i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Opinião

Lula, coronavírus e as origens do discurso de ódio na política brasileira

  • 20/05/2020 21:09
Lula trocou mensagens com Fernando Collor pelo Twitter.
Lula: patrulha virtual contra adversários políticos nasceu com o PT| Foto: Divulgação/Instagram

"O que eu vejo? Quando eu vejo os discursos dessas pessoas, quando eu vejo essas pessoas acharem bonito que 'tem que vender tudo o que é público', que 'o público não presta nada', ainda bem que a natureza, contra a vontade da humanidade, criou esse monstro chamado coronavírus. Porque esse monstro está permitindo que os cegos comecem a enxergar que apenas o Estado é capaz de dar solução a determinadas crises. Essa crise do coronavírus, somente o Estado pode resolver isso, como foi a crise de 2008."

A fala acima é de autoria de Luiz Inácio Lula da Silva, ex-presidente do Brasil e corrupto condenado pela justiça. Como convém a um bandido, a fala reflete o pensamento de um criminoso, que exalta uma desgraça porque ela prejudica seus adversários políticos.

A tropa de choque petista saiu logo em defesa de Lula, usando a velha e manjadíssima desculpa de que ele foi mal interpretado. Gleisi Hoffmann, sua fiel escudeira, foi logo às redes sociais passar pano. “Há dois meses Lula fala sobre coronavírus, prega solidariedade e ação do Estado para salvar pessoas, mas isso não é notícia. Agora, de forma oportunista e desleal, exploram frase mal formulada em que Lula só quis mostrar que com o coronavírus temos chance de repensar o papel Estado!”

Lula e Gleisi Hoffmann são figuras da política brasileira que deveriam pertencer ao passado. Mas essa atenção momentânea que estão recebendo serve para relembrarmos como viemos parar aqui.

“Passar pano”, “discurso de ódio”, “robôs de redes sociais”, nada disso nasceu com o governo Bolsonaro. O antepassado dos atuais sites governistas é o Conversa Afiada, de Paulo Henrique Amorim; os robôs que defendem Bolsonaro noite e dia são versões aprimoradas dos famosos MAV (Militância em Ambiente Virtual, que até recentemente distribuía dinheiro para influenciadores digitais falarem bem do governo do Piauí) do PT. Se hoje todos que se opõem ao governo Bolsonaro são tachados de comunistas - até o ministro Sergio Moro, que fez mais contra a corrupção em quatro anos de Lava Jato que Bolsonaro jamais fez em trinta anos como deputado, já entrou para a lista -, é necessário lembrar que o PT chamou praticamente qualquer um que não fosse um radical de esquerda de fascista.

Durante anos, Lula sacou a carta do nazismo a todo momento para atacar seus adversários. “(…)o preconceito contra nós, as injustiças… parece que estão agredindo a gente como os nazistas agrediam no tempo da Segunda Guerra”, afirmou Lula, se referindo aos tucanos, durante a campanha de 2014, quando Dilma foi reeleita. Ele não parou por aí. “Eles são intolerantes. Outro dia eu disse para eles: vocês são mais intolerantes que Herodes, que matou Jesus Cristo por medo de ele se tornar o homem que virou. Querem acabar com o PT, querem acabar com a presidente Dilma, achincalhar ela, chamar de leviana.” Nazistas e piores que Herodes: para Lula, estes são os tucanos, que por coincidência hoje viraram alvo dos bolsonaristas.

Em janeiro deste ano, a nazista da vez, para Lula, foi a TV Globo. "O que a Globo está fazendo com o Intercept, era capaz que o nazismo não fizesse. Ela só teve coragem de citar o Intercept duas vezes: quando o Intercept publicou o nome do Faustão, que acho que tinha dado aula pro Moro, e quando foi citar o nome do Roberto D'Ávila, que tinha trabalhado para arrecadar dinheiro para o meu filme", afirmou o ex-presidente, se referindo a uma bobagem em voga na época. A Globo, por sinal, também virou alvo de ataques bolsonaristas.

Gleisi, em 2018, chamou o dono da Havan, Luciano Hang, de “nazista” e “canalha”. Gleisi também já disse que Bolsonaro é pior que Hitler. "O discurso de Bolsonaro foi pior do que o discurso de Hitler na Alemanha em situação semelhante antes da eleição."

Não é preciso reforçar, em 2020, que essas comparações não fazem sentido e o único efeito prático delas é diminuir o horror nazista e fazer pouco caso das milhões de vítimas do Terceiro Reich. Aliás, não é o único efeito prático. Durante anos figuras-chave do PT acusaram praticamente todos os brasileiros de serem piores que Hitler, inclusive os que se indignaram com a ruína econômica causada pelo desastroso governo Dilma. Quando Bolsonaro foi eleito, muito em parte ao sentimento anti-PT que cresceu entre a população, houve quem viesse a público dizer que o povo não sabe votar. Aparentemente o povo só tem valor quando o PT é beneficiado.

