais. Chega de vitimismo!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      2 Respostas
      • R

        raquel cristiane ukoski

        18/11/2019 18:09:46

        Concordo, ai vão lá me dar cota pra índio fazer medicina na UFPR pra que? Pra salvar o pajé que tem uma bolacha na boca e matar as crianças? Nos poupem por favor.

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

      • J

        José Roberto

        18/11/2019 17:33:45

        Eu, como descendente de imigrantes que chegaram aqui na década de 20, também não me sinto devedor de absolutamente nada relacionado à escravidão ou indígenas.

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

    • L

      Luigi Tenco

      18/11/2019 12:52:38

      Atitude paradoxal da esquerdalha: valoriza os índios ao relativizar a aberração ancestral de matar crianças e, ao mesmo tempo, desvaloriza as crianças indígenas. Ou seja, os anciãos podem viver e propagar sua estupidez genocida que escolhe quem pode ou não viver. Mas pedir coerência de esquerdista é inútil, kkkkk.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • L

        LIX

        18/11/2019 12:21:19

        Um assunto sério e que precisa ser abordado e discutido.

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        • E

          Elza Janzen

          18/11/2019 9:27:19

          E outra coisa, eu concordo com o texto, mas concordo com o senhorzinho ali nos comentários que disse que a definição dada no texto pó que é relativismo, num primeiro momento é errônea. Isso porque relativismo em si é uma definição de posição em relação a epistemologia. Então, num primeiro momento, não tem conotação política (apesar das posições políticas se alimentarem dessas posições filosóficas). Eu não sei nem se é válido colocar esquerdistas na mesma panela o que diz respeito a isso, provavelmente não. Nós somos de direita e não somos nazistas, assim também há esquerdistas não contra a família.

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          • E

            Elza Janzen

            18/11/2019 9:16:46

            Apenas o ponto dessa tal dívida outra vez. Somos nós responsáveis por pagar dívidas de algo que não fizemos, quando conquistas militares pelos mais fortes eram a norma e nós não temos absolutamente nenhuma responsabilidade sobre isso?

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            • A

              Aristeu Duarte

              18/11/2019 3:07:22

              Qual é a diferença disto e a defesa do aborto. Pelo menos são "coerentes". Vergonha.

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              • D

                Dmcc

                18/11/2019 0:02:23

                A esquerda continua sacrificando pessoas inocentes em seu altar ideológico da miséria e da tirania!

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                • C

                  Carmo Augusto Vicentini

                  17/11/2019 21:05:03

                  Confirmadíssimo: a ESQUERDA é a ideologia da morte!

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  3 Respostas
                  • C

                    Carmo Augusto Vicentini

                    18/11/2019 0:24:59

                    José Airton Gernano da Silva: me explica então... Devo ter lido mais livros sobre o assunto que os baseados que você fumou na faculdade...

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                  • D

                    Decio mango

                    18/11/2019 18:33:33

                    Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                  • J

                    José Airton Gernano da Silva

                    17/11/2019 21:11:58

                    Confirmadíssimo, tem gente que não sabe o que é direita, e muito menos o que é esquerda!!!

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                • J

                  José Airton Gernano da Silva

                  17/11/2019 20:22:16

                  O relativismo filosófico não tem conotação político ideológico, tem associação válida com a epistemologia, com o ponto de partida do conhecimento, tem haver com os pressupostos do saber. Teve relevância com Parmênides, que dizia, não tomamos banho no mesmo rio, pois a cada tempo o rio não é mais o mesmo, ele é modificado pelo tempo, etc. Quando fazemos associações ou cogitamos que pseudos-ideologias que transitam no âmbito da política nacional tem haver com significados filosófico de relativismo, estamos viajando na maionese de vez. Lamentável a Gazeta publicar um texto com esses equívocos de abordagem. Será que os redadores não estão lendo o que publicam ou não rastreiam aberrações.

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  5 Respostas
                  • L

                    Luigi Tenco

                    18/11/2019 12:45:32

                    Um sujeito que confunde "haver" com "a ver" não tem autoridade pra apitar sobre filosofia ou o que quer que seja.

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                  • K

                    KBRG

                    18/11/2019 12:19:35

                    Lamentável a pessoa colocar o fato do relativismo ser ou não parte de uma ideologia acima do FATO irrefutável que os "pacíficos" índios enterram suas crianças vivas, tradição que nem mesmo eles suportam mais, mas os caviares acham a coisa mais linda do mundo. Vão defender o apedrejamento de mulheres pelos muçulmanos, vão. Afinal de contas, é uma cultura soberana.

