i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Ciência e ética

“Estamos vivendo entre a última geração humana mortal e a primeira imortal”

  • 23/12/2019 15:16
José Luis Cordeiro: o autor do livro “A Morte da Morte” afirma que as novas tecnologias vão tornar a humanidade imortal em 25 anos.
José Luis Cordeiro: o autor do livro “A Morte da Morte” afirma que as novas tecnologias vão tornar a humanidade imortal em 25 anos.| Foto: Reprodução/ Wikipedia

Em 2029, vamos parar de envelhecer. Apenas 16 anos depois, em 2045, haverá tecnologias capazes de nos transformar novamente em jovens, não importa quão velhos estejamos. Ninguém mais vai morrer por envelhecimento. E todos serão eternamente jovens e saudáveis. A previsão é feita pelo engenheiro venezuelano José Luis Cordeiro e pelo matemático inglês David Wood, autores do livro "A Morte da Morte", recém-lançado no Brasil pela editora LVM.

Cordeiro e Wood defendem que inovações na medicina e na genética como o CRISPR (método de edição genética) e as células-tronco serão capazes em poucos anos de não só interromper o envelhecimento como fazer toda a humanidade — mesmo os idosos — rejuvenescer. A imortalidade deixará de ser ficção e se tornará realidade.

Em conversa com a Gazeta do Povo, José Cordeiro, de 57 anos, engenheiro mecânico formado pelo respeitado Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), explica o que falta para a humanidade se tornar imortal, como será a sociedade do futuro e se valerá a pena viver em um mundo assim.

Gazeta do Povo: A armadilha malthusiana, teoria segundo a qual a população cresceria demais e todos passariam fome, foi desarmada. Mas não corremos o risco de torná-la realidade se as pessoas pararem de morrer?

José Cordeiro: Há problemas bons e problemas ruins. Se vivermos mais tempo e vivermos saudáveis então esse será um bom problema. Para mim, o verdadeiro problema do mundo é que a população está se estabilizando, começando a diminuir. Na Europa, a população está diminuindo. Na Rússia, diminuindo. No Japão, diminuindo. Na China, a população está começando a diminuir. A população está ficando estável até mesmo no Brasil. Antes as pessoas falavam em 300 milhões de habitantes no Brasil, mas isso não vai mais acontecer. São populações cada vez mais velhas. O que nos leva à questão do envelhecimento, a principal causa de mortes no mundo. No mundo desenvolvido mais de 90% das pessoas morre das doenças relacionadas ao envelhecimento, principalmente doenças cardiovasculares, câncer, e doenças neurodegenerativas.

Não basta parar de morrer, o senhor e David Wood defendem no livro que as pessoas viveriam para sempre jovens e saudáveis. Como seria essa sociedade baseada na juventude e na imortalidade? Não correria o risco de se tornar uma sociedade hedonista, niilista, sem ideais elevados?

Cordeiro: Seria uma sociedade muito melhor, muito mais educada, mais experiente. A vida vai ser muito melhor. E, é claro, tudo isso seria opcional. Porque mesmo agora as pessoas que desejam morrer podem morrer. Não é obrigatório “não morrer”. Também temos pessoas que se suicidam hoje. Mas eu trabalho para que as pessoas vivam mais tempo, jovens e saudáveis.

Como ficariam questões como assassinato, aposentadoria e trabalho em um futuro sem morte? Por exemplo, se uma pessoa de 40 anos hoje no Brasil for assassinada, levando em conta a expectativa atual, ela terá pelo menos 30 anos de vida roubados. Mas nesse futuro sem morte um assassinato estará tirando centenas ou até milhares de anos de uma pessoa. Então provavelmente essa sociedade consideraria o assassinato algo ainda mais grave, se isso é possível, do que hoje. Isso levanta questões até sobre o que fazer com um assassino: seria razoável ou mesmo viável manter alguém preso por milhares de anos, por exemplo?