Em 2011, a falta de qualquer pudor era tanta que a Militância em Ambientes Virtuais do PT não era algo secreto. Pelo contrário, davam entrevistas em jornais falando das intenções escusas. A criação dos MAVs foi feita abertamente em um congresso do partido, com a aprovação do então presidente do partido, Rui Falcão. Em entrevista à Folha de S. Paulo, um militante afirmou que "quando sai algo contra um governo petista, a mídia faz escândalo, dá página inteira no jornal. Temos que ir para cima".

Esse discurso violento migrou do virtual para o real em outubro de 2014, quando 200 militantes picharam e depredaram a entrada da editora Abril, em São Paulo, por causa de uma capa de Veja com denúncias contra a então presidente e candidata à reeleição, Dilma Rousseff. Mais uma vez, não por coincidência, atualmente a revista também virou alvo dos bolsonaristas.

Em março de 2016, militantes petistas se reuniram na frente da sede da TV Globo, no Rio de Janeiro para denunciar “a perseguição dos meios de comunicação” contra Lula. Para esses militantes, toda a história da corrupção na Petrobras era conspiração da mídia contra o PT e Lula. “Se atacarem Lula, estão me atacando”, era o grito de guerra. É chover no molhado lembrar que também hoje Bolsonaro e parte de seus apoiadores também de consideram perseguidos injustamente pela imprensa malvadona.

Lula e Bolsonaro têm muito mais em comum do que ambos gostariam. O já infame “E daí?” de Bolsonaro ao menosprezar as mortes pela Covid-19 foi chocante. O “ainda bem que a natureza, contra a vontade da humanidade, criou esse monstro chamado coronavírus” de Lula serviu para nos lembrar que nada do que está acontecendo atualmente é acaso ou coincidência.

87 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 87 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • J

    jota moreno

    ± 0 minutos

    Para ser administrador > administração/economia; dentista > odonto (ái **** ); professor > segundo pai/mãe. ¿E para ser presidente? Talvez haja necessidade de saber a regra das paroxítonas e o binômio de Newton Santos que jogava um bolão.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • M

      Maquiavel

      24/05/2020 1:38:26

      Para mim um porco cachaça vale mais que o condenado em segunda instância...

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • M

        Maquiavel

        24/05/2020 1:38:26

        Para mim um porco cachaça vale mais que o condenado em segunda instância...

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        • C

          Celso Contaefer

          22/05/2020 1:06:04

          Será que eu li direito? Vocês estão se parecendo com a Falha de São Paulo, com esses articulistas que acendem uma vela pra deus e outra para o diabo. Na real, não há comparação possível entre Lula e Bolsonaro, como também não há entre apoiadores de Lula e apoiadores de Bolsonaro.

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          1 Respostas
          • F

            Francisco Alves da Rocha Neto

            22/05/2020 11:23:20

            Perfeito. Minha opinião. Iria escrever exatamente isto, antes de ler seu comentário.

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

        • J

          JorgeF

          21/05/2020 23:09:10

          Lembro em uma das campanhas de Lula a frase " graças a Deus que a inflação ficou alta". Mesma ética, mesmo desvalores.

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          • P

            Paulo Eugênio Anunciação

            21/05/2020 20:31:52

            Como acontece na história das nações, quando o povo perde a confiança na classe política, acaba sempre caindo na “armadilha do salvador da pátria”. Só com o passar do tempo, acaba descobrindo que foi enganado duas vezes!

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            • J

              JOSE Z. NETO

              21/05/2020 20:22:26

              O Lula verbalizou exatamente o que a esquerda pensa. Nada demais, ele abriu o bico e desta vez não mentiu , coisa raríssima na vida dele. Falou sem querer o que a esquerda quer, um estado totalitário que faz e desfaz, sem se preocupar com as liberdades individuais.

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              • G

                Gonzaga

                21/05/2020 19:25:43

                A posição da gazeta e compreensível ao mostrar o Lula como maior ladrão depois de 2 mandatos Mas não justifica colocar Bolsonaro em comparação com o larápio petista ja que o mesmo não terminou o mandato pra ser avaliado em pé de igualdade . Pode nao ser o que esperávamos mas com certeza tem mais tem chance de se sair melhor que o ladrão. Só dar um corretivo nos filhos

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                • J

                  jorge luiz tuleski

                  21/05/2020 19:04:22

                  O único entendimento que posso ter para a mídia continuar dando visibilidade a esse larápio é por compartilhar da ideologia de dominar a massa de manobra para roubá-la. Enquanto o Brasil for um país de analfabetos seremos obrigados a conviver com asnos dessa espécie e pior, tendo quem os divulgue. Por essas e outras que estamos muito distante de ser um país desenvolvido econômica e culturalmente!

