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O projeto Ler e Pensar, da Gazeta do Povo, recebeu o Selo ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) do Sesi PR, um reconhecimento que chancela o alinhamento da iniciativa com os indicadores globais da Agenda 2030 das Nações Unidas. A proposta destacada, "Leitores em Ação", demonstra um compromisso efetivo com o ODS 4 – Educação de Qualidade.
O "Leitores em Ação" é mais que um programa de incentivo à leitura; é uma estratégia robusta para a formação de leitores em todos os níveis da Educação Básica. A iniciativa se destaca pela:
- Curadoria Literária Qualificada e Exclusiva: Oferece uma seleção cuidadosa de literatura para a Educação Infantil, Ensino Fundamental (anos iniciais e finais) e Ensino Médio.
- Alinhamento Pedagógico com a BNCC: As indicações literárias são acompanhadas de encaminhamentos metodológicos detalhados, mapeando com precisão as competências, componentes curriculares e habilidades da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) que podem ser desenvolvidas em sala de aula.
Foco no ODS 4: Qualidade da Aprendizagem e Formação Docente
A premissa central do projeto se alinha diretamente com os indicadores do ODS 4, que visa "assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todas e todos."
- Qualidade da Aprendizagem (Meta 4.1): Ao reforçar competências cruciais de leitura, interpretação e letramento, o "Leitores em Ação" contribui diretamente para a melhoria dos resultados de aprendizagem, preparando estudantes para os desafios do século XXI.
- Formação de Professores (Meta 4.c): O compromisso do projeto se estende à capacitação dos educadores. O Ler e Pensar disponibiliza materiais interativos, conteúdos e cursos na modalidade Educação a Distância (EaD), permitindo que docentes da rede pública aprimorem suas práticas pedagógicas e se qualifiquem na essencial tarefa de formar leitores críticos e autônomos.
Receber o Selo ODS do Sesi PR atesta que o Ler e Pensar não apenas promove a leitura, mas o faz com um olhar estratégico, utilizando a literatura como um movimento de desenvolvimento sustentável e social. O reconhecimento é um impulso para o projeto, que segue comprometido com a trasnformação social, garantindo que a educação de qualidade e o prazer pela leitura cheguem a um número cada vez maior de estudantes e professores.