Cordeiro: O valor da vida vai crescer, porque poderemos viver muito tempo. Se a vida é importante agora, será muito mais importante no futuro. Vamos ter mais experiência, mais conhecimento, mais educação, e acho que as pessoas serão ainda melhores também. Em média, a humanidade será muito melhor, e por isso não teremos muitos criminosos. Eles vão compreender que vamos viver mais tempo e o mundo será mais pacífico. Vamos viver mais, mas com pessoas mais civilizadas, mais educadas e mais humanas. É bom lembrar que o primeiro direito humano é o direito à vida. E não só a vida das pessoas jovens, o direito à vida é de todas as pessoas, das pessoas velhas também.

Nesse futuro que o senhor vislumbra as pessoas ainda teriam permissão para tarefas e práticas que possam as colocar em risco, desde dirigir um carro a praticar esportes radicais? As pessoas não correriam o risco de se tornar mais medrosas, cautelosas ao ponto da inação?

Cordeiro: Acidentes continuarão acontecendo, homicídios tragicamente devem continuar acontecendo, mas isso não impedirá que a sociedade em geral seja melhor, que as pessoas sejam melhores e mais humanas. Se vivermos mais, também seremos mais éticos com o meio-ambiente e a natureza. Como vamos viver mais tempo, não haverá mais a história de preservar para as gerações seguintes: nós mesmos seremos as próximas gerações. Por isso entendo que as consequências da longevidade estendida serão todas positivas. Não vejo consequências negativas, mesmo que a população aumente.

Quais seriam as consequências positivas?

Cordeiro: Não podemos encarar o aumento da população apenas como mais bocas para alimentar, e sim como cérebros para criar, imaginar e descobrir. Mais pessoas significam mais ideias e mais inovação. Por isso que a humanidade avançou tanto nos últimos anos, porque agora temos mais pessoas tentando. Com a população estabilizada, isso se torna um problema, ainda mais porque nas próximas década começará a colonização do espaço, a partir do planeta Marte. As pessoas também vão se reinventar constantemente. Você provavelmente vai trabalhar 20 anos como jornalista e depois sai para viajar de férias e depois mais 20 anos como arquiteto. Depois tira férias novamente, de cinco anos, dez anos, e vai trabalhar talvez como pintor, artista.

O que falta para a ciência estender a vida de forma mais radical? As pessoas que estão nascendo agora vão viver 200, 300 anos?

Cordeiro: Ainda não temos capacidade de controlar o envelhecimento ou mesmo revertê-lo, mas o mundo mudou muito na última década. A tecnologia para isso está aparecendo. O prêmio Nobel de Medicina de 2012 foi concedido ao japonês Shinya Yamanaka pela reprogramação celular. Ele transformou células velhas em novas mudando apenas quatro genes. Isso era impensável há uma década. Agora sabemos que é possível reverter o envelhecimento, que é possível mudar a idade das células. Os cientistas agora trabalham para mudar a idade dos órgãos e depois de todo o organismo. Isto está só começando. Estamos vivendo tempos mágicos, entre a última geração humana mortal e a primeira geração humana imortal. Eu pergunto às pessoas: vocês querem estar entre os primeiros que vão morrer ou entre os primeiros que vão viver jovens para sempre? Eu não quero viver para sempre como velho. Quero viver como jovem. Deveremos ter tecnologia para rejuvenescer as pessoas no máximo até 2045. Por isso não quero morrer. Quero chegar até 2045. E, ainda melhor, quero ser mais jovem em 2045 do que sou hoje.

Vou tentar chegar vivo até lá…

Cordeiro: 2045 é data determinada para que as pessoas, não importando a idade, rejuvenesçam. Mas antes, em 2029, a medicina já vai permitir que a cada ano que você viva ganhe outro ano de vida. Até chegar em 2045, quando teremos a tecnologia de rejuvenescimento biológico.