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  • A

                    André Sena Pereira

                    21/05/2020 19:01:34

                    Eu iria comentar...mas já enterrei Lula faz tempo.

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    • M

                      Marcio Martins Cordeiro

                      21/05/2020 18:47:56

                      luladrão não passa de um zumbi da política. A imprensa corre atrás dele como urubu corre atrás de carniça.

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      • N

                        NIWA

                        21/05/2020 17:54:32

                        Absolutamente essencial este artigo. Uma pena que a cegueira de muitos não lhes permita ver o óbvio.

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        • D

                          Daniel M

                          21/05/2020 17:24:46

                          PT e PCC, mesma coisa.

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          1 Respostas
                          • S

                            Sartan

                            21/05/2020 18:16:41

                            PT PCC E Bolsonarismo , mesma coisa

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                        • D

                          Dissenha

                          21/05/2020 17:00:32

                          S E N S A C I O N A L. A clareza da verdade anunciada: "Como convém a um bandido, a fala reflete o pensamento de um criminoso, que exalta uma desgraça porque ela prejudica seus adversários políticos." bem como todo o texto. Valeu a assinatura anual da Gazeta.

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          • C

                            Carlos Eduardo

                            21/05/2020 16:56:35

                            Achei fantástico o artigo, por evidenciar a Militância em Ambiente Virtual que o PT sempre teve, espalhando fake news de tudo quando é jeito há pelo menos uns 20 anos, e agora fica abrindo CPI e dizendo que a eleição for perdida por culpa disso.

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                            1 Respostas
                            • S

                              Sartan

                              21/05/2020 18:17:57

                              Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                          • J

                            JJP

                            21/05/2020 16:45:05

                            Ridículo a Gazeta dar espaço para o condenado, que LIXO heim Gazeta, vergonha! Gazeta de mierda.....

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                            2 Respostas
                            • C

                              Carlos Eduardo

                              21/05/2020 17:26:24

                              Para mim, quero saber essas notícias sim. Acho muito relevante saber em quem não votar em hipótese alguma, e ver as mentiras devidamente debrulhadas.

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                            • S

                              Sartan

                              21/05/2020 16:57:53

                              Quando a noticia e do Bolsonaro vem os seus adoradores , ainnn fale mal do PT quando falam mal do PT ainn dão espaço ao PT. os bozoloides na verdade querem pautar a gazeta. vocês não m,anda me nada

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                          • J

                            josé alício gomes

                            21/05/2020 16:43:07

                            Esse palhaço tem que voltar para cadeia urgente , não está certo o povo que trabalha, ficar pagando regalias e ter que ouvir **** desse bandido.

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                            • S

                              Sartan

                              21/05/2020 16:30:14

                              O problema do Brasil é a adoração a políticos , ao invés de cobrarmos deles, ficam arranjando pretexto para fazer vista grossa.

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                              • S

                                Silvio Gomes da Silva

                                21/05/2020 16:14:25

                                na falta de uma figura melhor. São duas fomes. A fome de um leão e a fome de um porco. A gana é a mesma. O conteúdo de que se nutre é bem diferente...

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                                • C

                                  Curitibano

                                  21/05/2020 16:04:56

                                  São duas faces de uma mesma moeda: Messiânicos e ignorantes.

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                  • M

                                    Marcus Hasselmann

                                    21/05/2020 15:45:21

                                    Não li a matéria e só vi a manchete, vocês estão de brincadeira, o cara é condenado!, foi provado que roubou e saí nas noticias, é só nesse país, estão de brincadeira

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                    • M

                                      Marcelo Gurgel

                                      21/05/2020 15:37:54

                                      A tentativa de comparar Bolsonaro com Lula e seguidores do Presidente com os militantes do condenado é absurda, estúpida e maldosa. Não foi assim que a Gazeta se tornou um jornal respeitado.

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                      3 Respostas
                                      • C

                                        Carlos Eduardo

                                        21/05/2020 16:53:25

                                        CSG: quem tem mais culpa então: quem não sabe discernir quem seguir (gado acéfalo) ou quem segue um bandido que chefiou uma quadrilha que desviou bilhões dos cofres públicos, defendendo sua inocência com unhas e dentes de forma consciente (petistas)? Para mim, quem tem condição de discernir é muito, mas muito mais culpado.