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                  • E

                    Eduard Fontcuberta

                    17/11/2019 21:24:50

                    José Airton Gernano da Silva: não entendi seu comentário em relação ao meu sobrenome. Quanto ao conteúdo do texto da Gazeta, eu li e entendi muito bem. Achei muito bom. Agora, o seu...

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                  • J

                    José Airton Gernano da Silva

                    17/11/2019 21:10:51

                    Eduard Fontcuberta: O que falar para um Fontcuberta??? Não questionou o conteúdo!!

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                  • E

                    Eduard Fontcuberta

                    17/11/2019 20:43:48

                    Lamentável é “tem haver”.... parece psicografia da Marilena Chauí...

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                • J

                  José Airton Gernano da Silva

                  17/11/2019 20:14:32

                  "Para quem não está familiarizado, o relativismo defende que não existem culturas ou mesmo princípios morais superiores, já que diferentes grupos têm códigos morais diferentes. Ou seja, tudo é permitido." Definição mais sem fundamento, Quando um jornalista mediano de esporte resolve abordar algum tema mais sofisticado, com abordagem mais filosófica, que tem desdobramentos mais acadêmicos, aí não tem quem aguenta. Numa linguagem bem simplista, copiado do google, relativismo significa um conceito de que os pontos de vista não têm uma verdade absoluta ou validade intrínsecas, mas eles têm apenas um valor relativo, subjetivo, de acordo com diferenças na percepção e consideração.

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  • L

                    Luiz Braulio de Vilhena

                    17/11/2019 16:26:34

                    Pois é! Como sempre, Esquerdista Bom É Esquerdista PRESO.

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    • F

                      Francisco J. - 2019

                      17/11/2019 15:45:18

                      Importante artigo.

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      • B

                        Bingo Two

                        17/11/2019 13:54:15

                        É tenebroso.

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        • B

                          Bingo Two

                          17/11/2019 13:47:36

                          Este assunto, assim como qualquer um, parece ser usado com viés ideológico. São práticas terríveis aos nossos olhos, mas nós, descendente de afro ou europeu, também temos práticas bizarras.

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          1 Respostas
                          • A

                            Alerta

                            17/11/2019 17:29:09

                            Ok. Cite algumas. Aborto?

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                        • S

                          Sergio Surugi de Siqueira

                          17/11/2019 13:41:43

                          Matar é crime no Brasil. Ponto final. Não importa se o motivo é cultural, religioso étnico, ou o que seja. Tem que intervir imediatamente.

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          • W

                            Walter de Maio Carpentieri

                            17/11/2019 13:18:55

                            Há algo importante que brasileiros desconhecem: o canibalismo tupi. Sugiro lerem a obra de Hans Stadden, que descreve com detalhes um banquete dos tupinambá cujo prato foi um indígena inimigo.

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                            • E

                              Eden Lopes Feldman

                              17/11/2019 13:01:13

                              Preservar cultura não significa que não exista evolução de costumes. As sociedades primitivas praticavam barbaridades, mas ao evoluírem criaram um comportamento comum: civilidade. Que significa respeito e harmonia. E ainda compaixão. Tem que existir a evolução e a integração cultural. Tradições, que não se revelem estúpidas, devem ser cultivas. A maldade humana deve ser suprimida. Como contexto da humanidade. Excelente artigo. Parabéns ao autor pela coragem e discernimento de abordar um tema tão complexo.

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                              • J

                                Jonsimar Tadeu Catapan

                                17/11/2019 12:49:59

                                Em minha opinião, o nobre deputado Davi Miranda deveria ele mesmo, em pessoa, ir defender o canibalismo nas nossas tribos indígenas que foram canibais. Quem sabe se, com um temperinho, a "pessoa" não se torna mais "palatável", né?

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                                1 Respostas
                                • C

                                  Carmo Augusto Vicentini

                                  17/11/2019 21:06:48

                                  Acho que ele gostaria de ser “comido”...

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                              • E

                                Edivaldo S

                                17/11/2019 12:48:09

                                E pagamos o salário desse deputado. Com todas as mordomias. Quando vê "excelências", representante do povo com essa posição, de defender Assassinato de inocentes, das formas mais cruéis que existe, em nome de uma cultura, podemos começar a entender porque um **** , maníaco, matou milhões de pessoas em campos de concentração, fome, etc... A fala desse senhor não é diferente do nazismo. Pior pagamos o salário dele. Cadê o conselho de ética, para expulsar esse parlamentar do quadro legislativo, ou vão dizer que defender tortura é ético....