Me parece que o senhor tem muita confiança na tecnologia e na capacidade dos homens de serem bons, uma visão um pouco rousseauniana da humanidade. O que faz o senhor acreditar tanto que as pessoas serão boas neste mundo onde ninguém morre?

Cordeiro: Ainda teremos acidentes, homicídios e suicídios. Mas o conjunto da humanidade vai melhorar. Hoje a humanidade está muito melhor que um século atrás, ou um milênio atrás. Um professor de Harvard chamado Steve Pinker escreveu um livro muito bom chamado "Os Anjos Bons da Nossa Natureza". Ele mostra como hoje somos muito melhores, muito mais humanos, mais educados, mais éticos e mais civilizados do que em qualquer período da história. Este é o melhor momento para estar vivo. Eu acho que isto tende a continuar, que vai melhorar ainda mais. As pessoas vão se preocupar mais com o futuro da humanidade pois elas farão parte deste futuro. Por exemplo, vamos ter muito mais cuidado com a natureza.

Por que encarar o envelhecimento como uma doença e não como algo natural do ser humano?

Cordeiro: Primeira coisa: a vida é para ser vivida. Há pessoas que dizem que a morte dá significado à vida. Isto é ridículo! É como falar que o divórcio dá significado ao matrimônio. Mais vida significa uma vida melhor. A imortalidade foi o primeiro sonho da humanidade. O mais velho conhecido, "A Epopeia de Gilgamesh", da Mesopotâmia, era sobre imortalidade. Nós, humanos, sempre almejamos a imortalidade, e agora, pela primeira vez na história, temos a tecnologia para reverter o envelhecimento.

Se as pessoas passarem a viver tanto tempo, mais de mil anos, por exemplo, como o senhor acha que as religiões serão impactadas. Sendo imortais, as pessoas não vão começar a achar que elas próprias são deuses, já que a imortalidade é uma qualidade exclusivamente divina?

Cordeiro: A humanidade vai mudar totalmente com a imortalidade biológica. Toda a sociedade, todas as estruturas tradicionais, a educação, o matrimônio, vai mudar. Imagine viver mil anos com a mesma pessoa. Antes o matrimônio era até que a morte os separasse. Tudo vai mudar. Por isso é difícil saber como será a sociedade, pois a tecnologia avança muito rapidamente. Em 100, 200 anos no futuro o próprio conceito de humano vai mudar muito em razão das novas tecnologias.

50 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 50 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • C

    carlos alberto chaves pessoa junior

    27/12/2019 19:09:54

    O entrevistador elaborou muito bem as perguntas embora a incapacidade do entrevistado de respondê-las de modo racional e ponderado é decepcionante . Sempre há esses indivíduos vislumbrados pelos avanços científicos e que projetam utopias .

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • R

      Rubens Farias

      ± 8 horas

      O cara com aquele currículo não tem capacidade de responder sobre a matéria que ele domina? Deve ser você que tem.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

  • D

    Decio mango

    26/12/2019 22:40:53

    Impressionante como b0sta vende .....o cara enlata diz o que os idi0tas acreditam e gostam e chazam...tenho guardado comigo revistas cientificas das décadas de 60 e 70 que diziam que no ano 2000 o ser humano iria se comunicar por telepatia...os carros iriam voar...e blá blá blá....

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • J

      José Luiz Belderrain

      26/12/2019 20:33:00

      Especulação filosófica barata, não merece crédito...

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • A

        ABILI LAZARO CASTRO DE LIMA

        26/12/2019 22:11:37

        Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        • C

          Claudia

          26/12/2019 18:19:44

          Que em 2045 a humanidade poderá estar rejuvenescida com a ajuda da ciência, ok, é possível. Agora, sobre tudo o que este Cordeiro afirma quanto às consequências disso, vejo que suas teorias são bem rasas e mal embasadas. Achei ele bem fraco mesmo. O Cordeiro subestima o quanto o ser humano pode ser mau.....mesmo que utilize a morte como moeda de troca, ou como argumento prático (ameaça) para defender suas ideias E depois o entrevistado acha ridículo acreditar que a morte dá significado à vida. Quando li esta parte tive certeza sobre qual a dele.....é um progressista.