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                      • C

                                        CSG

                                        21/05/2020 18:19:53

                                        Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                      • H

                                        Héber Oliveira Brandão

                                        21/05/2020 16:12:09

                                        e continuará tendo o meu, por exemplo, porque não tem bandido de estimação

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                    • L

                                      Luiz Antonio Halmenschlager

                                      21/05/2020 15:30:28

                                      Meus pêsames à Gazeta do Povo que, ao invés de relatar medidas REALMENTE TOMADAS pelo Estado em favor da vida e da Economia, nos traz o dissabor de ler quem mais prejudicou as pessoas e o Brasil!!

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                      1 Respostas
                                      • S

                                        Sartan

                                        21/05/2020 18:20:15

                                        Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                    • A

                                      Akollyka

                                      21/05/2020 15:16:41

                                      E a grana surrupiada, volta quando?

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                      1 Respostas
                                      • S

                                        Sartan

                                        21/05/2020 17:56:13

                                        Procure ver o que a lava jato esta fazendo e vera sua resposta

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                    • R

                                      Rolf Surkamp

                                      21/05/2020 15:15:37

                                      O que e a favor da esquerda e democracia e o que e a favor da direita e golpe ....

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                      • J

                                        J A Schmidt

                                        21/05/2020 15:03:04

                                        Quem implantou o discurso de odio foi Lula na campanha pela eleição de Dilma, criou o famigerado nós contra eles.

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                        1 Respostas
                                        • S

                                          Sartan

                                          21/05/2020 17:56:56

                                          E ai agora o Bolsonarismo faz a mesma coisa com o pretexto que o PT fez também

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                      • M

                                        Marcos Ctba

                                        21/05/2020 14:59:55

                                        Ainda dão espaço para esse vigarista, já deu até positivo no teste para Ladrão. PTvid 13 171

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                        • N

                                          Nelson Vidal Gomes

                                          21/05/2020 14:54:59

                                          Nada pode ser mais desrespeitoso com a democracia e a própria imprensa consigo própria,do que dar voz a um condenado por corrupção e lavagem de dinheiro pela justiça do país.Antes de qualquer presunção de "Fora Bolsonaro",há que se consolidar o "Fora Lula", ao menos de nossas páginas.Que Deus nos ilumine a todos e um abraço fraterno em agnósticos e ateus

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                          • M

                                            MARCOS ANTONIO COELHO

                                            21/05/2020 14:51:53

                                            Infelizmente esse cidadão foi nosso presidente por 2 mandados, mas foi um desastre como Presidente e agora prova ser um desastre como cidadão e ser humano.

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                            • S

                                              Sr. Walker

                                              21/05/2020 14:45:38

                                              O que esse néscio, alcoólatra, hipermegaladrão está fazendo aqui?

                                              Denunciar abuso

                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                              Confira os Termos de Uso

                                              • H

                                                Hélio

                                                21/05/2020 14:33:25

                                                O sentimento do ódio é ruim e deve ser evitado por nós cristãos. No entanto é compreensível que principalmente as pessoas menos protegidas e mais vulneráveis tenham sido muito afetadas, no toca a assistência nas mais diversas áreas, por um governo de ladrões, que assaltaram os cofres públicos e nossas empresas estatais. A justiça de Deus não falha e eles terão o galardão que merecem. A justiça dos homens até agora foi feita pela metade, porque alguns que deveriam julgá-los, não o fazem, por ser da turma deles. Mas estes igualmente terão que prestar contas lá em cima.

                                                Denunciar abuso

                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                Confira os Termos de Uso

                                                • A

                                                  Antonio Martins da Silva

                                                  21/05/2020 14:32:43

                                                  OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO DEVERIAM ESQUECER PESSOAS COMO O LULA QUE , SEM DÚVIDA, FOI O MAIOR EXEMPLO DE CORRUPÇÃO E LIDERANÇA NEGATIVA PARA O PAÍS. SERÁ QUE ESSA INFLUÊNCIA AINDA VAI CONTINUAR A ATORMENTAR O POVO. SINCERAMENTE ESPERAMOS QUE JORNAIS INDEPENDENTES E SÉRIOS COMO A GAZETA, ANTES DE PUBLICAR, AVALIEM A QUALIDADE, VERACIDADE E TRANSPARÊNCIA A INFORMAÇÃO RECEBIDA.

