Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Prática vencedora da Ação Premiada do LeP na categoria Educador Social, promoveu a leitura como instrumento de emancipação e cidadania.

Livro Autoral – Meu Mundo, Meu Jeito

Ouça este conteúdo

Em 2025 o projeto Ler e Pensar (LeP) trabalhou o tema “O Mundo em Palavras: Leitura, Interculturalidade e Formação de Cidadãos Globais”, que busca contemplar a leitura para além da decodificação. Uma das práticas que se destacou na categoria Educador Social foi a “Livro Autoral - Meu Mundo Meu Jeito”, realizada pela educadora Lilian Mara Peres Ferreira. A iniciativa destacou-se por valorizar a autoria, a escuta e a expressão individual de estudantes com Síndrome de Down (T21), promovendo uma experiência de leitura e escrita repleta de significado, sensibilidade e protagonismo.

A educadora Lilian atua na Associação de Pais e Amigos Portadores de Síndrome de Down - Novo Caminhar APS DOWN, localizada em Londrina/PR, e realizou o projeto com estudantes com Síndrome de Down, da turma de Educação Especial “A”. Seu principal objetivo foi desenvolver a linguagem oral e visual do grupo, a partir das narrativas de vida de cada um, relacionando suas vivências às próprias percepções. Além disso, a prática buscou relacionar a experiência pessoal dos estudantes ao estudo do tempo e da memória na história

Os estudantes criaram um livro, que nasceu como um manifesto de coragem e autenticidade, permitindo que cada um se tornasse autor de sua própria trajetória. Eles ilustraram seus próprios relatos, utilizando recursos tecnológicos, e contaram com o envolvimento das famílias em todas as etapas. A prática culminou na organização de uma Noite de Autógrafos, momento de celebração e visibilidade das conquistas.

Entre as estratégias utilizadas, destacaram-se rodas de conversa, momentos de escuta e diálogo, contação de histórias, uso do tapete de história, produção de textos guiada e expressão artística. E como resultado, o projeto fortaleceu a autoconfiança e a expressão dos estudantes, estimulando o gosto pela leitura e pela escrita. Cada página do livro revela não apenas histórias pessoais, mas também o avanço na oralidade, na criatividade e na compreensão do mundo.

O Ler e Pensar foi fundamental para o desenvolvimento da proposta. A educadora utilizou diversos recursos do projeto, como as Dicas Pedagógicas, os Cursos EaD, os Materiais de Cidadania Digital e o Ciclo de Lives 2025. Inspirada pelo curso Formando Cidadãos, Lilian fortaleceu a noção de protagonismo e responsabilidade social. A live sobre Metodologias de Ensino de Leitura e o curso Aula 4.0, também ampliaram seu repertório e possibilidades pedagógicas.

Parabenizamos a educadora social Lilian Mara Peres Ferreira pela premiação e pela sensível prática “Livro Autoral – Meu Mundo, Meu Jeito”. Sua iniciativa traduz a essência do projeto Ler e Pensar, ao promover a leitura como instrumento de emancipação e cidadania. Com criatividade, afeto e compromisso, Lilian mostrou que cada voz merece ser ouvida, e que toda história, quando contada com o coração, transforma o mundo ao seu redor.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.