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          • T

            Thomas

            26/12/2019 18:08:17

            O sujeito tem 57 anos e parece aquele garoto que foi vestido pela mãe até os 20 anos. Venezuelano que certamente não vive na Venezuela, país dos utopistas que têm um dos melhores regimes de governo socialista do mundo. Tão bom que vêm ao Brasil fazer ecoturismo. O cara é louco de esperto. Tem muita gente que compra o livro para ter algo para preencher o vazio existencial.

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            • W

              Wellington Bernieri de Carvalho

              26/12/2019 17:56:28

              Agora vamos ter rombo na previdência!!!

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              • L

                LULA CACHACEIRO

                26/12/2019 17:40:39

                pense ser imortal e ter que escutar por toda eternidade pablo vittar ... DEUS que me leve ....

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                • L

                  Luiz Anselmo Piazza

                  26/12/2019 17:00:12

                  O SENHOR QUE FALOU A RESPEITO DA VIDA E MORTE NOS OCULTOU O TUDO,A GRANDE VERDADE E QUE SE ESTUDA,SERIO E PESADAMENTE NO SEQUESTRO DO ESPIRITO,QUANDO SE CONSEGUIR RETIRAR O ESPIRITO DO CORPO,CONSEGUEM TAMBEM TRANSFERIR O ESPIRITO DE CORPO,SO ESCOLHER UM CORPO JOVEM E PRONTO.SEGUNDO O PENSADOR PAFUNCIO,DA ANTIGA GRECIA,ATE 2030 CONSEGUIREMOS TAL EXITO.SALVE DEUS!

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  • M

                    Marisa Barreto

                    26/12/2019 16:56:24

                    Só o ser humano para buscar a imortalidade e não buscar uma sociedade onde valha a pena viver para sempre.

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    • C

                      Celito Medeiros

                      26/12/2019 15:55:57

                      Nos deparamos com dois grupos principal: Espiritualidade & Materialismo. Um Espírito é eterno, portanto jamais morre e nem precisaria de Corpo para viver, mas muitos estão no domínio das Religiões. Quanto ao pensamento Materialista, o domínio é político, sobre tudo e sobre todos. Sabemos que as Políticas de ambos os lados para reprimir o Aumento da População não funcionou devidamente. A taxa de crescimento decaiu e ficou negativa em alguns países, aumentando o numero de idosos. Sabemos que temos problemas com a Saúde do Corpo e que muito disto será resolvido, mas só alcançaremos uma Sociedade melhor com a ausência de dominadores, parada dura...

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      • D

                        Djalma Maranhão Marques

                        26/12/2019 15:01:22

                        Aparentemente, vão tornar o homem imortal antes de descobrirem a cura do câncer... Ê bobajada.

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        1 Respostas
                        • A

                          André Luís Vianna

                          26/12/2019 16:23:01

                          A cura do câncer já está incluída no pacote,seja evitando,seja tratando no início,seja com tratamentos mais eficazes e menos agressivos,seja trocando as partes doentes por partes sadias.

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                      • G

                        GILBERTO DIB

                        26/12/2019 14:15:45

                        Seria bom... Tenho muito que fazer ainda, apesar dos 78. Acredito que a ciência está fazendo verdadeiros milagres e por que não mais esse?