                                                  Denunciar abuso

                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                  Confira os Termos de Uso

                                                  • L

                                                    Luiz

                                                    21/05/2020 14:28:00

                                                    Mentira, corrupção e aparelhamento do estado, da justiça, das estatais, da mídia e principalmente da educação em direção a um sistema mundialmente fracassado ... este deveria ser o foco principal de análise ao tentar comparar Lula com Bolsonaro ... só que este artigo nunca será escrito, simplesmente porque não tem comparação

                                                    Denunciar abuso

                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                    Confira os Termos de Uso

                                                    • L

                                                      Luiz E Hunzicker

                                                      21/05/2020 14:27:49

                                                      VAI TOMAR NO FOREVISSSSS seu cachaceiro, manguácero seu verme. Esse bandaide no cariz seo LOLLAFELADAPUETA. O, seu velho. Vagabuaaádoo, tralha.

                                                      Denunciar abuso

                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                      Confira os Termos de Uso

                                                      • P

                                                        PAULO C F VIANA

                                                        21/05/2020 14:23:00

                                                        Nao consigo entender o jornalismo que, dia sim dia nao, tem uma reportagem a respeito de um CRIMINOSO, CONDENADO EM SEGUNDA INSTANCIA, e que só esta solto porque o stf nos transformou, ainda mais, no pais da eterna impunidade. Este meliante deveria ser esquecido por todos pelo enorme mal que causou ao pais. Ao contrario, insistem em dar-lhe lugar no noticiario. As vezes penso que voces foram comprados pela folha de Sao Paulo...

                                                        Denunciar abuso

                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                        Confira os Termos de Uso

                                                        • G

                                                          Glauco

                                                          21/05/2020 14:16:53

                                                          Comparar Bolsonaro com Lula não tem o menor cabimento. Os discursos não são os mesmos. Bolsonaro está tentando governar em prol do Brasil e não de uma ideologia ou partido político como faz e sempre fez o PT.

                                                          Denunciar abuso

                                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                          Confira os Termos de Uso

                                                          • E

                                                            Eden Lopes Feldman

                                                            21/05/2020 14:13:19

                                                            Este editorial de hoje está muito confuso, principalmente por que o pior do petismo nem foi citado: a corrupção. Um fato que não está se repetindo no atual governo. Pelo menos na esfera federal. Quanto aos chamados discursos de ódio, interessante que as invasões do MST e outros grupos capitaneados pelo PT acabaram sendo legitimados pela imprensa como manifestações "de revolta". E quanto a mídia atual, realmente tem um viés ideológico contra os apoiadores de Bolsonaro. Que em nada se comparam aos petistas. Pois o que queremos é um estado isento de corrupção e moderno. Sem as amarras da política ideológica e fisiológica. Existem excessos, mas esta comparação no editorial está equivocada.

                                                            Denunciar abuso

                                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                            Confira os Termos de Uso

                                                            1 Respostas
                                                            • A

                                                              Antonio Martins da Silva

                                                              21/05/2020 14:18:03

                                                              exemplo de lucidez.

                                                              Denunciar abuso

                                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                              Confira os Termos de Uso

                                                          • A

                                                            André

                                                            21/05/2020 14:13:06

                                                            Perfeito!

                                                            Denunciar abuso

                                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                            Confira os Termos de Uso

                                                            • L

                                                              LULA CACHACEIRO

                                                              21/05/2020 14:08:13

                                                              o discurso de ódio começou no dia que a esquerda foi criada

                                                              Denunciar abuso

                                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                              Confira os Termos de Uso

                                                              • P

                                                                Polaco

                                                                21/05/2020 14:06:28

                                                                Esse discurso de ódio do carniça 9dedos só deixa mais claro que nunca fizeram nada para o Brasil ser uma nação digna, mas sim para seu projeto de poder. A imprensa dar palanque a esse lixo que está só aguardando ser coletado novamente é um disparate para o leitor, vale mais como comédia de tão risível que é ver um bandido emitindo opinião sobre qualquer assunto.

                                                                Denunciar abuso

                                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                Confira os Termos de Uso

                                                                • M

                                                                  Marcus Pinheiro Machado

                                                                  21/05/2020 13:35:07

                                                                  ...e temos que conviver com essa láia! tudo farinha do mesmo **** .

                                                                  Denunciar abuso

                                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                  Confira os Termos de Uso

                                                                  • P

                                                                    Paulo Moutinho

                                                                    21/05/2020 13:31:53

                                                                    Deaixa só colocar um ponto de vista: o lula é om condenado ladrão falso que está comprindo pena e ainda tem masi anos de prisão para cumprir. Então, porque ficar dando publicidade a ladrão corrupto?????

                                                                    Denunciar abuso

                                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                    Confira os Termos de Uso

                                                                    • C

                                                                      CSG

                                                                      21/05/2020 19:32:29