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                                1 Respostas
                                • J

                                  Jonsimar Tadeu Catapan

                                  17/11/2019 12:55:31

                                  Inclusive, acrescentando em sua colocação, e "pegando carona", na proposição do Mário Márcio, logo abaixo, Hitler era um que defendia a Eugenia da raça Ariana, entre outros aspectos do racismo. Só que lá, o mundo inteiro praticamente se juntou a oposição a essa ideologia. O que percebemos, é a nossa Esquerda, uma vez mais, tentando criar uma "ideologia" (furada como sempre) baseada nas raízes locais, para doutrinar as massas.

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                              • M

                                MARIO MARCIO ARCHEGAS FERREIRA

                                17/11/2019 12:19:53

                                Interessante, a eugenia é aceita em nome de algo cultural.

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                                • P

                                  Plinio Jacob Figueiredo

                                  17/11/2019 11:40:12

                                  "Estas pregações da esquerda a favor de manter uma tradição contra a vida de um inocente que não pode se defender é inaceitável nos dias atuais. Devemos aceitar o canibalismo ou o genocídio entre tribos somente por que é tradição destes povos? E nosso dever de trazer á luz, demonstrar o quanto essa tradição não tem mais sentido para o modo de vida atual destes povos, como fica? Esquerdista é um bicho desgraçado de ruim, apoia muita coisa que é contra o homem/humanidade. Pagarão no inferno toda esta maldade!

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                  • D

                                    Divonzir

                                    17/11/2019 11:26:40

                                    Pense então o seguinte. Amanhã pousa um disco voador e fala que estamos todos errados. Não exista o "nosso deus" e outros conceitos nossos. Quero ver todos esses que querem mudar os índios e sua cultura, aceitarem passivamente a mudança

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                    3 Respostas
                                    • L

                                      Luigi Tenco

                                      18/11/2019 12:47:25

                                      Divonzir, sou ateu e acho o infanticídio abominável. Não reduza tudo ao seu preconceito...

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                    • J

                                      Jonsimar Tadeu Catapan

                                      17/11/2019 12:45:39

                                      Freitas: Excelente colocação. Deve-se intervir o mínimo possível nas culturas, mas não se deve fechar os olhos ao que é apenas uma ignorância destrutiva.

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                    • F

                                      Freitas

                                      17/11/2019 12:06:37

                                      Não há necessidade de Deus, de religião ou de outro conceito qualquer para saber o que é certo ou errado. Você aceitaria atos de barbárie contra os seus pais, seus filhos, seus irmãos, em nome de uma certa cultura? A sua resposta determinará que espécie de ser humano" você é.

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                  • E

                                    Eduard Fontcuberta

                                    17/11/2019 10:25:28

                                    Muito bom o artigo, é claro que é relativismo puro. Os índios são e sempre foram os coitadinhos de estimação da esquerda brasileira.

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                    • I

                                      Izio Machado

                                      17/11/2019 7:45:29

                                      Dep. David Miranda, onde está o sujeito da frase ???

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                      • I

                                        Izio Machado

                                        17/11/2019 7:45:02

                                        Det. David Miranda, onde está o sujeito da frase ???

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                        • F

                                          Fernando

                                          17/11/2019 0:46:20

                                          O tema é pertinente, mas a abordagem é bastante confusa, repleta de elocubrações históricas além do chatíssimo duelo ideológico "direita x esquerda". Bizarrices existem em todas as culturas e a sociedade ocidental atual é campeã nesse quesito visto todo seu potencial científico e tecnológico permitir milhares de mortes de crianças por falta de saneamento básico, bala perdida, estupros etc. Então, é fácil julgar algumas sociedades indígenas e fechar o vidro do automóvel quando uma criança negra se aproxima. Creio que precisamos resolver o problema de todas as crianças brasileiras, indígenas ou não.

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                          2 Respostas
                                          • L

                                            Luigi Tenco

                                            18/11/2019 12:48:40

                                            Fernando, sabe o que significa SOFISMA?