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        • A

                          André Luís Vianna

                          26/12/2019 13:33:34

                          O cidadão comum AINDA tende a ver tal alegação(vidas extendidas para 150,200,300,1000 anos)como delírio d cientista maluco ou d riquinho excêntrico.Mas,atualmente,não há porquê p tanta dúvida N!As datas imaginadas podem se mostrar erradas e + distantes.Porém,as TECNOLOGIAS e a CIÊNCIA necessárias p se renovar células,p se criar e se trocar órgãos,p se reverter doenças ainda s cura ou tratamento satisfatórios,p se criar ciborgs e"mutantes"ESTÁ APARECENDO(saindo da ficção!)!Será uma maravilha ou um pesadelo?Ou ambos?N se sabe!!Mas,não parece haver motivos p se duvidar d q será POSSÍVEL mandar a máquina humana(corpo e cérebro)p a oficina e arrumar os defeitos e trocar as peças."Simples assim"

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          • C

                            Cecília

                            26/12/2019 13:32:59

                            "Quando o Filho do Homem vier, será que ainda encontrará fé sobre a Terra ?"

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                            • S

                              Sr. Walker

                              26/12/2019 13:22:30

                              Ele alguns anos depois estaremos implorando para morrer. Tentando achar alguém que faça isso para nós, seja por dinheiro, seja por piedade. Quem sabe se ficarmos tão, mas tão chatos que se criem pessoas que serão contra isso e nos ajudem. Todos verão que a morte é uma benção.

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                              • M

                                Maquiavel

                                26/12/2019 12:57:50

                                Do que adianta não morrer sendo um velhote caquético e broxa???

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                                1 Respostas
                                • A

                                  André Luís Vianna

                                  26/12/2019 13:48:05

                                  Ocorre q,nesse cenário,o"velho"não estará envelhecido:ou terá rejuvenecido ou nunca terá se deteriorado.Não estará nem caquético,nem broxa.Ao menos não os ricos,famosos e poderosos...Ao menos no início...

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                              • M

                                Maquiavel

                                26/12/2019 12:53:20

                                Tai o Cid Moreira para provar esta afirmação: vamos todos virar uma múmia.... kkkkkkk

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                                • A

                                  antonio sergio ferreira baptista

                                  26/12/2019 12:43:40

                                  BS TOTAL.

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                  • C

                                    Caldeira

                                    26/12/2019 12:19:33

                                    Dessa cachaça que este cara bebeu, não quero nem cheirar a tampa.

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                    • L

                                      Luiz

                                      26/12/2019 12:13:06

                                      O cidadão aí em nem um momento fala em Deus, ou em valores espirituais. (A ciência não admite o dualismo espírito matéria.) Neste planeta ninguém vive pra sempre. a ciência pode até prolongar nossa vida terrena, mas jamais teremos a mortalidade.. Aliás, já somos imortais. Por que o espírito nunca morre, apenas deixa seu invólucro material para usar outros tipos de "vestimenta" mais aperfeiçoados - mundos mais adiantados - segundo seu progresso moral/espirituais. O engenheiro - como não poderia deixar de ser - tem uma visão materialista da vida. Jamais seremos imortais nesse planeta. E viver pra sempre aqui na Terra vai ser muito chato, hein?

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                      • V

                                        Vinicius pacheco

                                        26/12/2019 12:06:22

                                        A expectativa de vida nos Estados Unidos (são os dados oficiais, acessíveis a qualquer um) está é caindo desde 2014, no Brasil acredito que acontece o mesmo. Difícil é ver alguém morrendo com idade muito avançada, a toda hora é morte de gente até rica na faixa dos 70 ou até 60. O câncer, que era tão raro (até porque não é uma doença normal), já é a segunda causa de morte nos EUA e, pelo ritmo, será a primeira em breve.

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                        • M

                                          Mirtão

                                          26/12/2019 11:50:41

                                          Antigamente morria-se mais cedo mas morria-se "em pé". Hoje em dia eu acho graça destas pessoas que não querem morrer cedo. ( porque morrer elas sabem que vão ) . O problema é que querem viver mais para adquirir as famosas doenças da 4º, 5º idade que são: Alzhaimer, Parkson, osteoporose, impotência sexual, cancêr de próstata, de pele, etc. etc. etc...

