Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Interiores

Como não errar na hora de colocar papel de parede

Na hora da compra é preciso ficar atento a características como lavabilidade, materiais e possibilidade de remoção das folhas

Colocação cuidadosa previne gastos extras com papel. | Aniele Nascimento/Gazeta do Povo
Colocação cuidadosa previne gastos extras com papel. (Foto: Aniele Nascimento/Gazeta do Povo)

Com instalação limpa e rápida, o papel de parede é uma das soluções mais práticas para caprichar na decoração ou dar uma cara nova a um cômodo da casa. Para quem quer investir no revestimento, a primeira dica é medir bem a altura e a largura da parede, pois é a partir delas que será definida a quantidade de rolos necessários para cobrir a área.

Ivanilson Lopes Neves, proprietário da Lar & Cia Decoração e Interiores, explica que até 2,45m x 1,6m é possível utilizar somente um rolo [de 53 cm x 10 m], independente da estampa. “Acima disso, e até 2,12 m de largura, só é possível cobrir a parede com um rolo se o papel não tiver encaixe de desenho”, ilustra.

A medida da parede interfere, também, na escolha da estampa. Desenhos grandes em paredes pequenas passam a sensação de redução do espaço, como explica Gustavo Celante, proprietário da Adornié Ambientes. No caso inverso, a estampa não irá aparecer, perdendo seu efeito.

Outra dica da arquiteta e designer Katalin Stammer é deixar o papel na vertical, e não apoiado sobre uma mesa, no momento da escolha do modelo. Desta forma, a luz incidente dará uma noção mais real de como o papel ficará aplicado na parede. “Se a loja permitir, o consumidor pode emprestar o álbum e fazer o teste na sua casa, para avaliar o papel com a luz do seu ambiente”, sugere. Também é importante prestar atenção ao número do lote e da sequência de produção dos rolos, o que determina que eles têm a mesma tonalidade.

Tipos de papéis

Entre os tipos mais comuns de papel de parede estão os tradicionais, os vinílicos (ideais para cozinhas e lavabos) e os de TNT (tecido não-tecido). Estes dois últimos costumam ser laváveis, permitindo a limpeza com esponja macia e pano úmido, respectivamente. O TNT possibilita, ainda, que o papel seja removido e reaplicado por até duas vezes em outra parede, como acrescenta Neves.

“As características relacionadas à lavabilidade, remoção e à resistência ao sol dependem da qualidade dos diferentes tipos de papéis e vêm descritas em desenhos técnicos localizados na parte de trás da folha”, explica Celante.

Outras opções envolvem papéis com mica (espécie de pó mineral), texturizados, tridimensionais (produzidos com neoprene, mesmo tecido utilizado em roupas de surfe), com veludo ou tramas de tecido e os que contêm micropartículas de cristal, como os da grife Tiffany & Co.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.