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                          • J

                                            Jonsimar Tadeu Catapan

                                            17/11/2019 13:00:33

                                            Me desculpe, Fernando, mas você está distorcendo o ponto central do assunto. O que você citou, são problemas decorrentes de nossa sociedade. Não somente as crianças, mas muita gente está sofrendo e morrendo, mas não em decorrência de um rito originário de uma cultura ou uma crença. A questão aqui é bem diferente e, goste você ou não do debate Esquerda x Direita, nossa Esquerda está criando uma nova "ideologia" para "adestrar (lavar o cérebro mesmo!!) das massas.

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                        • E

                                          Eduardo RFS

                                          18/11/2019 18:33:04

                                          Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                          • D

                                            DENISSON HONORIO DA SILVA

                                            16/11/2019 23:15:06

                                            É uma aberração filosofica este relativismo cultural, moral e otros tantos. Crianças indefesas assassinadas por uma cultura que parou na idade da pedra. Nada que disserem justificaria tal disparate. Mais uma vez a ideologia a serviço do mal. Não importa qual seja, se é idealogia de esquerda ou direita ,tentando justificar suas idiotices. Todas devem ser criticadas.

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                            • L

                                              Luciano

                                              16/11/2019 23:14:57

                                              Em nome de "preservar sua cultura", estamos mantendo os indígenas longe do que eles também têm direito e merecem: acesso a bens de consumo e conforto. Os indígenas deveriam sim ser integrados à nossa sociedade. A mistura/junção de culturas é parte da evolução e socialização humana. Justificar que vivam uma vida miserável, quando não de mendicância (temos milhares de índios nas ruas das cidades) para preservar sua cultura está entre duas situações: a inocência dos mal informados e bobos e a canalhice ideológica.

                                              Denunciar abuso

                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                              Confira os Termos de Uso

                                              • M

                                                Marcos eisenschlag

                                                16/11/2019 23:08:37

                                                Temos primeiro uma idealizacao cultural do indigena como um "povo puro e avesso a violencia". Se formos buscar os relatos dos antropologos que encontraram povos indigenas que nunca tinham tido contato com a civilizacao, percebemos que a guerra entre tribos era uma constante. O primeiro item que os indios pediam em troca eram os facoes dos antropologos para guerrear com outras tribos. Essa e' a realidade, nao a infantil narrativa que nos contam.

                                                Denunciar abuso

                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                Confira os Termos de Uso

                                                • W

                                                  Willy Rossi Dierkes

                                                  16/11/2019 22:58:23

                                                  Os povos mais evoluídos podem e devem conduzir os demais, fora isso o que temos são são teses pervertidas de bobalhões de todos os matizes.

                                                  Denunciar abuso

                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                  Confira os Termos de Uso

                                                  • S

                                                    Stanislau Surek

                                                    16/11/2019 22:53:16

                                                    A esquerda aceita qualquer coisa que seja torto. Tem uma visão de mundo muito deturpada.

                                                    Denunciar abuso

                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                    Confira os Termos de Uso

                                                    4 Respostas
                                                    • S

                                                      Stanislau Surek

                                                      18/11/2019 14:49:34

                                                      Voto Impresso: eu tenho um filho especial e tenho a consciência limpa de não ter feito o que a maioria dos índios faria. Eles precisam evoluir e deixar de ser vitrine de ativista.

                                                      Denunciar abuso

                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                      Confira os Termos de Uso

                                                    • V

                                                      VOTO IMPRESSO JÁ

                                                      18/11/2019 1:44:12

                                                      Zé: O teu cérebro está com problemas. Se você estivesse certo a sociedade poderia te sepultar vivo, tal qual os índios fazem com as crianças...

                                                      Denunciar abuso

                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                      Confira os Termos de Uso

                                                    • F

                                                      Fernando Nunes

                                                      17/11/2019 1:23:55

                                                      Jesus disse: "Deixai vir a mim as crianças, pois delas é o reino dos céus". Somos uma nação cristã, mas infelizmente habita entre nós aqueles que acreditam que matar crianças independente da sociedade em que elas nascem podem ser mortas, como se não fizesse a menor diferença. Deixe que o vizinho faça o que quer, pois está dentro da casa dele. É assim?????

                                                      Denunciar abuso

                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                      Confira os Termos de Uso

                                                    • F

                                                      Fernando Nunes

                                                      17/11/2019 1:16:16

                                                      Puxa!! Até que enfim alguém falou a coisa certa! Esta esquerda nojenta, solta bandido, diz que matar crianças é coisa normal, espero que em 2022 eles caiam fora para sempre!!!!!

                                                      Denunciar abuso

                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                      Confira os Termos de Uso

                                                  Fim dos comentários.