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                          1 Respostas
                                          • M

                                            Mirtão

                                            26/12/2019 12:09:39

                                            Você aí que deu o deslike no meu comentário deve ser exatamente destas pessoas que acabei de falar. Não quer morrer, Tem medinho da morte. Acha que vai viver com saúde até o fim. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                        • M

                                          marcelo bergerson

                                          26/12/2019 10:56:29

                                          Já temos o Sarney como um exemplo claro a ilustrar a matéria! Hehehe

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                          • A

                                            Alan Z

                                            26/12/2019 10:25:13

                                            Teremos que conviver com a sogra aturando-a eternamente.

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                            • J

                                              Jimi

                                              26/12/2019 10:19:43

                                              Andou cheirando a cueca.

                                              Denunciar abuso

                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                              Confira os Termos de Uso

                                              1 Respostas
                                              • M

                                                Mirtão

                                                26/12/2019 12:07:59

                                                Ou cuoca.

                                                Denunciar abuso

                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                Confira os Termos de Uso

                                            • A

                                              Adenilson

                                              26/12/2019 10:00:23

                                              Vive relativamente mais quem tem mais dinheiro. Nem todos tem acesso às tecnologias descobertas! O homem tenderá a ficar mais tempo em lugares de recauchutagem para adiar a morte; e com certeza, muitos vão preferir a morte!! O anseio de desafiar a própria sentença da morte o fará mais distante de Deus e, talvez, a humanidade se mate em uma última guerra tipo bacteriológica ou nuclear!!! Só refletindo...

                                              Denunciar abuso

                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                              Confira os Termos de Uso

                                              • E

                                                Evandro Carlos

                                                26/12/2019 3:23:08

                                                Como dizia a nona: conversinha pra boi dormir. Gosto de pensar de Luiz Felipe Ponde está certo: a violência, os problemas, as dificuldades continuarão a ampliar. Q mania de vender a ideia de um.mundo melhor.

                                                Denunciar abuso

                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                Confira os Termos de Uso

                                                • I

                                                  Injustus

                                                  26/12/2019 2:21:13

                                                  Imaginemos que seja verdade, só biliardários teriam acesso aà imortalidade. Os pobres só se foderiam. O cara tá de sacanagem. Kkkkkkk

                                                  Denunciar abuso

                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                  Confira os Termos de Uso

                                                  • I

                                                    Injustus

                                                    26/12/2019 2:18:37

                                                    Completamente bilé! O cara tá falando em imortalidade daqui a 25 anos. Prevê um futuro de mentiras. Só rindo mesmo.

                                                    Denunciar abuso

                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                    Confira os Termos de Uso

                                                    • J

                                                      JP

                                                      26/12/2019 2:01:47

                                                      A ciência e a tecnologia sempre estiveram a serviço da humanidade. As conquistas sempre serão crescentes. Basta uma sociedade culta e educada que apoie o estudo e a pesquisa que jamais teremos limites e seremos senhores do nosso destino. Somos nós os deuses, nossos próprios deuses. Não precisamos de entidades sobrenaturais. Fim da credulidade e da fantasia. Só o conhecimento concreto e a ciência tem valor.

                                                      Denunciar abuso

                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                      Confira os Termos de Uso

                                                      6 Respostas
                                                      • J

                                                        J.A.O

                                                        26/12/2019 13:33:11

                                                        LEONARDO RIBAS GOMES: O que você chama de maturidade na BÍBLIA é definido como loucura.

                                                        Denunciar abuso

                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                        Confira os Termos de Uso

                                                      • M

                                                        Maquiavel

                                                        26/12/2019 12:56:18

                                                        “Somos deuses do nosso destino “ Então o cara que entra com seu carro na estrada debaixo de uma carreta quis esse destino???!

                                                        Denunciar abuso

                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                        Confira os Termos de Uso

                                                      • M

                                                        Maquiavel

                                                        26/12/2019 12:54:05

                                                        Fumou??

                                                        Denunciar abuso

                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                        Confira os Termos de Uso

                                                      • L

                                                        LEONARDO RIBAS GOMES

                                                        26/12/2019 8:58:47

                                                        Mauro, deus não existe. É um conceito inventado para controlar outras pessoas. E isso a que se propoe, o faz muito bem. Felizmente quanto mais conhecimento, mais claro fica o engodo das religiões. Hoje, os jovens do mundo estão cada vez menos religiosos. O mundo caminha para a maturidade.

                                                        Denunciar abuso

                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                        Confira os Termos de Uso

                                                      • M

                                                        MAURO USA

                                                        26/12/2019 5:50:32

                                                        Deus com letra minúscula mesmo JP. Porque Deus só existe um , e você crendo ou não Ele é Deus !!!

                                                        Denunciar abuso

                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                        Confira os Termos de Uso

                                                      • A

                                                        Alerta

                                                        26/12/2019 3:36:38

                                                        Prepotência será a ruína da raça humana.

                                                        Denunciar abuso

                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                        Confira os Termos de Uso

                                                    • P

                                                      Paulo Afonso Pasquotto de Lima

                                                      26/12/2019 1:17:16

                                                      Acredito que o futuro estará mais para o alter carbono, série da Netflix, onde os ricos vivem bem e o povão só se fode.

                                                      Denunciar abuso

                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                      Confira os Termos de Uso

                                                      • D

                                                        DAGOBERTO GOLTZ

                                                        25/12/2019 21:52:58

                                                        E assim viveremos eternamente neste planeta plano...

                                                        Denunciar abuso

                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                        Confira os Termos de Uso

                                                        • C

                                                          CELMIRA ADAMOVCZ SALDANHA

                                                          25/12/2019 14:03:22

                                                          O sonho de todo o progressista ateu. Mais utópico do que o fim das classes.

                                                          Denunciar abuso

                                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                          Confira os Termos de Uso

                                                          • W

                                                            WILSON

                                                            23/12/2019 21:55:02

                                                            Sim ,ele tem razão ,mas existem controvérsias ....hehehe....Técnicamente ,já tivemos exemplares humanos vivendo perto dos mil anos ! Basta ver Matusalém e irmãos ,vivendo em torno de 950 anos . Claro ,descendentes de ETs ...Agora ,quanto à tornar a humanidade muito melhor ,ética e moralmente , como um todo , vão ser necessários alguns milênios ...Infelizmente o ser humano pouco melhorou éticamente nos último dois milênios...

                                                            Denunciar abuso

                                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                            Confira os Termos de Uso

                                                            4 Respostas
                                                            • C

                                                              CARLOS ADEMAR PURIM

                                                              27/12/2019 2:27:42

                                                              Antes da tecnologia inventar a imortalidade terá que inventar a maneira de se ganhar dinheiro sem trabalhar. Nenhum plano de aposentadoria suportaria uma carga destas.

                                                              Denunciar abuso

                                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                              Confira os Termos de Uso

                                                            • A

                                                              André Luís Vianna

                                                              26/12/2019 16:35:17

                                                              LUCIANE HOEPFNER: Creio q um dia no antigo Coliseu romano,na época do antigo Império romano,faria um atual baile funk parecer,em comparação,com um dia de novena na Igreja.Se a coisa é ruim hoje,imagina como era...

                                                              Denunciar abuso

                                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                              Confira os Termos de Uso

                                                            • L

                                                              LUCIANE HOEPFNER

                                                              26/12/2019 12:26:27

                                                              Quem acha que somos uma sociedade mais ética e mais evoluída nunca foi a um baile funk...

                                                              Denunciar abuso

                                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                              Confira os Termos de Uso

                                                            • E

                                                              Evandro Carlos

                                                              26/12/2019 3:25:02

                                                              Obviamente. Esqueça de igualdade..sempre foi e sempre será assim.

                                                              Denunciar abuso

                                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                              Confira os Termos de Uso

                                                          Fim dos comentários.